XXVIII Congresso Brasileiro de Custos



Artigo





1. Abordagens contemporâneas de custos



ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE CUSTOS DOS CONCORRENTES EM EMPRESAS DO SETOR AÉREO BRASILEIRO

Júlia FLACH ALLGAIER (UFRGS) - Brasil
E-mail: julia.all93@gmail.com

Francisca Viviane DOS SANTOS (UFRGS) - Brasil
E-mail: francisca_viviane@yahoo.com.br

Ângela Rozane Leal DE SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com

Este estudo tem por objetivo identificar os determinantes de custos dos concorrentes das companhias aéreas listadas na B3 como fatores-chave frente a pandemia da COVID-19. A pesquisa se classifica como qualitativa, descritiva, com procedimento técnico de análise documental. Foram coletados os dados disponíveis em documentos públicos do período de 2018 a 2020, antes e durante a pandemia. Os determinantes de custos são componentes da gestão estratégica sugeridos na busca por vantagem competitiva. Com base nas informações publicadas pelas companhias aéreas Azul e Gol, foi possível identificar os determinantes de custos propostos por um roteiro preestabelecido e verificar suas aplicabilidades. Como resultado, os determinantes de custos que mais impactam as empresas aéreas analisadas no período são o modelo de gestão, a experiência, a tecnologia, a diversidade de produtos e serviços, a utilização da capacidade, as relações na cadeia de valor e os fatores institucionais.

Palavras-Chave:Determinantes de Custos, Custos dos Concorrentes, Setor Aéreo.


ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DAS ALTERNATIVAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS AMBIENTAIS POR MEIO DA ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 MEDIADAS PELAS FERRAMENTAS DESIGN THINKING E COOPER´S STAGE GATE

Dusan SCHREIBER (Feevale) - Brasil
E-mail: dusan@feevale.br

Em face do esgotamento do modelo tradicional de crescimento e desenvolvimento econômico, foi concebido o conjunto de diretrizes e orientações para o desenvolvimento sustentável, cujo mote central consiste na mitigação de impactos ambientais. Considerando que dentre os agentes econômicos, com maior risco poluidor, destacam-se as organizações industriais, maioria de novas determinações legais promulgadas com o objetivo de prevenir os riscos ambientais, impuseram limites às práticas organizacionais e exigiram adoções de medidas, que demandaram investimentos, por vezes expressivos, bem como implicaram no surgimento de custos e despesas para a manutenção dos mesmos. Ao mesmo tempo, novas tecnologias propiciaram alternativas para contribuir para a mitigação de custos ambientais, com destaque para as tecnologias da indústria 4.0. Destarte, evidenciou-se a necessidade de criar sistemas organizacionais para registrar, monitorar e gerenciamento dos referidos valores, a saber, de investimento, custos, despesas e também receitas. O objetivo deste trabalho, elaborado em formato de ensaio teórico, analítico e reflexivo, é analisar as alternativas de redução de custos ambientais, em organizações industriais, em decorrência da adoção de tecnologias da indústria 4.0, processo mediado por ferramentas como Design Thinking e Cooper´s Stage-Gate.

Palavras-Chave:Custos ambientais; Indústria; Tecnologias; Indústria 4.0; Design Thinking; Cooper´s Stage Gate.


ANTECEDENTES DOS CUSTOS DE TROCA RELACIONAL DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE: DEPENDÊNCIA DE RECURSOS E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES

Eduardo TRAMONTIN CASTANHA (UFSC) - Brasil
E-mail: eduardo_tramontin@hotmail.com

Valdirene GASPARETTO (UFSC) - Brasil
E-mail: valdirene.gasparetto@ufsc.br

Este estudo objetivou verificar a influência da dependência de recursos e do compartilhamento de informações nos custos de troca relacional entre compradores e fornecedores de serviços de transporte. A pesquisa, de abordagem quantitativa, com dados obtidos por meio de survey, avaliou a percepção de profissionais de empresas do setor de alimentos e bebidas que terceirizam suas atividades de transporte, e contou com a participação de 120 profissionais de setores de transporte e logística dessas organizações. Para analisar o modelo estrutural proposto, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais por meio de Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados do teste de hipóteses revelam que a dependência de recursos das empresas de alimentos e bebidas em relação aos fornecedores serviços de transporte pode levar essas organizações a comportamentos cooperativos como o compartilhamento de informações. Sugerem também que o compartilhamento de informações nos relacionamentos investigados pode instigar o desenvolvimento de vínculos psicológicos e emocionais entre os parceiros comerciais, constituindo custos de troca relacional. Tais resultados têm implicações teóricas e práticas, ao sugerir que dependência de recursos e compartilhamento de informações podem incentivar a continuidade dos relacionamentos investigados devido a barreiras relacionais, referentes a custos de troca, constituídas nessa relação.

Palavras-Chave:Dependência de Recursos. Compartilhamento de Informações. Custos de Troca Relacional.


COMPORTAMENTO DOS CUSTOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: UMA ANÁLISE EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Gustavo Felipe DE SOUTO (UFSC) - Brasil
E-mail: gfs_souto@hotmail.com

Luiza Santangelo REIS (UFSC) - Brasil
E-mail: luizasantangeloreis@hotmail.com

Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br

Esta pesquisa busca identificar o comportamento dos custos em relação as receitas de intermediação financeiras das instituições financeiras cooperativas de crédito filiadas à central Ailos. O estudo é realizado por meio de um levantamento de dados e análise de regressão linear múltipla, entre as receitas de intermediação financeira e uma dummy de interação (variáveis independentes) e as variáveis dependentes: custo de despesas com provisão de devedores duvidosos, despesas administrativas, despesas de pessoal e despesas totais (que se referem ao somatório das três outras variáveis). Os dados utilizados se referem-se ao período de 01/2015 a 12/2020. Os resultados evidenciam que as despesas administrativas e com pessoal seguem, de forma geral, pela análise do sinal dos coeficientes do modelo, o comportamento sticky costs descritos pela literatura do comportamento dos custos. Em contrapartida, as despesas com provisão para devedores duvidosos e as despesas totais não corroboram com a teoria da assimetria dos custos. Assim, conclui-se que o comportamento dos custos de cooperativas de crédito precisa ser repensado e estruturado não só a partir da receita de intermediação, mas em função de outras variáveis que descrevam o volume de negociações. Os resultados se justificam em função das particularidades do setor e sua regulamentação.

Palavras-Chave:Comportamento dos custos; Cooperativismo de crédito; Regressão múltipla.


CONTABILIDADE AMBIENTAL UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS IMPACTOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANAMG NO DISCLOSURE DA VALE S.A.

Francisco Ícaro Silvério DE OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: icarosilverio_@outlook.com

Erika Maia ROCHA (UERN) - Brasil
E-mail: erika_12k@hotmail.com

Rosângela Queiroz Souza VALDEVINO (UERN) - Brasil
E-mail: rosangelaqueiroz84@yahoo.com.br

O presente estudo objetivou avaliar se disclosure ambiental, na empresa Vale S.A, sofreu modificações devido ao desastre de Mariana (MG). Uma vez que, considerando a relevância da divulgação de informações, a contabilidade ambiental deve estar incluída dentro do plano de contas contábeis das empresas, não de forma isolada, mas complementarmente àquele já utilizado pela entidade. E, além disso, a ocorrência de desastres ambientais aumenta ainda mais a necessidade do disclosure ambiental de forma a atender os interesses dos stakeholders. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, sendo uma pesquisa bibliográfica e documental. Onde foi aplicado o método de análise de conteúdo nas Demonstrações Financeiras contidas no Relatório Integrado 20-F e dos Relatórios de Sustentabilidade da Empresa Vale S.A compreendidos antes (2013 a 2015) e após (2016 a 2018). Conforme análise dos resultados, foram percebidas algumas melhorias no disclosure de informações e no cuidado com o meio ambiente, tendendo a empresa a divulgar ações de comprometimento com a sociedade mesmo anos após a ocorrência do desastre.

Palavras-Chave:Meio ambiente. Disclosure. Vale S.A


CUSTOS HOSPITALARES NA PANDEMIA SARS-COV-2: UM ESTUDO SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI’S) EM DUAS UNIDADES HOSPITALARES NO OESTE DO PARANÁ.

Ademir WINKERT (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: ademirwinkert@hotmail.com

Denise Luciane PESAMOSCA (Unioeste) - Brasil
E-mail: denise.pesamosca@unioeste.br

Andressa ROSPIRSKI (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: andressa.rospirski@gmail.com

José Antonio CESCON (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: cescon@cescon.adm.br

manoela silveira dos SANTOS (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: manoelasantospoa@gmail.com

A pandemia decorrente da síndrome respiratória aguda grave, do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) conhecida como coronavírus (COVID-19), trouxe novos desafios para os gestores de custos hospitalares, fazendo com que os planejamentos financeiros fossem revisados e ajustados frente à situação ímpar enfrentada. Para além dos custos elevados, a falta de insumos e a indisponibilidade de opção de compra evidenciaram a necessidade da correta estruturação da gestão de cadeia de suprimentos. Nesse contexto, o presente artigo teve por objetivo identificar as oscilações dos custos dos equipamentos de proteção individual em duas instituições hospitalares. Em relação a metodologia consistiu em um estudo exploratório descritivo, de caráter quantitativo, analisando o preço e as quantidades consumida dos EPIs entre os meses 07/2019 e 12/2020. Os resultados mostram diferenças nos processos de compras e nos custos dos materiais adquiridos pelas instituições analisadas. Identificou-se um aumento no consumo e nos preços dos EPI’s a partir de fevereiro de 2020, período do início da Pandemia SARS-CoV-2 no País, o pico de consumo foi no mês de outubro de 2020 e o maior preço médio dos EPIs em análise foi no mês de novembro de 2020, resultando em custos mensais elevados e de impacto financeiro alto.

Palavras-Chave:Custos, Administração hospitalar, Covid-19, Custos de transação, Preço.


DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA): ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS DAS MAIORES COMPANHIAS BRASILEIRAS POR VALOR DE VENDAS LÍQUIDAS

Vitória Giovana Mota OLIVEIRA (FCRN) - Brasil
E-mail: vitoria.oliveira@aluno.catolicadorn.com.br

Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com

Adriana Martins de OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: adrimartinso@gmail.com

Jane Elly NUNES DA COSTA LIMA (FCRN) - Brasil
E-mail: jane_elly@hotmail.com

O objetivo do estudo foi compreender como ocorre a distribuição das riquezas das maiores companhias brasileiras por valor de vendas líquidas, mediante informações constantes na Demonstração do Valor Adicionado - DVA, no período de 2017 a 2020. A justificativa do estudo está na necessidade de compreender o desempenho social das empresas utilizando a DVA, além de contribuir com novas evidências acerca da influência do Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE na performance empresarial. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, documental e longitudinal, realizada a partir de uma amostra de 36 empresas de capital aberto, com informativos divulgados no website da B3. Utilizou-se estatística descritiva e teste de médias para analisar o comportamento das empresas Listadas no ISE, quanto ao desempenho da riqueza geral e dos grupos de distribuição da DVA, relacionando também com o setor de atuação no mercado, além de comparar a remuneração dos funcionários entre as empresas Listadas no ISE e as Não Listadas. Os achados apontam que o setor de maior destinação em ambos os grupos é o de Energia. Das riquezas gerais, após o Governo, o segundo subgrupo em que mais se distribuiu riqueza foi o de Capitais de Terceiros. Obteve-se também que as empresas Listadas no ISE resultaram em maiores médias de riquezas gerais quando comparadas as Não Listadas no ISE; e quanto a distribuição com pessoal e encargos, as empresas Listadas no ISE apresentaram melhor desempenho.

Palavras-Chave:Demonstração do Valor Adicionado, Índice de Sustentabilidade Empresarial, Indicadores.


EVIDENCIAÇÃO DOS CUSTOS E INVESTIMENTOS AMBIENTAIS: ESTUDO DAS EMPRESAS DO SETOR DE MADEIRA E PAPEL DA B3

Silvio Paula RIBEIRO (UFMS) - Brasil
E-mail: spribeiro@hotmail.com

Sirlei Tonello TISOTT (UFMS) - Brasil
E-mail: sirlei.tonello@yahoo.com.br

Cristiane Pinheiro SILVA (UFMS) - Brasil
E-mail: silvacristiane323@gmail.com

Tainara de Oliveira ROCHA (UFMS) - Brasil
E-mail: tainara_rocha_tata@hotmail.com

O objetivo do trabalho é investigar a evidenciação dos custos e investimentos ambientais das empresas pertencentes ao setor de madeira e papel listadas na B3. Ademais, o artigo tem os seguintes objetivos específicos: i) apresentar referencial teórico sobre a evidenciação de custos e investimentos ambientais; ii) descrever as principais características das empresas do setor; iii) verificar em quais relatórios as informações sobre custos e investimentos ambientais foram evidenciais; e iv) classificação dos custos e investimentos ambientais evidenciados pelas empresas pesquisadas. Para atender ao estabelecido fez-se uma pesquisa documental e de caráter qualitativo, junto aos relatórios contábeis publicados pelas empresas do referido setor no período de 2017 a 2020. Por meio da análise de conteúdo foi possível verificar que as empresas pesquisadas evidenciam as informações sobre os custos e investimentos ambientais, apresentando resultados similares a outros estudos já publicados. Além disso, constata-se que as referidas informações foram publicadas preferencialmente nos relatórios Demonstração Financeira Padronizada (DFP) e Relatório de Administração (RA), os custos ambientais são classificados, principalmente, como: provisões ambientais, auto de infração, falta de conformidades e multas. Enquanto que os investimentos ambientais foram classificados em: indicadores, programas, workshops, reaproveitamento de resíduos, ISO e educação ambiental. Conclui-se que as empresas devem melhorar a evidenciação das informações sobre custos e investimentos ambientais, com vistas a qualificar a evidenciação e divulgação de informações ambientais.

Palavras-Chave:Evidenciação Ambiental. Custos Ambientais. Investimentos Ambientais.


FATORES CONDICIONANTES DA GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS LÁCTEA

Francieli PACASSA (Unochapeco) - Brasil
E-mail: francipacassa@yahoo.com.br

Silvana Dalmutt KRUGER (Unochapecó) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br

Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin@unochapeco.edu.br

A pesquisa objetivou investigar quais os fatores condicionantes da GCI que estão presentes em uma indústria de lácteos localizada na região Oeste de Santa Catarina. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, de estudo de caso e com abordagem qualitativa. O ambiente de estudo correspondeu a uma indústria láctea como empresa focal, além de determinados fornecedores e clientes como elos a montante e a jusante da cadeia de suprimentos, respectivamente. O instrumento de coleta, composto por três roteiros distintos seguiu o modelo conceitual de fatores condicionantes da GCI proposto por Souza (2008). A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores das organizações, e posteriormente para o tratamento dos dados fez-se o uso de técnicas de análise de conteúdo, e do Software Atlas TI. Os resultados apontam que os fatores condicionantes produtos, componentes, níveis de relacionamento, tipos de rede e mecanismos são úteis para avaliar a aplicabilidade da GCI entre os relacionamentos. Além disso, possibilitou identificar as características que levam as empresas a trabalharem conjuntamente e desenvolver confiança em seus relacionamentos, ao ponto de desenvolver parcerias e projetos em conjunto.

Palavras-Chave:Fatores Condicionantes. GCI. Cadeia de Suprimentos. Lacticínios.


IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NAS ATIVIDADES OPERACIONAIS DAS EMPRESAS QUE ATUAM NO COMPLEXO FORD INDUSTRIAL EM CAMAÇARI-BA.

Joelio Santos ALMEIDA (UNEB) - Brasil
E-mail: joelioalmeida@hotmail.com

Nayara Batista MOREIRA (UNEB/FAT) - Brasil
E-mail: nmoreira1105@yahoo.com.br

Josete Bispo RIBEIRO (UNEB) - Brasil
E-mail: jbribeiro@uneb.br

Leandro DO NASCIMENTO SANTOS (UNEB) - Brasil
E-mail: leandrosantos.contador@gmail.com

João Pereira Oliveira Junior () -
E-mail: jpjunior@uneb.br

A pandemia da COVID-19 modificou a forma de viver em todo o mundo. Este trabalho teve como objetivo identificar os impactos ocasionados pela pandemia da COVID-19 nas atividades operacionais das empresas que atuam no complexo industrial Ford em Camaçari-BA. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, onde a coleta dos dados foi feita por meio de questionário, com (21) questões sobre o tema, que foi respondido por (10) gestores. Após a análise conclui-se que, dentre os impactos econômicos ocasionados pela pandemia, pode-se destacar o aumento das despesas operacionais da empresa. Em relação aos impactos sociais, os resultados indicam que a maioria das empresas tiveram auxílio governamental para manutenção do emprego e houve redução de salário/jornada de trabalho dos seus funcionários. Além disso, segundo os gestores, o principal motivo que impactou o encerramento das atividades da Ford no Brasil, foi a instabilidade econômica e sucessivas crises, mais recentemente a da pandemia COVID-19. Pesquisas futuras poderiam avaliar os impactos econômicos e sociais ocasionados após o encerramento das atividades da FORD em Camaçari-BA, bem como, avaliar os impactos econômicos e sociais ocasionados pela pandemia da COVID-19 em outros setores da economia.

Palavras-Chave:Complexo Industrial Ford Camaçari-BA. Pandemia COVID-19. Impacto social e econômico. Encerramento das atividades da Ford no Brasil.


MAPEAMENTO DE PROCESSOS E ANÁLISE DOS MODOS E EFEITOS DE FALHA COMO PROCEDIMENTOS PARA GESTÃO DE CUSTOS EM PROPRIEDADES LEITEIRAS

Valéria MARETH (UNISINOS) - Brasil
E-mail: valeriamareth@hotmail.com

Taciana MARETH (UNISINOS) - Brasil
E-mail: tacianamareth@yahoo.com.br

Gabriela Feiten GABBI (UFSM) - Brasil
E-mail: gabrielagabbi@hotmail.com

Andre Luis KORZENOWSKI (UNISINOS) - Brasil
E-mail: andre.korzenowski@gmail.com

O objetivo desse estudo foi analisar a contribuição do mapeamento de processos e da análise dos modos e efeitos de falha como procedimentos para gestão de custos em propriedades leiteiras. Os dados foram coletados em uma pequena propriedade do município de Panambi – RS, através de entrevistas com o produtor por vídeo conferência. De posse dos dados, foi desenvolvido o mapeamento do processo da ordenha e estruturada a Análise dos Modos e Efeitos de Falha (FMEA) do processo, identificando as falhas existentes e suas classificações conforme grau de severidade, ocorrência e detecção. Com isso, foram identificados os custos e despesas do processo, dos modos de falha e das ações recomendadas (se realizadas). A partir do demonstrativo de resultado proposto, o produtor poderá mensurar o custo de seu produto, bem como definir estratégias para melhorar os resultados da propriedade. Ações futuras visando minimizar as falhas encontradas também foram recomendadas.

Palavras-Chave:Gestão de custos; propriedade leiteira; mapeamento de processos; FMEA.


SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO: UMA COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DAS EMPRESAS PERTENCENTES E NÃO PERTENCENTES AO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

João Marcos Auad SCALDINI (UFPE) - Brasil
E-mail: joao.scaldini@ufpe.br

Jeronymo LIBONATI (UFPE) - Brasil
E-mail: jeronymolibonati@yahoo.com.br

O objetivo deste trabalho foi verificar se as empresas que compõe o Índice de Sustentabilidade Empresarial tiveram um desempenho estatisticamente superior as empresas não participantes do ISE no período de 2015 a 2020 e identificar quais indicadores de desempenho tiveram melhor resultado. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. As empresas selecionadas pertencentes ao ISE são todas as empresas dos segmentos de Energia Elétrica, Carnes e Derivados e Exploração, Refino e Distribuição, dentro da carteira do ISE B3 2021. As empresas chamadas Não-ISE foram escolhidas em uma seleção aleatória dentro de seus respectivos segmentos, totalizando 28 empresas na amostra, sendo aplicado o teste de Wilcoxon dos indicadores, ROI, ROA, RPL, MB e ML, ano a ano. Foi identificado que as empresas pertencentes ao ISE tiveram resultados estatisticamente mais significativos que as empresas Não-ISE e os indicadores ROI e RPL foram estatisticamente mais significativos nos 3 segmentos, e a ML foi o único indicador a não ter nenhum resultado significativo, dessa forma foi demonstrado que as empresas que aderiram ao ISE em seus respectivos segmentos tem resultados melhores do que as empresas do mesmo segmento não pertencentes ao ISE.

Palavras-Chave:Índice de Sustentabilidade Empresarial. Indicadores de Desempenho. Energia Elétrica. Carnes e Derivados. Exploração, Refino e Distribuição.




2. Casos Empresariais



KAIZEN COSTS : O IMPACTO DO USO DA METODOLOGIA DE MELHORIA CONTÍNUA

Antonio Marcos TOMÉ (IFSP) - Brasil
E-mail: mmarcostome@gmail.com

Edwin Vladimir CARDOZA GALDAMEZ (UEM) - Brasil
E-mail: cardozaed@gmail.com

Este trabalho se refere a uma investigação dos impactos e benefícios que uma organização multinacional tem percebido no desempenho operacional ao utilizar-se de metodologias de melhoria contínua, mais precisamente o Kaizen Costs. Fez-se uso do estudo de caso e de uma série temporal simples de um banco de dados de atividades de melhoria contínua que percorre os anos de 2016 a 2018. Os resultados revelam que a organização potencializou o uso de medidas não financeiras no qual se destacou a Metodologia 5S no período analisado. O estudo contribui evidenciando a aplicação prática de melhoria contínua, frente a escassez de estudos.

Palavras-Chave:Kaizen Costs, desempenho operacional, melhoria contínua, medidas não financeira, 5S




3. Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos



COMPORTAMENTO DOS CUSTOS NOS GOVERNOS LOCAIS SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS FINANÇAS PÚBLICAS

Valkyrie Vieira FABRE (UDESC) - Brasil
E-mail: valfabre@bol.com.br

Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br

O comportamento dos custos público é algo, ainda, incipiente na literatura. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento dos custos nos governos locais sob a ótica da Teoria das Finanças Públicas (TFP). Trata-se de uma pesquisa inédita, exploratória, com estatística robusta de regressão de dados em painel, em que se analisou 295 governos locais do sul do Brasil, no período de 16 anos, num total de 141.600 observações. Como resultado tem-se que todos os 32 modelos analisados evidenciaram comportamento assimétrico dos custos públicos, sendo 75% caracterizados como cost stickiness (47% sticky e 28% anti-sticky) e 25% como reverse cost. As principais contribuições teóricas e práticas são: I) comprovação de que a abordagem contemporânea do comportamento dos custos se aplica ao setor público puro; II) evidenciação de que o equilíbrio orçamentário, preceito fundamental da TFP, não se aplica na prática; e III) identificação de um novo fenômeno, denominado de reverse cost, alterando assim a classificação teórica sobre comportamento dos custos consolidada na literatura contábil contemporânea.

Palavras-Chave:Comportamento dos custos. Assimetria de custos. Custos governamentais. Cost stickiness. Reverse cost.


CUSTOS DE INFECÇÕES HOSPITALARES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Helen Maria da Silva GOMES (UFSC) - Brasil
E-mail: helensgomes@hotmail.com

Valdirene GASPARETTO (UFSC) - Brasil
E-mail: valdirene.gasparetto@ufsc.br

Infecções hospitalares resultam em complicações médicas, aumentam o tempo de permanência de pacientes em hospitais e geram custos adicionais para pacientes e sistema de saúde. Assim, o objetivo deste estudo é investigar as características das pesquisas científicas sobre custos de infecções hospitalares, para gerar conhecimento e identificar possibilidades de pesquisas futuras. Utilizou-se como metodologia a ferramenta ProKnow-C para identificar e selecionar publicações relevantes sobre a temática, realizar análise bibliométrica descritiva, elaborar um mapa sintetizando os caminhos seguidos pela literatura, produzir uma análise sistêmica quanto à interpretação dos artigos e gerar uma agenda de pesquisa apresentando recomendações para pesquisadores que almejam investigar e produzir conhecimento sobre a temática. Essa revisão teve como base 16 artigos científicos. Os estudos desenvolvidos validam a teoria de que as infecções hospitalares resultam em aumento dos custos totais. Por se tratar de estudos desenvolvidos predominantemente por pesquisadores da área da saúde, o rigor quanto à classificação de custos e a preocupação em evidenciar qual o método de custeio empregado, com a terminologia técnica da área de custos, não foi uma preocupação desses estudos. Os achados sinalizam a necessidade de uma agregação de conhecimentos entre pesquisadores da área de custos e da área da saúde, para expandir e aperfeiçoar as evidências científicas e a adequação informacional ao que os tomadores de decisão da área necessitam.

Palavras-Chave:Custos. Infecções hospitalares. Revisão da literatura.


ESTUDO DOS CAPITAIS DO RELATO INTEGRADO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

Layna Raquel AMORIM DA SILVA (UFPI) - Brasil
E-mail: laynar.lr@gmail.com

Iane Rodrigues DE CARVALHO MOURA (UFPI) - Brasil
E-mail: ianercm@yahoo.com.br

O objetivo deste trabalho é analisar o Relato Integrado publicado pela empresa Cia Paranaense de Energia – COPEL Distribuição e, analisar se a mesma apresenta as informações de acordo com as recomendações do International Integrated Reporting Council - IIRC. Para isso, foi analisado o RI publicado no ano de 2020 com informações referentes ao exercício de 2019, com o auxílio de uma tabela de codificação, elaborada com base nos indicadores propostos pelo IIRC. Os resultados encontrados apontam que a empresa busca seguir todas as recomendações, buscando apresentar o máximo de informações possíveis. Entretanto, a companhia comete alguns poucos erros em relação a categorização de algumas informações, que por vezes são evidenciadas em capital que não é o mais o recomendado e em outros casos, algumas informações que seriam pertinentes, não são evidenciadas.

Palavras-Chave:Relato Integrado; Capitais; Setor de Energia Elétrica.


MENSURAÇÃO DA LUCRATIVIDADE DE PRODUTOS INDUSTRIAIS CONSIDERANDO MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, CICLO FINANCEIRO E NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO: ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO DE PEQUENO PORTE

Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodney.wernke@unisul.br

O objetivo da pesquisa foi propor uma equação que permita mensurar a lucratividade do produto considerando as despesas financeiras decorrentes da duração do ciclo financeiro e da respectiva necessidade capital de giro no contexto de um pequeno frigorífico. Foi utilizada metodologia com abordagem qualitativa, tipologia exploratória e o procedimento de estudo de caso. O principal resultado do estudo foi a proposição de metodologia que possibilita considerar, na avaliação do resultado de cada produto industrializado, as despesas financeiras decorrentes do capital de giro necessário para suportar o ciclo financeiro do item faturado no período. A aplicação da fórmula proposta na empresa pesquisada evidenciou valor de despesas financeiras suficiente para tornar negativo o resultado financeiro da venda, enquanto a margem de contribuição apresentava-se positiva. Assim, a pesquisa contribui com metodologia que aprimora o conceito tradicional da margem de contribuição ao considerar as despesas financeiras decorrentes da necessidade de capital de giro oriunda do ciclo financeiro na apuração da lucratividade do produto vendido.

Palavras-Chave:Capital de giro. Ciclo financeiro. Lucratividade de produtos.




4. Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor



ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO COMO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DOS BATEDORES ARTESANAIS DE AÇAÍ DO QUILOMBO DO IGARAPÉ SÃO JOÃO – ABAETETUBA PARÁ

José Luiz Nunes FERNANDES (UFPA) - Brasil
E-mail: jluiz@ufpa.br

Bárbara Ádria Oliveira Farias FERNANDES (Unama) - Brasil
E-mail: barbaraadria@yahoo.com.br

Eulys Dos santos COUTO (Ufpa) - Brasil
E-mail: eulysufpa18@gmail.com

Objetivo geral para esta pesquisa foi identificar como a informação originada da análise da relação custo, volume e lucro poderá servir de instrumento de gestão para o batedor artesanal de açaí atuante no quilombo do Igarapé São João – Abaetetuba-Pará. Por meio de levantamento de campo os batedores foram questionados. Destaca-se ainda que, segundo os objetivos mais gerais, esta é classificada como pesquisa exploratória. Para apurar os custos adotou-se o Custeio Baseado em Atividades e Tempo. Chegou-se à conclusão de que, no verão amazônico, o custo de 1 litro de açaí é R$ 1,33 e no inverno é de R$ 2,90. O ponto de equilíbrio contábil é de 10 litros no verão e 5 litros no inverno. Já o ponto de equilíbrio econômico, quando fixada meta de lucro diário de R$ 100,00 é de 36 litros no verão e 18 litros no inverno. O ponto de equilíbrio financeiro quando se deduz R$5,00 dos custos fixos chegou-se à quantidade de 8 litros no verão e de 4 litros no inverno amazônico.

Palavras-Chave:Análise custo, volume e lucro. Batedor de Açaí. Igarapé São João. Custeio Baseado em Atividades e Tempo.


ANÁLISE DA VIABILIDADE DA PRODUÇÃO LEITEIRA: UM ESTUDO EM UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR

Alessandra ROMANSIN (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: alessandra.romansin@gmail.com

Silvana Dalmutt KRUGER (Unochapecó) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br

Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin@unochapeco.edu.br

Edicreia ANDRADE DOS SANTOS (UFSC) - Brasil
E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br

O objetivo desse estudo é analisar a viabilidade econômico-financeira da produção leiteira desenvolvida numa pequena propriedade rural familiar do município de Nova Itaberaba - SC. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com análise de cunho qualitativo. O período de análise se refere aos anos de 2018, 2019 e 1º semestre de 2020. Após o levantamento patrimonial da propriedade rural e da identificação do plantel de matrizes leiteiras, apurou-se os custos de produção. Os resultados são evidenciados a partir da elaboração da demonstração do resultado do exercício, e para a análise de investimentos, considerou-se o Payback descontado, a taxa interna de retorno e valor presente líquido. A atividade leiteira apresentou resultado líquido do exercício de 47,01% em 2018, com lucro por litro de R$ 0,50, em 2019 a margem líquida foi de 65,32% e R$ 0,70 por litro, e atingiu 71,05% de margem líquida com R$ 0,90 por litro vendido em 2020. Identificou-se que o tempo de retorno do investimento é de 6 anos e 10 meses e a taxa interna de retorno é de 11,11%. De forma geral, os resultados evidenciam a viabilidade econômico-financeira da atividade leiteira para a propriedade rural estudada, bem como, destaca-se a importância da contabilidade e da análise dos custos como instrumento de apoio para o gerenciamento das atividades rurais.

Palavras-Chave:Atividade leiteira. Contabilidade rural. Viabilidade econômico-financeira


ANÁLISE DE RETORNO FINANCEIRO DE LAVOURAS DE ARROZ NOS ANOS DE 2019 E 2020 EM TRÊS MUNICÍPIOS DO RS.

Thainara FAGUNDES (UFSM) - Brasil
E-mail: thainara.fagundes@acad.ufsm.br

Taiane RIOS DE SIQUEIRA (UFSM) - Brasil
E-mail: taianedesiqueira@gmail.com

Roberto DE GREGORI (UFSM) - Brasil
E-mail: robertodegregori@gmail.com

No Brasil, o consumo per capita de arroz é de 131,4g por dia, tornando-se o principal alimento no prato da população brasileira. Além de ser um produto de segurança alimentar, é indispensável uma remuneração adequada ao produtor. Neste sentido, o propósito do presente estudo é buscar quais são os retornos financeiros obtidos pelos produtores de arroz nas cidades de Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha e Pelotas. Pode-se ressaltar que os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Pelotas tiveram um resultado por hectare analisado como prejuízo no ano de 2019, em contrapartida obtiveram o retorno de 19,39 % e 23,12% respectivamente no ano seguinte, já o município de Uruguaiana, obteve um resultado por hectare analisado como lucro, tanto em 2019 quanto em 2020, mas o lucro de 2020 superou em 18,38% o de 2019. Levando em consideração que o custo que mais aumentou de um ano para o outro foi o de arrendamento de terras. Finalizando, com os resultados obtidos é possível dizer que a produção de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, traz retornos financeiros favoráveis aos produtores, já que o estado possui vários fatores como clima e terras aptas para o seu cultivo, assim como, também possui uma ampla comercialização.

Palavras-Chave:Agronegócio, Rizicultura, Rentabilidade.


APLICAÇÃO DO TDABC EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS/SC

Marcos Paulo FORTUNATO (UFSC) - Brasil
E-mail: marcos_fortunato@outlook.com

Erves DUCATI (UFSC) - Brasil
E-mail: erves58@gmail.com

Cleyton de Oliveira RITTA (UFSC) - Brasil
E-mail: cleytonritta@gmail.com

A gestão de custos é um fator primordial para o sucesso no mundo dos negócios. Artefatos de gestão como métodos de custeio possibilitam que as organizações determinem os custos de produção, comercialização ou prestação de serviços, bem como da gestão da lucratividade das operações. Diante disso, a presente pesquisa possui como objetivo geral avaliar lucratividade na prestação de serviços de uma organização contábil, localizada na região da Grande Florianópolis/SC, por meio da aplicação do método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC). Para atender esse objetivo, realiza-se uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa com a utilização do método estudo de caso, pesquisa ação e análise documental. Os resultados mostram que a organização atinge um percentual de lucratividade satisfatório, entretanto, algumas ações gerenciais necessitam ser implementadas após a apuração dos custos e da lucratividade, principalmente a revisão dos preços de venda dos serviços prestados para os clientes do o Grupo 1/Subgrupo 3 e do Grupo 4/Subgrupo 5. Além disso, também é necessário a otimização de processos, como por exemplo a utilização de arquivos eletrônicos para integração de dados de clientes, como forma de redução de tempo para os serviços prestados.

Palavras-Chave:Organizações de Serviços Contábeis. Método de Custeio. Custeio Baseado em Atividades e Tempo (TDABC). Gestão de Custos.


CONTABILIDADE DO SURF

Juliana Ventura AMARAL (FIPECAFI) - Brasil
E-mail: juliana.ve.amaral@gmail.com

Este estudo teve o objetivo de. analisar a viabilidade de replicar o modelo viagem de local único (travel cost method – TCM). para identificar os impactos econômicos do surfe no Brasil e, a partir daí, lançar no Brasil uma linha de pesquisa voltada a esse tema, que será denominada contabilidade do surfe (surf accounting). Foi replicado em estudo piloto o questionário aplicado por Mills e Cummins (2013) em Itacaré, cidade baiana conhecida pela prática do surfe. Observou-se que no geral, é possível replicar o questionário, mas ajustes esclarecedores devem ser realizados, bem como incluída a análise referente a condição nativa ou não do respondente e adicionadas questões relativas a fatores que podem se relacionar às respostas obtidas. Sugere-se que futuros estudos implantem as melhorias apontadas, apliquem o questionário para identificar os impactos econômicos do surfe r adentrar naqueles custos mais expressivos com possibilidades de gestão estratégica pelos participantes.

Palavras-Chave:Custos, Surf, Praia.


CUSTEIO ABC POR ATIVIDADE LOGÍSTICA DE DUAS CATEGORIAS DE CENTRAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE UM VAREJISTA SUPERMERCADISTA

Renato Vinicius MARTINS (USP) - Brasil
E-mail: renatovmartins@hotmail.com

Jaime CROZATTI (EACH/USP) - Brasil
E-mail: jcrozatti@usp.br

Um dos grandes custos de uma empresa varejista é o custo logístico para abastacer lojas e fazer chegar seus produtos até o consumidor. A busca por eficiência está totalmente interligada à redução de custos com nível de serviço objetivado pela companhia. A principal forma de analisar os custos logísticos de operação é o Custeio ABC que dá uma visão detalhada dos custos por atividade logística, o que ajuda nas tomadas de decisão para melhoria de eficiência e ajuda no direcionamento dos investimentos. Com isso, o objetivo desse trabalho é realizar o custeio ABC das ativdades logísticas de duas Centrais de Distribuição de uma empresa varejista supermercadista brasileira. Nesse trabalho, foram definidos direcionadores de custos por tipo de custo logístico e por atividade logística, chegando a um custo unitário por atividade logística. Então, foram identificados os principais custos que interferem cada atividade logística.

Palavras-Chave:Custeio ABC. Custos Logísticos. Varejo Supermercadista


CUSTO DE PRODUÇÃO DE AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE PRODUTOS LÁCTEOS NA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA

Clodoaldo OLIVEIRA FREITAS (UNIR) - Brasil
E-mail: clodoaldo@unir.br

Eliane SILVA LEITE (UNIR) - Brasil
E-mail: eleite2308@unir.br

Cleberson Eller LOOSE (UNIR) - Brasil
E-mail: clebersonloose@unir.br

Ana Paula MASSAROTO SANTOS (unir) - Brasil
E-mail: massarotoanapaula@gmail.com

As agroindústria familiar rural surgem à partir de sonhos empreendedores ou como forma de agregar valores para melhorar a renda. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade econômica e o custo de produção de um empreendimento agroindustrial familiar da região Central de Rondônia. Para tal, elaborou-se um instrumental, tendo como base o princípio da ferramenta FOFA, fez-se oficinas participativas e análise de materiais secundários. O custo da construção representou 36,9%. Já aquisição dos equipamentos e veiculo utilitário representou 49,9% dos investimentos. Já o principal item do custo variável é o leite, principal matéria prima com 22,7%. Neste sentido, para produzir um litro de leite pasteurizado, o custo fixo de R$0,41, o variável de R$2,67 totalizando R$3,08 que gera um prejuízo de 6,5%, pois é comercializando à R$2,88. Já o iogurte, tem custo fixo de R$0,44, o variável de R$4,30 totalizando R$4,74 que gera um lucro de 43,5%, pois é comercializando à R$6,80. Conclui-se que a agroindústria é de pequeno porte, com pequena escala de produção, atendendo o mercado local, com parâmetros rígidos de controle sanitário, de acordo com o PROVE/RO e a produção se dá com uso de tecnologias. Quanto à gestão, encontram-se dificuldades em controlar os custos de produção. Diante disso, fica evidente que a produção agroindustrial necessita de gestão profissionalizada, ou seja, os produtores devem buscar formação para melhor controle de sua atividade, otimizando os recursos de modo à garantir a sustentabilidade do empreendimento.

Palavras-Chave:Agricultura familiar. Gestão. Sustentabilidade.


CUSTOS NA AGRICULTURA: COMPARAÇÃO ENTRE AS CULTURAS DE TABACO E DE SOJA EM UMA PROPRIEDADE DE TAIÓ/SC

Lucas DALMARCO JUNCHES (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: lucas_dalmarco@unidavi.edu.br

Mara Juliana FERRARI (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: mara@rossa.com.br

O agronegócio é um dos principais símbolos da competitividade do Brasil no comércio internacional. O país é referência na produção de cítricos, café, carnes, açúcar, tabaco, soja, entre muitos outros produtos. Contudo, estes dois últimos citados vêm enfrentando períodos antagônicos na região de Taió/SC: enquanto o tabaco passa por acentuado processo de redução de área plantada e produtividade, a soja está em franca expansão na região. Deste modo, presume-se que uma das razões para esta contrariedade esteja nos custos de cada cultura. Partindo disso, o presente estudo objetiva identificar os custos totais relacionados à cultura do tabaco e da soja em uma propriedade do município de Taió/SC. A pesquisa empregada foi descritiva, com delineamento bibliográfico e estudo de caso e abordagens qualitativa e quantitativa, com predominância da primeira. Os dados foram colhidos e registrados em meio eletrônico entre fevereiro de 2020 e maio de 2021. Os resultados apontam para um custo de R$ 16.177,55/hectare cultivado de tabaco e R$ 5.421,08/hectare cultivado de soja. Estes indicadores não devem ser isoladamente tomados para análises de viabilidade, servindo como elementos fundamentais para novas pesquisas na propriedade objeto de estudo (compreendendo mais períodos) ou em propriedades similares.

Palavras-Chave:Agronegócio. Contabilidade rural. Cultura soja. Cultura tabaco.


DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CUSTO DE PRODUTOS DA ABISEL QUÍMICA

Danilo Henrique STAVRO DUARTE (USP) - Brasil
E-mail: danilohsduarte@gmail.com

Jaime CROZATTI (EACH/USP) - Brasil
E-mail: jcrozatti@usp.br

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de modelo de sistema de Custeio Baseado na Atividade (ABC) para uma indústria química que produz materiais para sinalização viária. Compara os resultados dos custos de três meses obtidos pelo modelo proposto com o modelo utilizado atualmente pela empresa. A estrutura de custos da área de produção apresenta o custo da energia elétrica como o mais relevante, depois dos custos de matéria prima e outros materiais diretos. Pela relevância, a energia elétrica é recebe tratamento contábil de custo direto, distinto do indicado pela literatura. São feitas medições precisas do consumo de energia reais dos produtos em cada equipamento por padrões de procedimento nas diversas fases do processo de produção. Os custos indiretos serão alocados aos produtos com base nos conceitos do modelo ABC em sete etapas, desde o mapeamento das atividades até o custeamento dos produtos. Os resultados do estudo mostram os valores de custos pelo modelo proposto comparado aos do modelo atual. As diferenças de valores de custos por unidade chegam a seis vezes se dividirmos o maior valor pelo menor de um mesmo mês. Esta compração é evidência de que o custeio ABC tem maior sensibilidade para reproduzir a estrutura de produção utilizada nos processos nos valores de custos alocados. O Custeio ABC gera maior representatividade do processo e aceitação pelos gestores da estrutura de produção na empresa estudada.

Palavras-Chave:Custo de Indústria; Custo ABC; Modelo de custos.


ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA O CULTIVO DO PEIXE ORNAMENTAL BETTA SPLENDENS NA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA

Clodoaldo OLIVEIRA FREITAS (UNIR) - Brasil
E-mail: clodoaldo@unir.br

Wanessa Inacio OLIVEIRA (UNIR) - Brasil
E-mail: wanessainacio02@gmail.com

Erica Eloy SILVA (UNIR) - Brasil
E-mail: eecuevaseloy@gmail.com

Eliane SILVA LEITE (UNIR) - Brasil
E-mail: eleite2308@unir.br

Ricardo Henrique Bastos de Souza () -
E-mail: ricardobastos@unir.br

A produção de peixes ornamentais no Brasil é recente, principalmente no estado de Rondônia, entretanto, conta com características propicias para o cultivo e ascensão da atividade. O estudo teve objetivo de avaliar a viabilidade econômica na implantação de piscicultura de aquarofilia na região Central de Rondônia, com ênfase no cultivo do peixe ornamental Betta splendens. Para dimensionar os custos foram considerados custo de produção (CP); receita bruta (RB); índice de lucratividade (IL) e depreciação. O custo de implantação corresponde a 70,8% do valor total de produção, mão de obra representou o maior custo operacional com 46,39% já o custo relacionado aos insumos anual gira em torno de 4%, em relação ao custo operacional. Levando em consideração os ciclos estabelecidos no estudo, a implantação do cultivo do peixe B. splendens, na região estudada, se mostra economicamente viável quando comparados com custos operacionais de outros sistemas e outras atividades da aquicultura.

Palavras-Chave:Piscicultura ornamental. Viabilidade econômica. Lucratividade.


ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENGENHARIA REVERSA POR MEIO DA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS DO AÇAÍ QUANDO ADOTADO O CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES E TEMPO

José Luiz Nunes FERNANDES (UFPA) - Brasil
E-mail: jluiz@ufpa.br

Bárbara Ádria Oliveira Farias FERNANDES (Unama) - Brasil
E-mail: barbaraadria@yahoo.com.br

Edivaldo Nogueira DE SOUZA JUNIOR (UFPA) - Brasil
E-mail: edivaldosouza216@gmail.com

Raniele Nogueira DE SOUZA (UFPA) - Brasil
E-mail: raniele.nogueira94@gmail.com

A relevância econômica da atividade de batedor de açaí para a região norte do Brasil, especialmente para os inúmeros municípios que a compõe, torna-se representativa quando existe mais de 3 mil microempreendedores. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo evidenciar as práticas de engenharia reversa por meio da análise das atividades para a gestão estratégica de custos do ponto de produção e venda de açaí, isso quando adotado o TDABC. O locus da pesquisa foi o município do Acará, no Estado do Pará. A metodologia adotada foi exploratória por meio de um survey com o qual os batedores artesanais de açaí atuantes na cidade de Acará foram questionados. Como resultado foi possível identificar que, em relação aos custos de transação, os direcionadores de custos que se destacaram como merecedores de maior atenção na gestão foram a reforma do ponto de produção e venda e o descarte do caroço. Em relação aos custos de produção os que se destacaram foram os custos de aquisição das rasas e as diárias dos batedores e auxiliares.

Palavras-Chave:Engenharia Reversa; Ponto de Açaí; Custeio Baseado em Atividades e Tempo.


GESTÃO DE CUSTOS EM EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL DE PEQUENO PORTE DE BATURITÉ-CE

José Cesanildo DOS SANTOS SOARES (IFCE) - Brasil
E-mail: cesantos798@gmail.com

Isac de Freitas BRANDÃO (IFCE) - Brasil
E-mail: isacdefreitas@hotmail.com

Ferramentas de gestão de custos podem ser úteis no processo de tomada de decisão em empreendimentos hoteleiros, contribuindo para a sustentabilidade financeira destas organizações. Entretanto, a pesquisa empírica sobre gestão de custos na Hotelaria tem focado em empreendimentos de grande porte, e tem mostrado que estas ferramentas têm sido pouco aplicadas em empreendimentos hoteleiros de pequeno porte. Neste contexto, realizou-se estudo de caso em um hotel de pequeno porte localizado na cidade de Baturité-CE, com o objetivo de analisar a utilização de ferramentas de gestão de custos para empreendimentos hoteleiros de pequeno porte. A partir da revisão de literatura sobre gestão de custos na Hotelaria e de dados obtidos por entrevista e observação não participante com a gestora do empreendimento, foram sugeridas medidas para controles de vendas e receitas, controle dos custos por departamentalização, controle de estoques e imobilizado, cálculo do resultado econômico, análise de custos por meio de custeio variável e utilização do método misto para a formação do preço da diária. A principal contribuição do trabalho foi discutir as ferramentas da gestão de custos que podem ser empregadas em empreendimentos hoteleiros de pequeno porte, e os benefícios que estas ferramentas podem trazer ao processo de tomada de decisão gerencial destes empreendimentos. O modelo de gestão de custos proposto foi baseado em um estudo de caso, mas pode ser aprimorado e adotado por outros empreendimentos hoteleiros de pequeno porte.

Palavras-Chave:Gestão de custos. Empreendimentos hoteleiros. Tomada de decisão.


GESTÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO DE LEITE EM UMA PROPRIEDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR

Andréia CITTADIN (UNESC) - Brasil
E-mail: zerobertods@gmail.com

Januário José MONTEIRO (UFSC) - Brasil
E-mail: januariomonteiromonteiro@gmail.com

Talia MACCARI STUDZINSKI (UNESC) - Brasil
E-mail: taliam615@gmail.com

Este artigo tem o objetivo de verificar como a análise custo, volume e lucro contribui para a gestão de custos na produção leiteira em uma propriedade familiar. Foi utilizado pesquisa descritiva, com análise qualitativa, mediante estudo de caso e pesquisa participante. A propriedade pesquisada se localiza no município de Criciúma (SC), destina 30% das terras para a produção leiteira que é classificada no sistema à pasto. A coleta de dados abrangeu o período de abril a outubro de 2020, no qual haviam 44 matrizes produtoras de leite. Os resultados mostraram que: os custos totais representaram 86,78% da receita bruta do período; entre os custos os mais representativos foram os gastos com alimentação dos animais, que corresponderam a 53,27% das receitas e os custos com depreciação dos ativos imobilizado e biológicos, equivalentes a 11,74%; a atividade apresentou prejuízo nos meses de abril e maio devido, principalmente, a pandemia COVID-19. Por meio da análise CVL percebeu-se que a MC média foi de 29,50% no período; e a propriedade alcançou o ponto de equilíbrio na maioria dos meses, com exceção de abril e maio. Conclui-se que a ACVL pode contribuir com o produtor rural no gerenciamento da propriedade e no processo decisório com vistas a tornar o negócio mais lucrativo, uma vez que disponibiliza informações, que muitas vezes, são desconhecidas.

Palavras-Chave:Custeio Variável. Análise de Custo, Volume e Lucro. Leite in natura.


GESTÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO DO GADO DE CORTE: UM ESTUDO EM UMA PROPRIEDADE RURAL DE MURITIBA BA

Gabriel Guimarães Vieira () -
E-mail: bielguimaraes9@hotmail.com

Leonardo SOUZA DE ALMEIDA (UFBA) - Brasil
E-mail: lsalmeida@uefs.br

Joseilton Silveira da ROCHA (UFBA) - Brasil
E-mail: jsrocha@ufba.br

Em um cenário altamente competitivo e com recursos cada vez mais escassos, torna-se cada vez mais necessário que os gestores se utilizem de informações e ferramentas advindas da Contabilidade de Custos no processo de tomada de decisão. Os custos, quando descontrolados, podem afetar de modo direto as receitas e o resultado das empresas, podendo torná-las menos competitivas. O objetivo deste estudo é analisar como o pecuarista pode utilizar as informações da contabilidade de custos na gestão de uma propriedade de produção do gado de corte. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, e realizada através de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevista aplicada ao gestor da propriedade rural, além de análise documental, a partir de informações fornecidas pelo gestor. Identificou-se que a entidade estudada não possui um modelo de gestão de custos, que não há registros e controle dos gastos, nem das receitas da entidade, o que compromete o sistema de informação gerencial, responsável por municiar gestores e proprietários com informações para o processo decisório. Evidenciou-se ainda que, apesar do conhecimento técnico do gestor, fatores como a não formalização da entidade e a não exploração da atividade econômica como principal provedora de recursos, contribuem para a não utilização de ferramentas como a Contabilidade, o que está de acordo com os achados na revisão de literatura.

Palavras-Chave:Contabilidade de Custo, Contabilidade Rural, Pecuária de Corte


PERDAS DURANTE O PROCESSO PRODUTIVO E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Rodrigo Alan NEVES (Unasp) - Brasil
E-mail: digoan15@hotmail.com

ROSANGELA Rodrigues CARDOSO (Unasp) - Brasil
E-mail: rosangelarodriguescardoso9@gmail.com

Luis Fernando da ROCHA (UNASP) - Brasil
E-mail: luis.rocha@unasp.edu.br

AIRTON ADELAR BAUERMANN (UNASP) - Brasil
E-mail: airton.bauermann@unasp.edu.br

As empresas de pequeno porte são de suma importância para o desenvolvimento econômico da região onde se encontram, especialmente para os pequenos municípios. A implantação da gestão de custos contribui para uma melhor organização destas empresas, uma vez que leva à um maior conhecimento da atividade exercida. Esta prática possibilita aos gestores associar seus custos à atividade econômica. A formação do preço de venda é um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores, o qual foi agravado pelo atual cenário econômico do Brasil. A luta pela sobrevivência no mercado é a realidade de grande parcela dos empreendedores. Este trabalho tem como objetivo analisar de que modo os custos gerados pelas perdas que ocorrem durante o processo de produção podem influenciar no preço final de um produto. Diante deste contexto de grandes desafios para as micro e pequenas empresas, mostrou-se pertinente uma pesquisa-ação para investigar como o impacto das perdas durante o processo produtivo influencia na formação do preço final do produto. Este trabalho foi realizado em uma empresa de pequeno porte. Inicialmente estudou-se o funcionamento do processo produtivo, o que possibilitou a identificação de falhas nele ocorridas. A partir da análise dessas falhas, foram propostas estratégias que reduzissem drasticamente as perdas observadas. Concluiu-se que o custo gerado pelas perdas observadas no processo produtivo foi significativo e que ajustes sugeridos influenciaram positivamente no preço final do produto o que, consequentemente, eleva a margem de lucro da empresa.

Palavras-Chave:Formação preço de venda. Custos. Perdas.




5. Custos aplicados ao setor público



A RELAÇÃO ENTRE CUSTOS, NÍVEL SOCIOECONÔMICO E ESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMBÉ – PR

Renata DEPIERI VIEGAS (UEL) - Brasil
E-mail: renatadviegas@gmail.com

Saulo Fabiano Amancio VIEIRA (UEL) - Brasil
E-mail: saulofav@gmail.com

Letícia Fernandes de NEGREIROS (UENP) - Brasil
E-mail: leticia_negreiros@hotmail.com

Thiago Spiri FERREIRA (NIGEP) - Brasil
E-mail: thiagospiri@gmail.com

O presente estudo aplica a contabilidade de custos, de forma específica o custo direto, na avaliação do desempenho escolar de discentes do Ensino Fundamental (anos iniciais). Dessa forma, tem como objetivo analisar as relações das variáveis de custos, socioeconômicas e de estrutura escolar no desempenho educacional, dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental Cambé/PR. A metodologia utilizada partiu de um estudo censitário junto às escolas municipais de Cambé, tendo sido excluídas da análise as escolas rurais por não conter os dados necessários da pesquisa. Ao fim, foram utilizadas 15 escolas e foram analisados os dados com uso de estatística descritiva, análise de correlação e regressão linear. Foram contempladas três variáveis independentes e uma dependente: infraestrutura escolar (independente), nível socioeconômico (independente), custos (independente) e desempenho escolar (dependente). A variável do Índice do Nível Socioeconômico (INSE) apresentou a maior correlação com a variável do IDEB (r=0,63). A pesquisa contribuiu enquanto subsídio de informações para que os gestores educacionais dos municípios possam elaborar e propor políticas públicas mais efetivas, assim como auxiliar para melhorias na alocação de recursos na educação municipal.

Palavras-Chave:Custos. Desempenho Educacional. Custo direto. Ensino Fundamental.


ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS EM CIDADES MÉDIAS DE MINAS GERAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19, EM 2020

Weslei de Sousa MENEZES (PUC Minas) - Brasil
E-mail: wesleithelives@gmail.com

Alexandre Caneschi Augusto () -
E-mail: alexandre.caneschi@sga.pucminas.br

Henrique Prado Matile () -
E-mail: pradomatile@hotmail.com

Alysson Ronnie SOUZA (PUC Minas) - Brasil
E-mail: alyssonr7@yahoo.com.br

Josmária Lima Ribeiro de OLIVEIRA (PUC Minas) - Brasil
E-mail: josmaria@pucminas.br

O presente artigo tem como objetivo a análise do impacto da COVID-19 no orçamento público, em 8 (oito) cidades médias do estado de Minas Gerais. Os dados tratados foram extraídos do Portal da Transparência do estado de Minas Gerais e o portal do Coronavírus do Ministério da Saúde. Pela análise descritiva ponderou-se execução do orçamento, ponderando o quanto a pandemia afetou à arrecadação das cidades, assim como se as despesas previstas se mantiveram conforme previsto. O tema se justifica em razão da ausência de estudos prévios sobre o impacto da pandemia de COVID nos municípios mineiros, além da relevância de se compreender os esforços empreendidos pelos gestores municipais no combate à doença, pela análise da alocação e da administração dos recursos emergenciais que ingressaram nos cofres dos municípios para tal finalidade. Os resultados aferem queda de arrecadação em razão da paralisação da atividade econômica de comércio e serviços (ICMS e CIDE), aumento em determinadas contas de despesas públicas, em especial pelos gastos extraordinários com saúde para atendimento da população; ocorrendo, entretanto, redução dos gastos com educação pela não efetivação do transporte escolar. Os municípios tiveram atenuação dos impactos na arrecadação devido ao repasse emergencial oriundo da União e do Governo de Minas Gerais.

Palavras-Chave:Orçamento Público; Covid; municípios.


CUSTOS DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS EM LONDRINA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIDA TIME DRIVEN ACTIVITY BASED COSTING (TDABC)

Hilton Leite Brito () -
E-mail: brito445@hotmail.com

Saulo Fabiano Amancio VIEIRA (UEL) - Brasil
E-mail: saulofav@gmail.com

Pablo Henrique Paschoal CAPUCHO (UEL) - Brasil
E-mail: pablocapucho@hotmail.com

Vera Lucia TIEKO SUGUIHIRO (UEL) - Brasil
E-mail: suguihiro@uel.br

Juarez Paulo TRIDAPALLI (Uel) - Brasil
E-mail: jtridapalli100@gmail.com

O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência conjunta entre uma entidade de ensino superior pública com a gestão pública do município com a intenção de apurar os custos aplicados na elaboração de processos licitatórios de um município de médio porte do Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de caso tendo como referência a perspectiva de Demeere, Stouthuysen e Roodhooft (2009) na aplicação do TDABC utilizando a prefeitura municipal do município de Londrina no estado do Paraná como unidade de análise. Foi possível identificar o fluxo dos processos licitatórios, o tempo médio de tramitação e apurar o gasto com cada processo separados por modalidade de licitação. Foram analisadas 281 licitações concluídas durante ano de 2018 que apresentaram um tempo médio de 138 dias para conclusão. Quanto aos gastos com mão de obra, as modalidades custaram ao município R$2.413,17, R$5.459,64, R$10.338,45, R$14.209,71, R$720,94 e R$10.786,26 respectivamente. O estudo contribui teoricamente com os estudos para gestão pública com o método de análise, assim como os resultados encontrados em um município de médio porte, e praticamente com uma metodologia possível de ser incorporada para auxiliar o processo de gerir os processos licitatórios.

Palavras-Chave:Gestão Pública. Custos no Setor Público. Licitação. Compras Públicas.


EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO COM ENSINO FUNDAMENTAL DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Lucas Moreira DE SOUZA (UFV) - Brasil
E-mail: lucas.souza3@ufv.br

Ney Paulo MOREIRA (UFV) - Brasil
E-mail: ney.moreira@ufv.br

A pesquisa objetivou avaliar a eficiência do gasto público municipal com ensino fundamental dos municípios da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, assim como analisar os aspectos que influenciam a eficiência. Realizou-se uma pesquisa caracterizada como quantitativa e explicativa, cujo desenvolvimento se deu por meio do emprego da Análise por Envoltória de Dados (DEA) para a geração de escores de eficiência. Foram utilizadas informações sobre o investimento médio por aluno, número de alunos, docentes, turmas oferecidas e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios para estimar a eficiência, sendo posteriormente empregado o teste de correlação de Pearson para verificar a existência de relação entre as variáveis analisadas e o desempenho dos municípios. Os resultados da pesquisa, que contemplou um total de 64 municípios, mostraram que a mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba alcançou uma eficiência média de 84,97%. A análise dos aspectos associados ao desempenho dos municípios revelou não existir uma clara associação entre as variáveis e a eficiência. Desse modo, conclui-se que a eficiência possa estar representada por aspectos relacionados à gestão dos insumos, devendo os municípios empenharem-se no melhor gerenciamento de seus recursos de forma a apresentar um melhor desempenho.

Palavras-Chave:Ensino fundamental, Gasto por aluno, IDEB, Eficiência.


GASTO-ALUNO MÍNIMO E MÁXIMO NOS MUNICÍPIOS DA GRANFPOLIS NOS ANOS DE 2019 E 2020

Cleuza Aparecida HEINEMAM (UFSC) - Brasil
E-mail: cleuzah@gmail.com

Mary Cristine COELHO (UFSC) - Brasil
E-mail: marycc@terra.com.br

Erves DUCATI (UFSC) - Brasil
E-mail: erves58@gmail.com

O presente estudo visa identificar qual foi a composição do gasto-aluno máximo e mínimo nos Municípios da Granfpolis nos anos de 2019 e 2020, com base nos dados do SIOPE e sua relação com os indicadores PIB per capita, IDEB e CAQ. A presente pesquisa se caracteriza como descritiva quanto aos objetivos e quali-quantitativa quanto à abordagem de pesquisa. A partir dos dados coletados, foi possível realizar uma análise estatística com o intuito de aferir os valores máximos e mínimos dos gastos por aluno nos Municípios da Granfpolis. Resultados revelam que Garopaba apresentou o menor gasto-aluno no ano de 2019, enquanto, Florianópolis, o maior gasto-aluno. No ano de 2020, Antônio Carlos apresentou o menor gasto-aluno e Anitápolis, o maior gasto-aluno entre os Municípios da Granfpolis. Conclui-se que aparentemente não existe uma relação dos indicadores PIB per capita, IDEB, CAQ com o gasto-aluno. Portanto, os municípios ainda precisam evoluir para alcançar o patamar de qualidade educacional considerado pelos países mais desenvolvidos.

Palavras-Chave:Gasto-aluno. SIOPE. Municípios da Granfpolis.


GASTOS EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DO PERCENTUAL MÍNIMO CONSTITUCIONAL PELOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO ALTO RIO PARDO NO PERÍODO DE 2013 A 2018

Marconi dos Santos MIRANDA (UNIMONTES) - Brasil
E-mail: marconi.santos@hotmail.com

Daniel Xavier DA SILVA (UNIMONTES) - Brasil
E-mail: dxsilva1999@gmail.com

Jaqueline Souza DURAES (UNIMONTES) - Brasil
E-mail: jaque.s.duraes@hotmail.com

Larissa Gabriela MENDES OLIVEIRA (UNIMONTES) - Brasil
E-mail: larissa.gabrielamds@gmail.com

A saúde é direito de todos e dever do Estado, assim dispõe a Constituição Federal de 1988. A Lei Complementar 141/2012 prevê os percentuais mínimos para aplicação em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) para cada ente federado, sendo que para os municípios esse percentual é de 15%. Nesse sentido, objetivou esta pesquisa evidenciar o desempenho dos municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo quanto ao cumprimento do percentual mínimo de aplicação em ASPS, no período de 2013 a 2018. Para atingir este objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, tendo como ferramenta de análise o levantamento dos dados coletados nos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária, disponíveis no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde. Constatou-se que os 17 municípios analisados apresentaram resultados positivos no desempenho de aplicação em ASPS, ou seja, nenhum dos municípios deixou de cumprir o que fora estabelecido na CF/1988 e na LC 141/2012. Permitiu ainda identificar que 15 municípios destinaram mais recursos à Atenção Básica e 02 à Assistência Hospitalar e Ambulatorial. Destarte, esta pesquisa possibilitou atestar que os municípios da referida Microrregião deram eficácia ao mandato constitucional, destinando recursos mínimos para materialização do direito à saúde da população.

Palavras-Chave:Ações e Serviços Públicos de Saúde. Despesa Pública. Mínimo Constitucional.


O QUE MUDOU COM A PANDEMIA DA COVID-19? ANÁLISE DO CUSTO CORRENTE POR ALUNO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Crislaine de Fátima Gonçalves de MIRANDA (UFPR) - Brasil
E-mail: crislaine.miranda@ufpr.br

Josele Nunes FERREIRA (UFPR) - Brasil
E-mail: josele.ufpr20@gmail.com

Nayane Thais KRESPI (UFPR) - Brasil
E-mail: nkrespi@gmail.com

Blênio Cezar Severo PEIXE (UFPR) - Brasil
E-mail: bleniocsp@gmail.com

Este estudo analisa as mudanças no custo corrente por aluno nas Universidades Federais Brasileiras no período antes e durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Face as diversas medidas sociais e econômicas que foram adotadas pelos governos para amenizar o contágio do novo vírus. Sendo uma dessas a suspensão do ensino presencial e a adesão da modalidade remota nas instituições de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, documental e quantitativa. Para isso, foi coletado dos Relatórios de Gestão de Contas Anuais por meio de pedidos de acesso à informação o indicador de Custo Corrente por Aluno Equivalente de 55 Universidades Federais, nos anos de 2019 e 2020. Esse índice faz parte do rol de indicadores de gestão, exigido desde 2002, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o qual tem a finalidade de medir a eficiência, relacionando todas as despesas correntes das unidades gestoras com o número de alunos equivalentes da instituição. Utilizando os pressupostos do Teorema Central do Limite (TCL) foi possível verificar por meio do teste paramétrico t de Student que as médias dos indicadores não obtiveram mudanças estatisticamente significativas. No entanto, constatou-se que do ponto de vista individual das Universidades Federais, a pandemia impactou nos resultados do custo corrente por aluno, seja no aumento do número de alunos, devido ao atraso do ano letivo, ou pela diminuição devido à grande evasão observada, ou ainda pelo aumento de despesas devido investimento maciço em tecnologia da informação e comunicação nesse período pandêmico.

Palavras-Chave:Gestão de Custos, Custo Corrente por Aluno, Universidades Federais, Teorema Central do Limite, Pandemia da COVID-19


PRIVATIZAÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: EVIDÊNCIAS PARA OS MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES

LETICIA CAROLINE DOS SANTOS LEAL (UNEMAT) - Brasil
E-mail: leticia_aripu@hotmail.com

Cleiton FRANCO (UNEMAT) - Brasil
E-mail: franco.cleiton@gmail.com

Natalie Cristy GUZATTI (UNEMAT) - Brasil
E-mail: natalie_guzatti@hotmail.com

Josiane Silva COSTA DOS SANTOS (UNEMAT) - Brasil
E-mail: josiane.santos@unemat.br

A privatização é frequentemente mencionada como potencial solução para os problemas dos serviços de abastecimento de água. O objetivo do presente estudo foi estimar a relação da privatização da água e indicadores da gestão dos serviços de abastecimento para os municípios mato-grossenses. Foram avaliados com base nos dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento – SNIS coletados no período de 2001 a 2019 para uma amostra de 141 municípios do Mato Grosso. Com relação aos procedimentos para análise de dados utilizou-se a metodologia empírica de Dados em Painel, com a intensão de analisar várias unidades amostrais ao longo do tempo. Os resultados não forneceram evidências fortes de que a gestão da privatização dos serviços de abastecimento de água seja superior a gestão dos serviços públicos. As regressões apresentaram uma relação positiva e significante em termos de Receita, atendimentos e volume de água consumido. No entanto, apresenta resultados de relação negativa quanto ao total de ligações, economias residenciais e eficiência técnica (volume de água produzido/volume de água consumido).

Palavras-Chave:Privatização. Abastecimento de água. Gestão de serviços públicos.


RELAÇÃO ENTRE CUSTOS E VARIÁVEIS DE EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE

Marilene de Melo GOULARTE (UFSC) - Brasil
E-mail: mari.mgcon@gmail.com

Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br

Este estudo analisa a relação entre custos e variáveis de educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), no período de 2010 a 2019. Os dados, obtidos em relatórios e canais oficiais da instituição, foram tratados por meio de técnicas de estatística descritiva, análise de frequência e correlação de Pearson, cujos resultados indicam um crescimento progressivo no custo total do IFC, no decorrer dos anos. Quando analisados separadamente, os gastos com pessoal, encargos e benefícios sociais representam aproximadamente 83%, os gastos com outras despesas correntes em torno de 17% e os investimentos menos de 1% do total do orçamento executado. Por sua vez, as variáveis que caracterizam as atividades desenvolvidas também se elevaram, e acompanharam o processo de expansão institucional: número de servidores, número de alunos, número de cursos, número de ações em pesquisa e extensão. Os resultados indicam que a maioria das variáveis se correlaciona positivamente com o total do orçamento executado no decorrer dos anos. Quando segregados os grupos de despesas, verificou-se que a maior parte das variáveis de educação apresentaram correlações positivas com os gastos, com exceção das correlações de variáveis com o grupo investimentos, que apresentaram correlações negativas. Por fim, conclui-se que existem diversas variáveis responsáveis pelo comportamento dos custos no IFC que, no geral, acompanham o seu crescimento.

Palavras-Chave:Custos em educação. Variáveis de educação. Orçamento executado.




6. Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões



A BUSCA PELA SATISFAÇÃO ORÇAMENTÁRIA POR MEIO DO CONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DO ORÇAMENTO

Gabriel Aparecido MARTINS (UFU) - Brasil
E-mail: g_apmartins@yahoo.com.br

Graciela Dias Coelho JONES (UFU) - Brasil
E-mail: graciela.dcjones@gmail.com

Esta pesquisa tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais envolvidos com orçamento sobre a relação existente entre as características e funções do orçamento com a satisfação orçamentária em uma indústria do setor de bebidas não alcoólicas, localizada numa cidade de grande porte do estado de Minas Gerais. A pesquisa é classificada como qualitativa e descritiva. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado, aplicado de forma eletrônica através da plataforma Google Forms em uma empresa do setor bebidas responsável pela produção e comercialização de bebidas não alcoólicas, localizada numa cidade de grande porte, no estado de Minas Gerais. Os resultados apresentados indicam que a empresa adotada como objeto de estudo, apresenta uma gestão orçamentária eficiente, apoiada em uma boa aplicabilidade das características e funções do orçamento. Observou-se que a comunicação entre os níveis de gestão representa grande importância na busca de um desempenho positivo, assim como para potencializar o orçamento participativo, sendo este uma das principais características do orçamento adotada pela empresa. Por fim, com uma breve abordagem, a gestão de pessoas se apresentou como forte aliada na busca da satisfação orçamentária, alinhada com a aplicabilidade das funções e características do orçamento.

Palavras-Chave:Planejamento Orçamentário, Satisfação Orçamentária, Orçamento Participativo.


A PRECIFICAÇÃO NO SEGMENTO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS: VARIÁVEIS CUSTOS, CONCORRÊNCIA E PERCEPÇÃO DE VALOR PELO CLIENTE

Ana Paula da Rosa DEZORDI (UNIJUI) - Brasil
E-mail: annna.darosa@gmail.com

Euselia Paveglio VIEIRA (UNIJUI) - Brasil
E-mail: euselia@unijui.edu.br

jorge oneide SAUSEN (UNIJUI) - Brasil
E-mail: josausen@unijui.edu.br

Este estudo tem como objetivo geral compreender como as variáveis, custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente interferem na fixação do preço final dos produtos das microcervejarias artesanais. Para isso, realizou-se uma coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores de três microcervejarias artesanais localizadas na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, afim de compreender a relação das variáveis custo de produção e concorrência na precificação final de seus produtos. Após, com base em uma survey, foram coletadas 33 respostas de consumidores de cervejas artesanais afim de verificar os atributos de valor percebido na ótica do cliente. A sistematização ocorreu por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam que as variáveis: matéria-prima diferenciada, qualificação da mão de obra, tecnologias avançadas de produção, utilização da capacidade instalada; custos fixos; custos de produção; preço de mercado; market share; venda de produtos com melhor margem de contribuição, são variáveis determinantes para a formação do preço final do produto das microcervejarias artesanais analisadas, juntamente com os atributos de valor percebido pelos clientes (sabor; qualidade; variedade de produtos; preço; promoção de vendas; local de vendas). Assim, em grau de relevância para a precificação dos produtos se classifica custo de produção e valor percebido pelo cliente como variáveis determinantes e a variável concorrência é analisada, mas com grau de relevância inferior as demais.

Palavras-Chave:Preço. Microcervejarias. Custos. Valor percebido. Concorrência.


A UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE CUSTOS EM MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM UMA REGIÃO DO ESTADO DO PARANÁ

Luana Carolina VELOSO (Unespar) - Brasil
E-mail: luanacarolinavls@gmail.com

Lucas Vieira WALKER (UNESPAR) - Brasil
E-mail: lucaswalker.lux@hotmail.com

Beatriz Negrelli DA SILVA (UEM) - Brasil
E-mail: beatriznegrelli@hotmail.com

Maria Angélica SILVA COSTA (UEM) - Brasil
E-mail: angelscosta3@gmail.com

A contabilidade e gestão de custos é relevante em todas as empresas e devido à natureza e especificidades das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs), a gestão de custos apresenta grande potencial poder informacional. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar como as empresas de pequeno e médio porte, situadas na região do munícipio Campo Mourão, no estado do Paraná realizam a gestão de custos. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Os principais resultados indicam que utilizam mecanismos para gerenciar os custos e o mais utilizado para mensuração dos custos utilizado foi o Método de Custeio por Absorção. A ferramenta que os gestores mais utilizam para cálculo e controle de custos é a planilha de Excel ou planilha parecida, que utilizam diariamente nas MPMEs. Os resultados indicam que os gestores das MPMEs reconhecem e atribuem um alto grau de importância da contabilidade de custos como ferramenta de gestão. Desse modo, o poder informacional proporcionado a partir da gestão de custo são fundamentais para a tomada de decisão das micro, pequenas e médias empresas.

Palavras-Chave:Micro, Pequenas e Médias Empresas. Gestão de Custos. Contabilidade de Custos.


ABORDAGENS DE ESTABELECIMENTO DE PREÇOS E MODELOS DE MARKUP

Aliomar Lino MATTOS (UFES) - Brasil
E-mail: aliomargstones@hotmail.com

José Carlos Tiomatsu OYADOMARI (Mackenzie) - Brasil
E-mail: oyadomari@mackenzie.br

Fernando Nascimento ZATTA (UMESP) - Brasil
E-mail: zatta@hmzconsulting.com.br

A pesquisa tem por objetivo identificar qual abordagem de estabelecimento de preços utilizada por indústria brasileira dos segmentos de agricultura, veículos comerciais e especiais, construção, powertrain e serviços financeiros e indústria de caminhões e ônibus; (ii) identificar a utilização de modelos de markup preconizados por Oyadomari et al. (2018). Relacionados ao trabalho de Liozu et al. (2012), a pesquisa foi realizada empiricamente por meio de estudos de caso mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Identificou-se que as empresas estudadas adotam as abordagens de custos, de valor para o cliente e de mercado. Identificou-se também que formação de preços é o gestor da área pegar as informações de custos fornecidas e aplicar cálculo de markup já estabelecimento de preços envolve estratégias internas com o envolvimento de todas as áreas da organização, tais como, diretorias de preços, comercial, financeira, de produção. Os gestores envolvidos com as políticas de inteligência de mercado, pessoal de marketing, planejamento e controle etc. De modo geral, trata-se de um conjunto de situações e pessoas voltadas para unirem fatores e dimensões estratégicas e operacionais, dos ambientes interno e externo, no intuito de estabelecerem os preços de maneira mais eficiente e com eficácia, pelo comprometimento de todas as áreas da organização, estabelecido por uma cultura de valor para a empresa e clientes. Esta grande estratégia empresarial, determina a um único pensamento, que todo o pessoal e todas as áreas da organização são uma empresa no conceito de estabelecimento de preços.

Palavras-Chave:Abordagens de estabelecimento de preços. Estabelecimento de preços. Formação de preços. Modelos de mark-up.


ALINHAMENTO ENTRE MIX DE PRODUTOS E PRECIFICAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA COOPERATIVA DE LATICÍNIOS

Suzana LORENCINI PEIXOTO (UFES) - Brasil
E-mail: su_za_na_lope@hotmail.com

Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com

O presente estudo buscou aplicar a formação do preço de venda alinhado ao mix de produtos em uma cooperativa de laticínios de médio porte. Teve como propósito identificar as contribuições da utilização do método de precificação alinhado ao mix em uma empresa, tanto para uma gestão de custos melhor como para auxiliar na tomada de decisões. O objetivo foi utilizar esses métodos de forma concomitante para observar de maneira mais detalhada as informações sobre os produtos e quais preços poderiam ser cobrados por eles, se baseando no método da margem para chegar a esses valores. A pesquisa tem como fundamento a análise Custo-Volume-Lucro com base no custeio variável. A metodologia utilizada teve abordagem quali-quantitativa, quantos aos meios foi um estudo de caso com pesquisa de campo e, em relação aos fins, foi uma pesquisa exploratória e descritiva. Os dados utilizados foram retirados de documentos de controle interno da cooperativa, além de entrevistas com gestores e, posteriormente, organizados em tabelas. Os resultados do estudo mostraram a importância de se realizar um mix para visualizar melhor as informações e, da precificação para alcançar resultados mais satisfatórios, assim como sua relevância para tomada de decisão. O objetivo da pesquisa foi alcançado e servirá como contribuição para outros estudos.

Palavras-Chave:Formação do preço. Mix de produtos. Custeio variável. Método da margem.


ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA A PRECIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE EMPRESAS DO SETOR DE PANIFICAÇÃO

Daniela marcal DE MELO (UFU) - Brasil
E-mail: daniela_marcal25@hotmail.com

Carlos Eduardo de OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: universofinanceiro@gmail.com

Erika Monteiro de Souza e SAVI (UFU) - Brasil
E-mail: erikassavi@gmail.com

Laura Brandão COSTA (UFU) - Brasil
E-mail: laurab_costa@hotmail.com

O objetivo deste estudo foi identificar o grau de importância da gestão de custos para a precificação na perspectiva dos gestores de empresas do setor de panificação. A pesquisa de natureza aplicada, possui caráter descritivo, abordagem dos dados possui o formato qualitativo e quantitativo. A coleta dos dados das empresas foi realizada por meio de questionário online, plataforma Google Forms, com questões fechadas e de múltipla escolha, e foi encaminhado aos gestores das empresas do setor de panificação, cadastradas no Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Alimentação e Massas Alimentícias do Pontal do Triângulo (SINPAMA), que possui sede no município de Ituiutaba/MG. Dentre os principais resultados, destaca-se que 71,4% das empresas consideram a “gestão de custos para a formação do preço de venda” como de alto grau de importância. Acerca gestão de custos, pode-se destacar, com alto grau de importância, que 100% das empresas mencionaram o “planejamento e controle dos custos”, 85,7% para o “orçamento dos custos e despesas”, e 78,6% para o “custeio por absorção”. Mencionado como de alto grau de importância na precificação, 92,9% foi para o “custo do produto”, 64,3% para os “dados da contabilidade”, e 57,1% para o “uso do markup”. Em relação aos estudos correlatos, foi possível observar que a maioria dos resultados corroboram com os obtidos no presente estudo. Contudo, pode-se inferir que a gestão de custos importa para a precificação segundo a percepção dos gestores das empresas do setor de panificação.

Palavras-Chave:Gestão de Custos. Formação do Preço de Venda. Precificação. Setor de Panificação.


ANÁLISE DE VIABILIDADE DE CUSTOS E RETORNO DA CULTURA DE NOZ-PECÃ NO PLANALTO NORTE CATARINENSE / BRASIL

Luciano BENDLIN (UnC) - Brasil
E-mail: bendlin@unc.br

Marcelle Werka DE LIMA (FUnC) - Brasil
E-mail: marcelle.financeiro@unc.br

Alessandro MILDE (UNC) - Brasil
E-mail: alessandromilde@gmail.com

Lucas Wantovsky () -
E-mail: Wantovsky,lukas_floriani@hotmail.com

Em função do crescente consumo de Noz Pecã no Brasil, o clima favorável para o cultivo do fruto na região Sul do mesmo país e o bom custo benefício da cultura, o presente trabalho visa analisar a viabilidade de custos e retorno da cultura de Noz-Pecã no Planalto Norte – Catarinense brasileiro. Para tanto, em relação aos objetivos foi desenvolvido uma pesquisa descritiva, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. E quanto a abordagem metodológica, a pesquisa é dita como quali-quantitativo, tendo em vista que as informações são analisadas também a partir de dados numéricos. A coleta de dado se deu através da leitura de artigos, monografias e websites que tratem do assunto, de modo a permitir maior embasamento teórico sobre o tema e para realização do estudo de caso, foi feito entrevistas com agricultores e os estudos também contribuíram para compreender melhor sobre a cultura e os aspectos importantes para o seu cultivo. De posse dos dados, foi realizado a análise de viabilidade econômica, que se deu a partir da Metodologia Multi-índice (MMI), a qual apresenta indicadores que refletem o risco e o retorno do investimento. Com a análise feita, utilizou-se a simulação Monte Carlo, através do software Crystal Ball, considerando a plantação de 100 nogueiras, em uma área de 1 hectare e com horizonte de tempo de 14 anos. Com isso, obteve-se um VPL (Valor Presente Líquido) positivo de R$ 38.139,00, e o ROIA (Retorno Adicional do Investimento) de 1,82%. A partir disso pôde-se concluir que há viabilidade do cultivo da Noz-Pecã no Planalto Norte-Catarinense/Brasil.

Palavras-Chave:Noz-Pecã. Viabilidade econômica. Agricultura


ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS LISTADAS NA B3

Cleiton Rodrigo Buarque SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: cleiton_rodrigo2006@hotmail.com

Valdemir da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: valdemir.silva@feac.ufal.br

O segmento educacional contribui para o desenvolvimento do Brasil através do avanço intelectual e cultural da sociedade. A partir dos anos 2000, com a criação do FIES e PROUNI, a educação superior privada expandiu consideravelmente. Diante disto, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Contudo, em 2015 o cenário mudou drasticamente em virtude da recessão econômica aliada à redução dos recursos do FIES. Assim, as organizações precisaram se adequar a um mercado incerto e em constante transformação através do gerenciamento e controle dos custos, buscando auxiliar a gestão no processo decisório. O objetivo desta pesquisa consiste em investigar o comportamento dos custos das empresas listadas na B3 durante o período de 2012 a 2019. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem quantitativa e análise documental, fazendo uso de demonstrações contábeis das empresas do segmento educacional listadas na B3, no período de 2012 a 2019. Os resultados demonstraram consecutivas variações positivas nas receitas, custos e despesas do segmento durante o período analisado, desacelerando a partir do período entre 2015 e 2016. A média do segmento evidenciou que aproximadamente 50% da RLV é destinada a cobrir o CPV. Na análise de correlação, observou-se intensa correlação entre o CPV e a RLV (0,991).

Palavras-Chave:Serviços educacionais, Comportamento dos custos, Segmento


ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE CARCINICULTURA

Jailson Dos santos SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: jdss159@gmail.com

Eveliny Dias DE MEDEIROS (UFPB) - Brasil
E-mail: eveliny.medeiros@academico.ufpb.br

Maria Silene Alexandre LEITE (UFPB) - Brasil
E-mail: mariasileneleite@hotmail.com

A produção de camarão (carcinicultura) tem um importante destaque na Região Nordeste do país. O cenário atual apresenta organizações em um ambiente competitivo, e por isso, a análise e controle dos custos são ferramentas essenciais para se manter nesse mercado. Este artigo tem como objetivo analisar os custos incorridos em uma empresa de carcinicultura e avaliar a adequação do seu preço de venda sob a ótica dos custos. Para tanto, foi conduzida uma análise custo-volume-lucro e operacionalizado o método de custeio centro de custos (RKW) como sistema de mensuração de custos. Após a aplicação e análise custo-volume-lucro, os resultados evidenciaram que a empresa opera com um volume de produção acima do ponto de equilíbrio para todas as suas fazendas, podendo inferir que os produtos apresentam margem de contribuição positiva. Ademais, foi possível detectar que o centro de custo mais oneroso para a organização foi o centro administração geral das fazendas, seguido dos centros viveiros e berçários, respectivamente, nas fazendas de Araçagi e Mogeiro no Estado da Paraíba. Em contrapartida, na fazenda de Sobrado-PB o centro mais oneroso passa a ser os viveiros, seguido da administração geral e dos berçários, nesta ordem. O preço de venda praticado se comparado com o calculado neste trabalho mostrou que a empresa opera com preços de venda subdimensionados nas fazendas de Sobrado-PB e Araçagi-PB, enfatizando a necessidade de maior atenção para estas fazendas na adoção de medidas corretivas e de controle nos sistemas produtivos destas referidas localidades.

Palavras-Chave:CVL, Método RKW, Carcinicultura


ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO NA CRIAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE: UM ESTUDO EM UMA PROPRIEDADE RURAL DO NORTE DO PARANÁ

Franciele do Prado DACIÊ (UEM) - Brasil
E-mail: frandacie@gmail.com

Jéssica Aparecida FERREIRA MANOEL (UEM) - Brasil
E-mail: jessicamanoelf@gmail.com

MARA CRISTINA PIOVESAN CORTEZIA (UEM) - Brasil
E-mail: mara_piovesan@hotmail.com

Antonio Marcos FLAUZINO DOS SANTOS (UEM) - Brasil
E-mail: amfsantos@uem.br

As pequenas propriedades rurais dificilmente adotam o uso de controles gerenciais, principalmente pela falta de informações a respeito dos benefícios que o uso dessas ferramentas oferece para gestão do negócio. Assim, esse trabalho tem como objetivo empregar o custeio variável como ferramenta de análise dos custos de produção na criação de frangos de corte de uma propriedade rural localizada no município de Cianorte-PR. Foi realizado um estudo de caso em uma propriedade rural com dois aviários, a partir das transações de 2018 e 2019. A coleta foi realizada por meio de uma entrevista com o produtor rural e de documentos que respaldam as atividades no período. Houveram dificuldades em relação a coleta de dados. A análise empregou o custeio variável, ponto de equilíbrio e margem de contribuição como ferramenta para oferecer informações gerenciais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, no ano de 2019, os aviários apresentaram menor margem de contribuição nas operações. A produção dos dois aviários foi superior ao ponto de equilíbrio em todos os períodos, destacando-se o resultado do primeiro aviário no ano de 2018. A comparação de resultados entre aviários mostrou que um deles apresentou melhor resultado líquido. Com isso, identificou-se que a atividade exercida é viável, no entanto, podem existir variáveis que afetam em maior ou menor grau os resultados. Fica também destacada a utilidade da contabilidade como instrumento de controle do negócio e para fins decisórios.

Palavras-Chave:Custeio Variável. Agronegócio. Propriedade Rural. Avicultura. Tomada de decisão.


ANÁLISE DOS FATORES ASSOCIADOS AO SUCESSO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC EM UMA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DO ESTADO DA PARAÍBA

Jaqueline GOMES RODRIGUES DE ARAÚJO (UFPB) - Brasil
E-mail: jgr_jaque@hotmail.com

Jane Kelly Batista Ramalho Pedroza Batista Ramalho PEDROZA (UFPB) - Brasil
E-mail: janekramalho@hotmail.com

Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br

Aldo Leonardo Cunha CALLADO (UFPB) - Brasil
E-mail: aldocallado@yahoo.com.br

O método de custeio ABC representou um marco para a gestão estratégica de custos e um avanço no campo do conhecimento da contabilidade gerencial. Embora seja uma abordagem consolidada na literatura, as discussões sobre sua aplicabilidade prática e utilidade ainda não foram superadas. O presente estudo teve por objetivo analisar os fatores associados ao sucesso do método ABC e que justificam sua utilização de modo permanente em uma indústria de calçados de grande porte localizada no Estado Paraíba, sob a perspectiva estratégica. A pesquisa é de natureza descritiva e para atender ao objetivo proposto foi conduzido um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o sucesso do ABC foi associado aos fins para os quais o método é empregado e escopo de uso de suas informações no processo de tomada de decisão; à capacidade de provocar mudanças nas decisões, especialmente no lançamento de novos produtos; e à qualidade das informações produzidas e como elas atendem as demandas dos usuários nos diferentes níveis hierárquicos da organização. O sucesso do ABC também se mostrou associado a aspectos de seu processo de implementação, como o adequado suporte da alta gestão em termos de investimento em treinamentos e customização do software. A pesquisa contribuiu trazendo evidências de como o ABC é capaz de subsidiar decisões estratégicas em cenários de instabilidade econômica, como o atualmente enfrentado a nível mundial, o que denota a potencialidade do método sobretudo em organizações que possuem seu conceito consolidado.

Palavras-Chave:Método de custeio ABC. Fatores de Sucesso. Decisões estratégicas


APLICAÇÃO DO CUSTEIO VARIÁVEL: A ECLOSÃO DA EPIDEMIA DA COVID-19 E O GERENCIAMENTO ECONÔMICO DE MICROEMPRESA

Dijana Helena DINIZ COSTA VIEIRA (PUC Minas) - Brasil
E-mail: dijana.vieira@gmail.com

Armindo DOS SANTOS DE SOUSA TEODÓSIO (PUC Minas) - Brasil
E-mail: armindo.teodosio@gmail.com

Marinette Santa FRAGA (UFJF e PUC MG) - Brasil
E-mail: marinettefraga@gmail.com

O gerenciamento em contextos de crise, como a gerada pela pandemia da COVID-19, colocam em xeque a continuidade dos negócios, trazendo ainda maior relevância para a gestão de custos, sobretudo aquela gestão que desenvolve indicadores essenciais para a viabilidade econômica das organizações. Devido à relevância da Contabilidade e Gestão de Custos para nortear os negócios e a eclosão da epidemia do COVID-19 no Brasil e no mundo, o presente estudo objetivou analisar a viabilidade econômica da empresa Mercearia A Ltda., localizada em Esmeraldas-MG, por meio da aplicação do Método de Custeio Variável. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, o estudo de caso e a pesquisa documental. O diagnóstico de campo foi o levantamento dos custos e das receitas relativos ao primeiro semestre de 2019 e ao primeiro semestre de 2020. A etapa seguinte foi alocá-los na estrutura do Método de Custeio Variável. Quanto aos resultados, a pesquisa alcançou o seu objetivo que era verificar a viabilidade econômica da empresa por meio desse método contábil. A necessidade de gerenciamento econômico surgiu devido à preocupação dos impactos da pandemia da COVID-19, sendo que o principal resultado revelou que a empresa, no ano de 2020, rendeu 40,70 vezes a mais quando comparada com a do primeiro semestre de 2019, uma vez que as vendas aumentaram, destacando-se o faturamento do segmento Alimentos. Em relação aos custos fixos, eles não alteraram, de maneira expressiva. O aumento dos custos dos produtos foi repassado para o consumidor final sem alteração da margem de contribuição.

Palavras-Chave:Método de Custeio Variável. Gestão de Custos. Micro e pequenas empresas.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE IFES: UMA ABORDAGEM ASSOCIADA A INDICADORES DE CUSTOS

anna cecilia PETRASSI (UFSC) - Brasil
E-mail: cicapetrassi@gmail.com

Matheus Soares BRUM DE MELLO (UFPB) - Brasil
E-mail: matsbmello@gmail.com

Carla Mendonça ALBUQUERQUE (UFPB) - Brasil
E-mail: carla.mendonca@academico.ufpb.br

Sergio Roberto PINTO DA LUZ (UFSC) - Brasil
E-mail: sgrpluz@gmail.com

Antonio Sergio DA SILVA (UNIFEI) - Brasil
E-mail: serginho@unifei.edu.br

Luiz Carlos Fernandes DE LIMA (UNIFEI) - Brasil
E-mail: luiz.cf.lima@unifei.edu.br

Este artigo apresenta um rastreamento dos trabalhos acadêmicos sobre indicadores de desempenho em universidades, com destaque para a discussão entre os estudos que tratam sobre indicadores de desempenho com viés voltado para a gestão de custos na administração das universidades públicas federais. Nesse sentido, buscou-se levantar, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), os artigos que foram publicados sobre o tema nas bases internacionais Web of Science e Scopus, bem como na base nacional Scielo. Também foi realizada uma busca complementar na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Posteriormente, foi realizada a associação dos termos de busca e filtro temporal para o período de 2010 a 2020. Como resultados, constatou-se que muitos trabalhos têm como objetivo a análise da eficiência orçamentária, com o intuito de aumentar a eficiência no uso dos recursos. Alguns desses apresentaram os rankings universitários sendo utilizados para avaliação das instituições de ensino superior. Algumas ferramentas de auxílio ao processo de definição dos indicadores visam nortear os processos de tomada de decisão, tais como: Indicadores Balanceados de Desempenho - Balanced Scorecard (BSC), Indicadores Chave de Desempenho - Key Performance Indicators (KPIs) e Análise Envoltória de Dados - Data Envelopment Analysis (DEA). Além disso, outro aspecto que foi fortemente percebido nos artigos, consiste na observação de que os indicadores de desempenho geralmente não consideram as heterogeneidades encontradas no setor das IFES.

Palavras-Chave:Indicadores de Desempenho, Indicadores de Gestão, Educação Superior, Universidades Públicas


COMPARATIVO DA LUCRATIVIDADE DE LINHAS DE PRODUÇÃO UTILIZANDO O MÉTODO UEP: ESTUDO DE CASO

Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodney.wernke@unisul.br

O artigo objetivou mensurar, comparativamente, o custo de transformação dos produtos de duas linhas de fabricação para conhecer a margem de contribuição fabril total desses segmentos em determinado período. Foi utilizada metodologia do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. O método das Unidades de Esforço de Produção (UEP) foi utilizado para apurar os custos de transformação do mix produzido nas linhas “Prensa” e “Tubos”, o que facilitou o cálculo da margem de contribuição fabril total desses setores produtivos. Os resultados decorrentes permitiram dessumir que a linha de produção “Prensa” é a mais lucrativa, porque foi responsável por 57,83% do resultado operacional do mês, apesar de ter somente 47,16% de participação no faturamento mensal. Ou seja, mesmo vendendo menos que a linha “Tubos” (R$ 84.260,66 contra R$ 94.406,53), os produtos da linha “Prensa” conseguiram gerar margem de contribuição fabril maior (R$ 32.469,39 contra R$ 23.678,46). A contribuição ocorre pelo uso do método UEP numa fábrica de pequeno porte com a finalidade de conhecer a lucratividade de suas linhas de produção, uma abordagem que não costuma ser encontrada na literatura sobre métodos de custeio.

Palavras-Chave:Resultado por linha de produção. Custo de transformação. UEP.


COMPORTAMENTO DOS CUSTOS E DESPESAS NAS EMPRESAS DO SETOR DE AGRONEGÓCIO LISTADAS NA BOLSA BRASILEIRA

Lorena Ellen SANTOS (UFU) - Brasil
E-mail: lorena.e.santos@gmail.com

Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br

Denize Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: denize_ld@hotmail.com

A análise do comportamento dos custos é relevante para o desempenho econômico-financeiro das empresas pois, para se manter no mercado diante das condições de competitividade, é necessário conhecer o desempenho e o comportamento dos custos para a tomada de decisão tempestiva e assertiva. No Agronegócio a análise do comportamento dos custos tem ganhado relevância face a instabilidade do negócio, que é dependente de fatores como clima, qualidade de insumos e volatilidade de preços. Assim, busca-se analisar o comportamento dos custos e despesas das empresas do setor de Agronegócio (Agricultura; Carne e Derivados e Açúcar e Álcool) listadas na bolsa brasileira no período de 2010 a 2019. A metodologia utilizada foi do tipo descritiva, documental e quantitativa, com a utilização de análises estatísticas de correlação. Os principais resultados indicaram que o CPV consome grande parte da RLV, em torno de 80%, e que os custos têm uma tendência de acompanhar os preços de venda, demonstrando que as empresas conseguem administrar bem a formação dos preços para atingir uma margem bruta positiva em seus resultados. A média do percentual das DF em relação às RLV foi elevado, mas esta estrutura de endividamento pode ser caracterizada pelo próprio ciclo operacional característico do segmento. Os resultados de correlação entre as variáveis RLV e CPV, RLV e DV e RLV e DGA se apresentaram fortemente associadas, de forma positiva, indicando que os custos e despesas acompanham a receita gerada pela operação das empresas demonstrando a coerência da gestão dessas empresas neste aspecto.

Palavras-Chave:Comportamento dos Custos. Setor do Agronegócio. Custos no Agronegócio.


CUSTO PARA IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DE UVA NO PLANALTO NORTE CATARINENSE E PERSPECTIVAS DE RETORNO: COMPARANDO SISTEMA ESPALDEIRA E MANJEDOURA

Luciano BENDLIN (UnC) - Brasil
E-mail: bendlin@unc.br

Marcelle Werka DE LIMA (FUnC) - Brasil
E-mail: marcelle.financeiro@unc.br

Patricia Queiroz DOS SANTOS (UNC) - Brasil
E-mail: patricia.queiroz@aluno.unc.br

Fernando De Almeida DOS SANTOS (UNC) - Brasil
E-mail: fernando.almeida@aluno.unc.br

O presente estudo analisa os custos de produção e as expectativas de retorno de investimento e os riscos associados ao cultivo de uva comparando dois sistemas de condução, cultivados na região do Planalto Norte de Santa Catarina, o sistema espaldeira com produção aproximada de 800 caixas de 10 kg por hectare de uva Niágara Branca ou Niágara Rosada, e o sistema manjedoura com uma produção aproximada de 2000 caixas de 10 kg por hectare do mesmo tipo de uva. Ambos com ciclos produtivos de cinco anos. Trata-se de uma pesquisa aplicada quanto a sua natureza, descritiva quanto ao seu objetivo e de estudo de caso quanto à estratégia de abordagem do problema. As informações e os dados coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas foram sistematizadas em um fluxo de caixa projetado nos respectivos prazos, a partir de uma TMA de 6% a.a. Utilizou-se a Metodologia Multi-índice para a análise do retorno e dos riscos envolvidos. A partir dos resultados encontrado, recorreu-se a simulação Monte Carlo, através do software Crystal Ball, que apontam que o VPL médio da opção 700m³/st/há para 14 anos supera em R$16.869,00 a opção de 420 m³/st/há para 7 anos, o mesmo ocorrendo com a TIR/média em 4,76% e o ROIA/médio em 3,46%. Embora os resultados das duas variedades estudadas podem ser considerados satisfatórios, evidenciando que a escolha de uma opção em relação a outra dependerá da oportunidade que se apresente em relação a reaplicação do ganho, os valores encontrados evidenciam que a estratégia de cultivo da uva pelo sistema de condução manjedoura apresenta maior retorno ao investidor.

Palavras-Chave:Agronegócio. Viticultura. Decisões de Investimento


CUSTOS DE PRODUÇÃO DO CAFÉ CONILON: ANÁLISE EM ALGUMAS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL

Danyelle de Andrade PAULA (UFU) - Brasil
E-mail: danydeandradep@hotmail.com

Lara Cristina Francisco de ALMEIDA FEHR (UFU) - Brasil
E-mail: larafehr@ufu.br

Barbara SCARAMUSSA MAGNAGO (UFU) - Brasil
E-mail: barbarascaramussam@gmail.com

Marcelo TAVARES (UFU) - Brasil
E-mail: mtavares@ufu.br

Daiane da Silva LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: daianelima3110@gmail.com

O objetivo do trabalho foi identificar as variáveis de custos da cultura do café conilon que registraram diferenças significativas entre cidades das principais regiões produtoras do país, no período de 2016 a 2018. A pesquisa é quantitativa, documental e descritiva. Para análise, utilizaram-se a Análise de Variância (ANOVA) e o teste de Scott-Knott para a comparação das médias. Os resultados evidenciaram que o estado do Espírito Santo, segundo maior produtor do país, apresenta, de modo geral, custos mais altos para a cultura do café conilon, e os menores custos foram registrados pelas cidades analisadas de Rondônia. A mão de obra foi o item com maior representatividade nos custos totais, com valor bem acima em relação aos demais, seguida de fertilizantes, também com valores significativos frente ao custo total de produção do café conilon. Verificou-se que os custos de produção são estatisticamente diferentes entre as cidades analisadas, e as variáveis com maior variabilidade em suas médias foram: agrotóxicos, depreciação de máquinas, exaustão de cultivo e remuneração esperada sobre o cultivo. Este trabalho pode contribuir para o conhecimento dos custos na cultura do café conilon entre as cidades pesquisadas, de modo a auxiliar os produtores a realizarem uma adequada gestão de custos para alcançar rentabilidade superior.

Palavras-Chave:Agronegócio. Café conilon. Custos de produção.


DESENHO, IMPLEMENTAÇÃO, SIMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO ORÇAMENTÁRIO E O IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NAS CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS: UM ESTUDO DE CASO

Francisco Isidro PEREIRA (UFC) - Brasil
E-mail: fisidro30@hotmail.com

Domaty Teixeira Barros () -
E-mail: domatydes@gmail.com

As concessionárias de veículos na sua plenitude de formatação de modelo de negócio têm como gênese de receitas três áreas gerenciais que se alinham a uma interdependência estratégica, mas de políticas comerciais e financeiras fortemente impostas pela montadora. A questão levantada foi: como a lógica orçamentária se encaixa na estrutura do negócio de uma concessionária de veículos? Para empreender uma reflexão foi usufruído do próprio espaço laboral, delineando um estudo de caso do tipo único. No percurso de 23 meses (2018-2020), foi desenhado um plano orçamentário para fins reflexivos no segmento empresarial cerne do estudo empírico. A abordagem metodológica, apoiou-se numa pesquisa predominantemente qualitativa. Recorreu as técnicas da entrevista semiestruturada, a observação do tipo não participativa e a análise documental. O plano de registro dos dados contemplou os diários de campos, aplicativos de mensagens de textos, tablet e algumas vezes papéis avulsos. O tratamento analítico decorreu do confronto de material empírico com os elementos teóricos levantados e análise de conteúdo, com a devida identificação das categorias e subcategorias. O plano de validação foi calcado no retorno as fontes sempre quando surgia das dúvidas e as imprecisões de entendimento. O advento da crise sanitária serviu como prova promissora de quão robusta é a configuração orçamentária esboçada. Os dados inconsistentes e mal interpretados não se evidenciaram, persistindo, todavia, os dados de natureza dúbia.

Palavras-Chave:Concessionária de automóveis, Plano orçamentário, Pandemia, Controladoria.


ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇO UTILIZADAS POR EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CALL CENTER: UM ESTUDO DE CASOS

Gabriela Cardoso SOUZA LOPES (UFU) - Brasil
E-mail: 16gabriella@gmail.com

Lara Cristina Francisco de ALMEIDA FEHR (UFU) - Brasil
E-mail: larafehr@ufu.br

Daiane da Silva LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: daianelima3110@gmail.com

Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br

Este estudo objetivou identificar as estratégias de formação de preço adotadas por empresas prestadoras de serviços de call center localizadas na região do Triângulo Mineiro. Adotou-se a pesquisa de campo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com funcionários de duas grandes empresas de call centers. Os principais resultados evidenciaram que os custos, a concorrência e os clientes são analisados na formação de preço, sendo os custos considerados o elemento mais importante. Os clientes e a concorrência, apesar de analisados, foram considerados menos importantes, visto que essas informações são utilizadas como termômetro de negociação e não como estratégia para a formação de preço. O objetivo principal das empresas com o estabelecimento do preço é a obtenção de lucro. Ademais, as empresas pesquisadas tentam fidelizar seus clientes e oferecer qualidade do serviço prestado, e estão abertas ao diálogo e à negociação para se chegar a um preço que seja razoável para ambas as partes. Constatou-se também que é dada importância à formação de preço, pois existe uma área responsável pela análise e aprovação das decisões relativas a preço com envolvimento da diretoria. Esses resultados evidenciam a relevância dada pelas empresas às estratégias de precificação para alcançar seus objetivos e mostram a importância do controle de custos já que o custo é o fator primordial na definição do preço de venda. Entretanto, cada empresa apresenta suas particularidades, pois além dos custos, uma delas se preocupa com a diferenciação em qualidade e a outra com os preços praticados pela concorrência.

Palavras-Chave:Estratégias de formação de preço. Empresas prestadoras de serviços. Call Centers.


FATORES CONSTITUTIVOS PARA ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DA GESTÃO DE CUSTOS

Silvio Paula RIBEIRO (UFMS) - Brasil
E-mail: spribeiro@hotmail.com

Macla Toyoko TSUNODA (UFMS) - Brasil
E-mail: toyomacla@hotmail.com

Thamires Fernandes de OLIVEIRA (UFMS) - Brasil
E-mail: thamiresfoliveira1@gmail.com

Tamires Sousa ARAÚJO (UFMS) - Brasil
E-mail: tamiresousa124@hotmail.com

O presente estudo tem o objetivo de identificar os fatores mais utilizados na gestão de custos pelos microempreendedores durante a pandemia de Covid 19. De modo específico visa identificar se a pandemia da Covid 19 trouxe mais dificuldades para administrar os custos. A obtenção dos dados foi por meio de uma aplicação de um questionário estruturado, junto aos microempreendedores. A análise dos dados obtidos foi baseada em uma análise fatorial exploratória. A partir dos resultados, foi possível identificar 09 (nove) fatores utilizados na gestão de custos pelos microempreendedores: anotações dos custos em planilhas no computador ou em agendas/cadernos, controle de entradas e saídas de dinheiro do caixa, anotações de todo gasto realizado, comparação do preço com o dos concorrentes, previsão do custo do concorrente, previsão os bens, direitos e obrigações da concorrência, analisa a vida útil dos produtos, faz o custeio da qualidade, define os preços dos seus produtos estrategicamente. Estes fatores foram classificados em quatro componentes, com percentual de 80,904 de variância explicada. Vale ressaltar que a pandemia da Covid 19, não trouxe outras dificuldades na gestão de custos.

Palavras-Chave:Gestão de custos. Determinantes. Análise fatorial exploratória.


GESTÃO DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS IMPORTADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CHINA E PORTUGAL

Hugo Micael DE OLIVEIRA FARIA (UFES) - Brasil
E-mail: hmicael25@gmail.com

Suhua XU (UFES) - Brasil
E-mail: huanna2034@gmail.com

Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com

A presente pesquisa objetiva em formar e comparar os preços de venda dos produtos importados em dois países diferentes: Portugal e China, através da análise dos custos variáveis e fixos baseada na modelagem de precificação Mark-up, cuja finalidade é identificar as contribuições da gestão de custos e precificação no processo decisório de importações. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso em uma empresa importadora, de natureza exploratória, descritiva e bibliográfica, utilizando dos relatórios internos e planilhas de controle de custos de importação da empresa, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos através da análise mostram que é possível aplicar a ferramenta de gestão de custos no processo de importação no Brasil, demonstrando para os gestores da empresa e os interessados da área a importância de gestão de custos na análise dos custos para formação de preço de venda e melhora na assertividade para a tomada de decisões. Nesse sentido, considera-se que o problema da pesquisa foi respondido e o objetivo foi alcançado por meio dos resultados das tabelas apresentadas no texto.

Palavras-Chave:Gestão de custos. Preços de venda. Importação.


GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE URBANO POR APLICATIVO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NA VISÃO DO PRESTADOR DE SERVIÇOS

Igor Gomes da Silva SANT'ANA (UFES) - Brasil
E-mail: igorgssantana@gmail.com

Renzo Soares Regattieri OLIVEIRA (UFES) - Brasil
E-mail: regattieri07@gmail.com

Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com

A presente pesquisa objetiva utilizar o método de custeio variável alinhado a indicadores econômicos e financeiros a fim de verificar a contribuição da gestão de custos na escolha da melhor opção para o prestador de serviço de transporte por aplicativo. Para obter respostas ao questionamento, metodologicamente se realizou um estudo de caso exploratório e descritivo, com investigação bibliográfica e abordagem qualitativa e quantitativa. Dessa maneira, possibilitou-se a identificação dos diversos riscos, custos e receitas ligados a cada estrutura estabelecida de prestação de serviço, com dados obtidos através do custeio variável com o auxílio do programa M.S Excel - 2016, para, por fim, calcular os indicadores e confrontar os resultados. Os achados demonstram que o custeio variável, aliado à ponderação qualitativa de riscos, gera informações que podem subsidiar o processo de decisão entre diversos cenários, melhorando a assertividade de seus usuários na escolha. Nesse sentido, conclui-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado permitindo aos prestadores de serviço de transporte por aplicativo identificar a melhor escolha dentre as opções disponíveis.

Palavras-Chave:Viabilidade econômica. Custeio variável. Transporte por aplicativo.


GESTÃO DE CUSTOS PARA SERVIR EM UMA TRANSPORTADORA DE OBRAS DE ARTE

Iara Aparecida Ferreira SOARES (Fipecafi) - Brasil
E-mail: iara_ferreira03@hotmail.com

Juliana Ventura AMARAL (FIPECAFI) - Brasil
E-mail: juliana.ve.amaral@gmail.com

A abordagem de custos para servir como ferramenta estratégica de gestão diz respeito ao custo para atender o cliente, uma vez que é o próprio cliente quem gera o lucro à empresa. Neste estudo, houve a aplicação do conceito em uma transportadora de obras de arte de São Paulo. Trata-se de uma investigação do impacto do servir na lucratividade de três diferentes tipos de clientes/projetos a fim de transparecer sua relevância nas tomadas de decisão. Os dados foram obtidos mediante estudo de caso sendo que houve a autorização dos responsáveis legais para realização das três técnicas empregadas: (i) análise documental; (ii) observação e (iii) entrevista. A análise de dados priorizou a abordagem qualitativa e foi realizada baseando-se no método de custeio ABC (Activity Based Costing). Os achados revelaram uma queda na rentabilidade de cada cliente estudado e as contribuições práticas basearam-se em, através dos achados, amparar a empresa, e demais empresas que estejam vivenciando situações similares, com informações para possíveis tomadas de decisão e mais controle de custos. Do ponto de vista teórico, este estudo contribui com o avanço da discussão sobre a temática.

Palavras-Chave:Custos para servir. Custeio baseado em atividades. Rentabilidade por cliente. Transportadora.


IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE CUSTOS NA ÁREA DA SAÚDE: ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS

Márcia Mascarenhas ALEMÃO (UNIFEMM) - Brasil
E-mail: marcia.alemao@yahoo.com.br

Carolina Silva CARAM (UFMG) - Brasil
E-mail: caram.carol@gmail.com

Luciana Mara Rosa MILAGRES (HC-UFMG) - Brasil
E-mail: lucianarosamilagres@gmail.com

Keyla de Cássia BARROS BITENCOURT (UFMG) - Brasil
E-mail: keylacbarros@gmail.com

DIANA MARTINS BARBOSA (FHEMIG) - Brasil
E-mail: dianambarbosa@yahoo.com.br

O objetivo do presente estudo foi identificar o estado da arte das potencialidades e desafios na implantação da gestão de custos na área da saúde. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva realizada no banco de dados do Congresso Brasileiro de Custos. O critério de inclusão dos trabalhos foi o de abordar a temática da implantação do custo na área da saúde. Para tal, procedeu-se a seleção dos resumos que apresentam as palavras-chave “saúde”, “custos” e “implantação”, simultaneamente, no corpo do resumo, totalizando uma amostra de 14 trabalhos. Os resultados apontaram que de todos os artigos publicados nas edições do Congresso Brasileiro de Custos, apenas 14 (0,29%) discutem a temática. A maioria (57,1%) foi submetido ao evento entre os anos de 2003 e 2009; a maioria (50%) utiliza o método ‘Estudo de Caso” em Hospitais (35,7%). Sobre metodologia de gestão de custos adotado, a maioria (50%) não apresentou nenhum método especificamente. Conclui-se que a produção da temática da gestão de custos é escassa, mas, os artigos encontrados discutem a importância e destacam suas potencialidades para a gestão dos processos e para a qualidade da assistência prestada. Os desafios evidenciaram a ausência de cultura de gestão de custos e a operacionalização das metodologias aplicadas a cada cenário. Estimula-se a produção na área, considerando sua relevância na sustentabilidade dos serviços e na transparência de informações

Palavras-Chave:Saúde. Custos. Implantação. Gestão


INTEGRAÇÃO VERTICAL E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO EM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

Alan Junior DO NASCIMENTO (Unisinos) - Brasil
E-mail: alanjrnascimento@live.com

Carlos Alberto DIEHL (Unisinos) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br

Marcella Soares PICCOLI (Unisinos) - Brasil
E-mail: cellapiccoli@gmail.com

Este estudo foi realizado no contexto de saúde brasileiro, no qual a contribuição da saúde suplementar é muito maior que em outros países do modelo Beveredgiano. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a integração vertical e o desempenho econômico-financeiro das operadoras de planos de saúde brasileiras. Foram coletadas informações sobre integração vertical e desempenho de 239 das 592 operadoras de planos de saúde médico-hospitalares brasileiras. Os dados foram tratados e analisados no software IBM SPSS. O tratamento contou com análises fatoriais confirmatórias, regressões lineares múltiplas e testes de diferença de média. O estudo traz a confirmação da relação positiva entre integração vertical e desempenho. Os principais determinantes do desempenho foram a existência de incentivos para que os usuários usem os serviços próprios das operadoras, a existência de clínicas de especialidades, ambulatórios e centros de diagnóstico próprios, considerando que o modelo explica apenas 20,2% do desempenho.

Palavras-Chave:Integração Vertical. Desempenho. Operadoras de planos de saúde.


LA GESTIÓN ESTRATÉGICA DE COSTOS. ESTUDIO DEL POSICIONAMIENTO ESTRATÉGICO EN ALGUNOS EMPRENDIMIENTOS EN ÉPOCA DE PANDEMIA EN LA R. O. DEL URUGUAY EN EL 2020. ESTUDIO DE CASOS.

Ana Maria GOLPE (UdelaR) - Uruguai
E-mail: anagolpe@adinet.com.uy

Lorena SILVEIRA (FING) - Uruguai
E-mail: loresilv@fing.edu.uy

Mariana RAMOS (Udelar) - Uruguai
E-mail: ramosmar@montevideo.com.uy

En año el 2019 el mundo se vio conmocionado por una pandemia: la enfermedad coronavirus (Covid 19). Desde su inicio hasta agosto de 2021 según la Organización Mundial de la Salud (OMS) se han producido 4:291.462 muertes y 202:490.807 casos reportados. Todos los países se vieron obligados a tomar medidas a causa del alto contagio y de las muchas variantes por la mutación del virus, a la vez que muchos laboratorios comenzaban con investigaciones para poder llegar a una solución. Las medidas tomadas han sido muy variadas: desde no tomar ninguna medida en particular, hasta el cierre total de las actividades. En el caso de Uruguay, se tomaron medidas tempranas y algunos sectores de la economía permanecieron abiertos, dependiendo de la etapa en la cual se estaba. Tanto las empresas como las personas tuvieron que gestionar la tomar decisiones. La gestión en éste trabajo se analiza a través de la Gestión Estratégica de Costos, que es el análisis amplio de los costos que consideran en forma explícita las estrategias y está conformado por tres análisis: la Cadena de Valor, el Posicionamiento Estratégico y de las Causales de Costos. Se analizan básicamente los dos últimos análisis en nueve emprendimientos. Estos casos incluyen micro emprendimientos, emprendimientos individuales, reconversiones de empresas o la incorporación de nuevas áreas por la pandemia. Todos con el mismo objetivo: sobrellevar el contexto y de ser posible obtener ganancias. Existen diferentes realidades, emprendimientos con pérdidas y otros con ganancias en este período.

Palavras-Chave:Covid 19, Gestión Estratégica de Costos, Emprendimientos.


MÉTODO UEP: ESTUDO DE SUAS POTENCIALIDADES PARA O SUPORTE À TOMADA DE DECISÕES

Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin@unochapeco.edu.br

GEOVANE DANIELI TAVARES (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: geovane_tavares@hotmail.com

Silvana Dalmutt KRUGER (Unochapecó) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br

Edicreia ANDRADE DOS SANTOS (UFSC) - Brasil
E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br

O estudo tem por objetivo investigar os elementos potencializadores do método de custeio Unidade de Esforço de Produção (UEP) como ferramenta de suporte à tomada de decisões. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, quantitativa e conduzida por meio de survey junto a 34 empresas do ramo industrial que utilizam o método UEP. Os dados foram tabulados e analisados por meio de testes Kruskal-Wallis e Correlação de Spearman. Dentre os principais resultados, destaca-se que os métodos de equivalência de produção são amplamente utilizados como ferramenta para o suporte à gestão da produção, permitem medir a eficiência e a eficácia da capacidade de produção, gerenciar a capacidade de produção, avaliar os produtos pela sua complexidade de produção, e auxiliam para determinação de modificações nas linhas e mix de produção. O método UEP tem sido aplicado de modo mais abrangente e completo com o passar dos anos, evoluindo com a era digital, possibilitando utilização de maneira mais eficaz e relevante, permitindo uma maior integração com os sistemas de informação e a geração de informações tempestivas para tomadas de decisões.

Palavras-Chave:Métodos de Custeio; Unidade de Esforço de Produção; UEP; Custos.


MODELOS MULTICRITÉRIOS PARA GESTÃO DE CUSTOS NO AGRONEGÓCIO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SISTÊMICA DA LITERATURA INTERNACIONAL

Mauro LIZOT (UTFPR) - Brasil
E-mail: mauro.lizot@unochapeco.edu.br

Flavio TROJAN (UTFPR) - Brasil
E-mail: trojan@utfpr.edu.br

A necessidade de métodos para gestão de custos no agronegócio familiar, bem como a possibilidade de inserção de pesquisas no âmbito das pequenas propriedades rurais e a utilização de modelos multicritério motivaram a elaboração deste estudo. O objetivo do presente artigo é a aplicação de uma metodologia estruturada para formação de um portfólio bibliográfico que permita desenvolver uma análise sistemática da literatura de alto fator de impacto no tema modelos multicritério para gestão de custos no agronegócio familiar. O método de intervenção utilizado para formação do portfólio bibliográfico foi o Methodi Ordinatio, o qual construiu um portfólio de 20 artigos. A análise sistêmica ocorreu por meio de um processo estruturado através da aplicação das seis lentes propostas pela metodologia. Após a análise sistêmica, foi possível identificar lacunas importantes na literatura, as quais resultaram na identificação de oportunidades para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

Palavras-Chave:Agronegócio Familiar. Métodos Multicritério. Gestão de Custos


O GRAU DE RIGIDEZ DOS CUSTOS DOS PRODUTOS E A POLÍTICA DE DIVIDENDOS NO MERCADO DE CAPITAL BRASILEIRO

Sergio Gouveia SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: sergiogouveia97@gmail.com

Lauro Vinício de Almeida LIMA (UFPB) - Brasil
E-mail: lvinicio2@gmail.com

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o reflexo do grau de rigidez dos custos dos produtos vendidos (CPV) na política de pagamento de dividendos das companhias brasileiras não financeiras de capital aberto, no período de 2005 a 2019. O estudo parte da possibilidade de existir rigidez nos ajustes dos custos dos produtos para as empresas que podem não acompanhar as variações nas receitas, inclusive diante de um cenário de diminuição no nível de atividade, comprometendo o resultado e suas destinações, como o pagamento de dividendos. A partir da validação da existência de rigidez no comportamento dos custos na amostra selecionada, por intermédio de um modelo regressivo, adotou-se uma proxy de intensidade dos ativos para mensurar o grau de rigidez e seu reflexo no pagamento de dividendos, utilizando a técnica de dados em painel de efeitos fixos. Como resultado, foram obtidos indícios de que o CPV varia em 0,96% para aumento de 1% na Receita Líquida de Vendas, enquanto diminui apenas 0,89% no inverso. Já um aumento no grau de rigidez dos custos reflete uma diminuição de 0,50 nos dividendos pagos, que também é impactado negativamente pela alavancagem financeira e positivamente pelos fluxos de caixa operacionais, de acordo com os dados da pesquisa. Assim, o estudo inferiu que entidades com maior grau de rigidez na estrutura dos custos tendem a pagar um patamar menor de dividendos.

Palavras-Chave:Custos Assimétricos; Rigidez; Política de Dividendos.


PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS COM A UTILIZAÇÃO DO CUSTEIO ABC

Bibiana Fraga GONÇALVES (UNISINOS) - Brasil
E-mail: bibiana.goncalves21@hotmail.com

Fabrine Krzesinski BATICKOWSKI (UNISINOS) - Brasil
E-mail: fabrinekbatickowski@gmail.com

Taciana MARETH (UNISINOS) - Brasil
E-mail: tacianamareth@yahoo.com.br

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo de precificação de serviços a um centro de serviços compartilhados na qual os custos do CSC pudessem ser atribuídos às unidades de negócios sem a necessidade de rateios. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do segmento imobiliário ao qual se propôs uma metodologia para a precificação utilizando o custeio baseado em atividades com custo pré-fixado e driver de cobrança real. Classifica-se como uma pesquisa descritiva e explicativa com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciados na aplicação do modelo proposto são: correção de distorções na margem de contribuição causadas pela utilização de rateios, inexistência de investimento para sua aplicação e educação na demanda dos serviços em virtude da sua atribuição aos negócios pela variável consumo de serviço. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação do método de precificação por nível de serviço possibilitando o controle e mensuração dos serviços em nível econômico e urgente.

Palavras-Chave:Precificação. Centro de Serviços Compartilhados. Custeio ABC.


QUANTO CUSTA O SEU PRODUTO? FATORES DETERMINANTES PARA A PRECIFICAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS SOB A ÓTICA DOS CONSUMIDORES

Renata Melo ISADORA (FCRN) - Brasil
E-mail: renataisadora.ms@hotmail.com

Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com

Jane Elly NUNES DA COSTA LIMA (FCRN) - Brasil
E-mail: jane_elly@hotmail.com

Natália Queiroz da Silva OLIVEIRA (FCRN) - Brasil
E-mail: natyqs.queiroz@gmail.com

Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com

O objetivo da pesquisa é de identificar os fatores determinantes para a precificação e gestão de custos sob a ótica dos consumidores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo, realizada através de aplicação de questionários com 147 consumidores do município de Mossoró-RN. A análise dos dados se deu através de técnicas da estatística descritiva e da Análise Fatorial Exploratória (AFE). Observou-se que dentre as 21 estratégias propostas pelo instrumento de pesquisa, as práticas que mais atraem e fidelizam os clientes são: atendimento de qualidade e personalizado, segurança ofertada pelo estabelecimento, qualidade do produto, necessidades especiais de cada cliente serem atendidas, boas referências do serviço ou produto, preço diferenciado, benefício final e economia de custos. Por meio da AFE, foram identificados seis fatores que explicam o conjunto das 21 variáveis, apresentando-se assim os fatores determinantes para a precificação e gestão de custos sob a ótica dos consumidores: F1) Segurança, preço e qualidade; F2) Atendimento, conforto e comodidade; F3) Imagem mercadológica; F4) Relação custo e benefício; F5) Análise da concorrência; e F6) Demanda. Assim, o estudo demonstra que, para os consumidores, dentre as estratégias de custos ofertadas pelas empresas, os gestores devem dar prioridade ao atendimento, segurança, qualidade do serviço ou produto ofertados, necessidades especiais de seus clientes, preço e economia de custos, destacando-se a qualidade como a característica mais relevante para a sua satisfação.

Palavras-Chave:Contabilidade gerencial, Gestão Estratégica de Custos, Custos.


RELAÇÕES ENTRE OS ASPECTOS DO CUSTEIO ALVO E FATORES RELATIVOS À ESTRATÉGIA: UM ESTUDO NO POLO INDUSTRIAL DE CONFECÇÕES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE

Célio Beserra de SÁ (UFRPE) - Brasil
E-mail: celio.beserra@yahoo.com.br

Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br

Aldo Leonardo Cunha CALLADO (UFPB) - Brasil
E-mail: aldocallado@yahoo.com.br

O objetivo deste artigo foi investigar as relações entre aspectos do processo do custeio alvo e fatores relativos à estratégia de mercado no âmbito de empresas do setor confecções do polo industrial de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa. As variáveis sobre o processo do custeio alvo foram planejamento, desenho e produção. Os fatores relativos à estratégia considerados foram inovação e mudança, defesa, redução de custos e pensamento estratégico de longo prazo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado que foi enviado para as 110 indústrias cadastradas na base de dados da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Foram obtidos 24 questionários respondidos, representando uma taxa de resposta de 21,82%. Para analisar as relações entre as variáveis investigadas foi utilizado o teste estatístico não paramétrico de Kruskall-Wallis, considerando-se um nível de significância de 95% (p=0,05). Os principais resultados da pesquisa permitiram identificar que a estimação dos custos antes do início da produção, o detalhamento dos custos entre as partes do produto e o monitoramento constante, foram aspectos do processo do custeio alvo que se relacionaram à adoção de pensamento estratégico de longo prazo. Logo, as empresas investigadas que possuem tendência à utilização de aspectos do custeio alvo planejam suas ações considerando o longo prazo.

Palavras-Chave:Custeio alvo. Estratégia. Indústrias de confecções


REVISÃO DO PROCESSO DE CÁLCULO DE CUSTOS E DE PRECIFICAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA DE PEQUENO PORTE

Caroline Adriana ERMANTRAUT (Universidade Feevale) - Brasil
E-mail: carolineermantraut@hotmail.com

Dusan SCHREIBER (Feevale) - Brasil
E-mail: dusan@feevale.br

Ligia STASIAK (Feevale) - Brasil
E-mail: ligia_stasiak@hotmail.com

O ambiente, no qual opera a maioria das organizações do comércio varejista, pode ser caracterizado como de acirrada competição entre os agentes. Este contexto exige das organizações, que atuam no varejo, adoção de medidas para constituir diferenciais competitivos sustentáveis, ou conceber e implementar estratégias que possam diferenciá-las dos concorrentes. Dentre as estratégias disponíveis para a diferenciação, notadamente em mercados que se caracterizam pela homogeneidade da oferta, destaca-se o preço. A diferenciação pelo preço não é um fenômeno recente e tampouco representa um consenso no âmbito da gestão, com a evidenciação, especialmente nas últimas décadas, de novas fontes para a diferenciação. No entanto, diversas pesquisas confirmam que o preço ainda continua sendo um dos critérios mais recorrentes na tomada de decisão de compra. Nesta perspectiva as organizações se deparam com o dilema de optar por uma forma de precificar os produtos, mercadorias ou serviços ofertados ao mercado, dentre as diversas técnicas disponíveis. Trata-se de um desafio relevante, considerando a influência do preço sobre a decisão de compra. Neste estudo foi apresentado o caso empírico de uma organização varejista, de pequeno porte, que realizou uma revisão do processo de precificação, com base na mudança de critério de apuração de custos, com o intuito de calcular o preço que reflete de forma mais apropriada os custos agregados e o enquadramento tributário, de cada um dos itens ofertados. Os resultados evidenciaram mudanças significativas de preços, que contribuíram para a competitividade da organização analisada.

Palavras-Chave:Comércio. Custos. Gestão. Preços. Tributação.


SE CORRER, O BICHO PEGA: ANÁLISE DA RELAÇÃO CAPITAL DE GIRO E CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS NA LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3, DE 2011 A 2020

Diego Batista Silva CARVALHO (PPGADM FAGEN UFU) - Brasil
E-mail: professordiegoc@gmail.com

Arthur Antonio Silva ROSA (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: arthurasr@hotmail.com

Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br

Luciana Carvalho CARVALHO (UFU) - Brasil
E-mail: lucarvalho@ufu.br

A década de 2011 a 2020, no Brasil, apresentou uma série de desafios devido ao grande número de eventos e fatos que podem ser considerados (ou ter ocasionado) crises, principalmente econômicas e financeiras, no país. Dessa forma, este trabalho busca analisar se há relação entre esses momentos de crise e a gestão do capital de giro e dos custos dos produtos vendidos com a rentabilidade das empresas de capital aberto listadas na B3. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com modelos de regressão linear múltipla com dados apresentados em painel. Os resultados indicaram uma relação positiva entre uma melhor gestão do capital de giro e custo de produtos vendidos, os quais são correlatos, na manutenção da rentabilidade empresarial. Conclui-se que uma gestão eficiente de capital de giro, que já é necessária no dia a dia empresarial, é ainda mais importante em momentos de crise, podendo, inclusive, ser vital para a empresa. Os estudos dessa pesquisa contribuíram com o tema por apresentarem dados temporais de um período pouco pesquisado em termos de década, além de demonstrar a importância de estudos já realizados sobre o capital de giro nas empresas. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise das variáveis macroeconômicas na rentabilidade das empresas, também em períodos de crise, além de uma pesquisa pós pandemia da COVID19 para comparar a evolução das empresas entre o antes e depois da crise que encerrou uma década de desafios e iniciou outra década já com desafios.

Palavras-Chave:Crise. ROA. ROE. CPV. Rentabilidade.


TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING (TDABC): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Pedro Henrique DIEHL CABRAL (UFRGS) - Brasil
E-mail: phenriquediehl@gmail.com

Carlos VIEGAS NETO (UFRGS) - Brasil
E-mail: carlosvneto@gmail.com

Ângela Rozane Leal DE SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com

Este estudo busca revisar a literatura sobre o método de custeio Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) de modo a verificar o estado da arte dessa temática. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o TDABC tendo como foco analisar o desenvolvimento da temática ao longo dos 16 anos, tendo como marco a primeira publicação de Kaplan e Anderson, em 2004. O enquadramento metodológico do estudo é qualitativo e quantitativo pela abordagem, descritivo quanto ao objetivo e bibliométrico pelos procedimentos. Os estudos alvos da revisão foram obtidos por meio das bases de dados Web of Science e Scopus. Aplicando critérios de filtragem informados na metodologia foi obtida amostra com 102 artigos científicos, distribuídos por 75 periódicos. Sobre estes artigos foi aplicada uma análise descritiva. Os resultados apontaram para uma expressiva vantagem em relação a quantidade de publicações voltadas a área da saúde e carência por pesquisas em outros setores prestadores de serviços e nas indústrias de modo geral.

Palavras-Chave:TDABC. Método de custeio. Estado da arte.




7. Metodologias de ensino e pesquisa em custos



A ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE DO RN

Francisca Isadora GOMES (UERN) - Brasil
E-mail: franciscagomes@alu.uern.br

Jeovana Carla MEDEIROS (UERN) - Brasil
E-mail: jeovanacarlamedeiros@hotmail.com

CASSIO RODRIGO DA COSTA ALMEIDA (UERN) - Brasil
E-mail: cassiorodrigocontabilidade@hotmail.com

Rosângela Queiroz Souza VALDEVINO (UERN) - Brasil
E-mail: rosangelaqueiroz84@yahoo.com.br

Adriana Martins de OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: adrimartinso@gmail.com

Brena Samara DE PAULA (UERN) - Brasil
E-mail: brenauern2013@gmail.com

Temas como Ética vem sendo frequentemente discutidos na sociedade, o que destaca sua relevância nas profissões, nesse caso, em especial, no exercício da profissão contábil. Em face ao relevante papel da ética profissional contábil, e a percepção dos estudantes quanto a esta, o objetivo geral dessa pesquisa foi evidenciar a percepção dos estudantes de contabilidade do RN quanto à ética profissional contábil. Com relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório e de natureza quantitativa, desenvolvida com base em um questionário respondido pelos estudantes de contabilidade. No tratamento de dados foi realizado um confronto entre o referencial teórico e as respostas obtidas nas coletas de dados. Os resultados apontaram a relevância de ler o Código de Ética Profissional Contábil e aplicá-lo no exercício da sua profissão. Nos resultados pode-se ver que houve consenso entre os participantes de que a atitude do profissional contábil a respeito das questões éticas pode definir seu sucesso ou fracasso, e o profissional que infringe as normas do Conselho Regional de Contabilidade é punido por esse órgão, o profissional contábil tem a obrigação de manter as informações obtidas de forma confidencial no exercício profissional, inclusive no âmbito social e ainda que a maioria dos alunos leu o Código de Ética do Profissional Contábil.

Palavras-Chave:Ética. Código de ética. Profissão contábil.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS BANCOS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA GERENCIAL

Mylla Christie SEVERIANO (UERN) - Brasil
E-mail: myllac_@hotmail.com

Clara Emanuelly DA SILVA DANTAS (UERN) - Brasil
E-mail: clarasdantas853@gmail.com

CASSIO RODRIGO DA COSTA ALMEIDA (UERN) - Brasil
E-mail: cassiorodrigocontabilidade@hotmail.com

Rosângela Queiroz Souza VALDEVINO (UERN) - Brasil
E-mail: rosangelaqueiroz84@yahoo.com.br

Adriana Martins de OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: adrimartinso@gmail.com

Brena Samara DE PAULA (UERN) - Brasil
E-mail: brenauern2013@gmail.com

Os bancos digitais são a mais nova era do mercado financeiro, eles têm a promessa de fazer o que os bancos tradicionais fazem, porém com menos burocracia. Uma avaliação das demonstrações financeiras destes bancos, contribuiria para uma melhor compreensão do cenário econômico-financeiro deles, e então, auxiliaria os administradores para tomada de decisões mais conscientes. Com isso, o objetivo do presente estudo é analisar o desempenho econômico-financeiro como contribuição para o gerenciamento dos bancos digitais, no período de 2017 a 2019 por meio das demonstrações contábeis. A pesquisa torna-se relevante por ser inovadora e contribuir para novos estudos acerca do tema, além de proporcionar o conhecimento da análise das demonstrações financeiras atrelada a contabilidade gerencial como gestão dos bancos digitais. A metodologia aplicada neste artigo para atingir tal objetivo é a descritiva, qualitativa e documental. A pesquisa utilizou os bancos Nubank, Inter, Modal e Original para efetuar os cálculos das análises, estas que podem ser feitas através da contabilidade gerencial de cada instituição. A partir dos dados apurados por meio dos indicadores econômicos e das análises feitas a partir disso, a administração poderá identificar em quais aspectos há acertos e erros, para que assim seja traçado metas para ajustá-los.

Palavras-Chave:Bancos Digitais. Contabilidade Gerencial. Análise das Demonstrações Contábeis.


COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO EM CUSTOS: COMPARAÇÃO ENTRE LITERATURA E MERCADO

Gabriela DE BEM FONSECA (UFRGS) - Brasil
E-mail: profgabrielafonseca@gmail.com

Karen Karen LANGHANZ (UFRGS) - Brasil
E-mail: karenlanghanz@gmail.com

Ariel BEHR (UFRGS) - Brasil
E-mail: behr.ariel@gmail.com

Ângela Rozane Leal DE SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com

As competências profissionais inerentes à área de custos vêm ganhando destaque devido à gama de informações necessárias ao seu desenvolvimento. Com o intuito de aprofundar melhor a temática, o presente artigo objetiva comparar quais competências profissionais para atuação em custos são destacadas pela literatura, comparando-a às competências requeridas pelo mercado de trabalho. Para atingir tal objetivo, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura e um estudo documental para analisar tais competências. Com base nos resultados, apresentam-se os principais achados sobre o tema, a partir dos quais é possível concluir que as competências idealizadas pelo mercado são diferentes das desenvolvidas na academia, sendo o mercado mais voltado a competências comportamentais, e a academia, a competências teóricas.

Palavras-Chave:Competências. Custos. Contabilidade


EXPERIMENTOS EM PESQUISAS DE CUSTOS

Juliana Ventura AMARAL (FIPECAFI) - Brasil
E-mail: juliana.ve.amaral@gmail.com

Paschoal Tadeu RUSSO (Faculdade FIPECAFI) - Brasil
E-mail: ptrusso@terra.com.br

Este estudo teve o objetivo de investigar as características de experimentos em custos. Trata-se de um trabalho que, a partir de indicadores básicos de produção científica, de leis bibliométricas e de análise de especificidades dos experimentos, levantou e mapeou as características de uma amostra de 11 artigos publicados em periódicos internacionais. Os resultados globais bibliométricos sugerem que as discussões do tema ficaram concentradas no período 1998-2016; os periódicos Accounting Review e Accounting Organizations and Society compõem o grupo núcleo (core) com publicações do tema; as principais palavras-chave são relacionadas a informações e julgamentos; a maior parte dos autores mais produtivos é vinculada a instituições dos países baixos. A análise de especificidades dos experimentos revelou que os trabalhos realizados implicam em manipulação das variáveis independentes e priorizam o desenho between-subjects. Os participantes selecionados são na sua grande maioria estudantes, sobretudo de pós-graduação. Não há temas de custos que se repetem nos experimentos, sendo cada qual voltado à análise de uma dimensão específica dos custos, o que pode indicar a oportunidade de replicação de experimentos para aprofundar o conhecimento sobre a temática.

Palavras-Chave:Custos, Experimentos, Pesquisa.


PERFIL DESEJADO DO CONTROLLER PELAS EMPRESAS DO MERCADO BRASILEIRO

Gabriela Oliveira VIEIRA (UNIFESP) - Brasil
E-mail: gabi.o.vieira@gmail.com

Simone Alves da COSTA (Unifesp) - Brasil
E-mail: simone.ac@gmail.com

A Controladoria é uma das áreas que é capaz de produzir informações importantes visando o futuro organizacional, o que faz com que tenha relevância para as tomadas de decisões. Na presente pesquisa, foi observado que não existe um perfil bem definido a respeito das funções, competências e habilidades do profissional de Controladoria, fatores aqui identificados com o perfil do profissional que trabalha nesta área. Assim, o trabalho busca identificar qual o perfil desejado pelas empresas no Brasil para a atuação de controller na atualidade. A pesquisa é de caráter descritivo e documental, tendo utilizado 78 anúncios de vagas de controller, com atuação no Brasil, coletados no LinkedIn em agosto de 2020. Os resultados mostram que as principais funções atribuídas ao controller são: Elaboração de relatórios externos, Controle Interno, Estratégia financeira, Controle e gestão orçamentária, Gestão de recursos, Gestão de projetos e Aderência e conformidade à regulamentação. Já a respeito das principais competências e habilidades necessárias ao cargo estão a capacidade de liderança, o domínio do inglês, a boa comunicação e o bom relacionamento interpessoal. O estudo contribui no sentido de auxiliar tanto na preparação do profissional dessa área, quanto no que diz respeito à revisão na formação acadêmica por parte das instituições de ensino, ajudando potencialmente a reconduzir práticas de ensino vigentes.

Palavras-Chave:Controladoria; Controller; Perfil profissional.




8. Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos



ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA: UM ESTUDO COM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS E REGRESSÃO TRUNCADA

Pallu PANDINI KNOP (UFSC) - Brasil
E-mail: pallupallupallu@gmail.com

Leonardo FLACH (UFSC) - Brasil
E-mail: leoflach@cse.ufsc.br

O presente estudo tem como objetivo comparar a eficiência na gestão de gastos em 7 grupos empresariais de educação superior no país, no período entre 2013 e 2019. O método de pesquisa foi aplicado em duas etapas. Na primeira, foi aplicada a Análise Envoltória de Dados (DEA), para medir a eficiência dos gastos. Na segunda etapa, foi aplicado um modelo de regressão truncada, para correção de viés e teste de significância estatística das variáveis. Os resultados permitiram identificar as entidades mais eficientes, as menos eficientes, e os os fatores que mais influenciam no estabelecimento deste ranking. Cerca de 35% das instituições analisadas por este estudo foram consideradas eficientes. Espera-se que o presente estudo contribua para a literatura cientifica demonstrando quais variáveis desempenham um papel chave na gestão universitária e provocando a discussão da importância da melhoria da eficiência para instituições privadas.

Palavras-Chave:Education economics; Eficiência na gestão universitária; Ensino superior brasileiro.


CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE: EVIDÊNCIAS DA GESTÃO DOS MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES

Murilo Julio LIBARDI (SSP/MT) - Brasil
E-mail: murilolibardi92@gmail.com

Edinéia Souza NUNES (UNEMAT) - Brasil
E-mail: edineia.nunes@unemat.br

Cleiton FRANCO (UNEMAT) - Brasil
E-mail: franco.cleiton@gmail.com

Magno Alves RIBEIRO (UNEMAT) - Brasil
E-mail: magnoalves@unemat.br

Ariel Lopes TORRES (UNEMAT) - Brasil
E-mail: ariellopes@gmail.com

Natalie Cristy GUZATTI (UNEMAT) - Brasil
E-mail: natalie_guzatti@hotmail.com

Os consórcios municipais são resultado de um conjunto de ações e serviços que os estados e municípios realizam para manter a qualidade no sistema de saúde brasileiro, sem que ocorra a privatização da saúde. O objetivo do estudo é demonstrar qual a contribuição dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) de Mato Grosso na gestão dos gastos com saúde pública. A pesquisa é classificada como descritiva, pois utiliza os fenômenos como base para a sua compreensão, a fim de comprovar ou contestar suas hipóteses, com abordagem quantitativa, com uso de dados publicados nos sites do IPEADATA, DATASUS (TABNET) e IBGE. Com relação aos procedimentos para análise de dados utilizou-se a metodologia empírica de Dados em Painel, com a intensão de analisar várias unidades amostrais ao longo do tempo. Os resultados mostraram um incremento positivo e significante de recursos para os cuidados com os recém-nascidos nos municípios consorciados, observando-se também, a redução de recursos e dos indicadores de mortalidade e vítimas de acidente de trânsito, o que demonstra uma melhora na qualidade de vida na região, aumentando, assim, o nível dos indicadores de saúde.

Palavras-Chave:Gestão da Saúde. Consórcios Intermunicipais. Índices FIRJAN.


CUSTOS DE PRODUÇÃO DO AÇAÍ: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Kilvia Cristina AMARAL DA LUZ (UFPR) - Brasil
E-mail: kilvia_cristina@hotmail.com

Simone Bernardes VOESE (UFPR) - Brasil
E-mail: simone.voese@gmail.com

Nayane Thais KRESPI (UFPR) - Brasil
E-mail: nkrespi@gmail.com

O Açaí, produto de uma Palmeira da Amazônia, tem grande relevância econômica e social na Região Norte do Brasil, devido a sua capacidade em gerar emprego para os ribeirinhos e ao caráter ecológico dos Produtos Florestais Não Madeireiros – PFNM. Algumas regiões tendem a ser mais produtivas comparadas com outras, isso ocorre devido aos investimentos em tecnologias, uso de irrigação e logística de transportes que reduzem os custos de produção. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar a eficiência da alocação de custos na produção do açaí nos municípios da Região Norte do Brasil no período de 2008 até 2020. A metodologia utilizada foi o Índice de Malmquist baseado na Análise Envoltória de dados (DEA) que mede a eficiência de Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs) em intervalos de tempo. Como resultado, foi verificado que Abaetetuba (PA) possui o melhor desempenho quanto a Produtividade Total dos Fatores (PTF) e, de forma geral, a PTF da Região pode ser melhorada por meio do índice de eficiência técnica.

Palavras-Chave:Açaí. Índice de Malmquist. Custos


MODELO DINÂMICO E RENTABILIDADE: ANÁLISE DA RELAÇÃO COM O VALOR DE MERCADO

Glauber Rui BUSATTO (UFRGS) - Brasil
E-mail: grbusatto@hotmail.com

Cláudio José MÜLLER (UFRGS) - Brasil
E-mail: cmuller@producao.ufrgs.br

Francisco José KLIEMANN NETO (UFRGS) - Brasil
E-mail: kliemann@producao.ufrgs.br

O tradeoff existente entre liquidez e rentabilidade é um assunto discutido em muitos artigos acadêmicos e livros de contabilidade. Ao mesmo tempo que a liquidez é imprescindível para solvência da empresa, até que ponto manter um elevado nível de capital consegue se traduzir em um retorno econômico-financeiro. Tendo em vista esse contexto, o presente estudo busca verificar se os investidores de empresas de capital aberto auferem um maior valor de mercado para empresas que possuam uma boa gestão da liquidez em conjunto com um nível adequado de rentabilidade. O trabalho se debruça sobre dois períodos distintos da economia, um de crescimento (2004 até 2008) e outro de recessão (2015 e 2016). Como objetivo específico, o artigo busca analisar se as empresas com melhor desempenho nos dois índices mencionados conseguem obter vantagens em ambos os períodos econômicos. Os níveis de liquidez são interpretados através do modelo dinâmico ou modelo Fleuriet; o desempenho econômico-financeiro através do ROIC (Retorno sobre Capital Investido); e valor de mercado pela razão B/M (book-to-market ratio). Através de um modelo de regressão múltipla, encontrou se um coeficiente de correlação (R²) ajustado de 68,78% para a explicação da variável book-to-market ratio, valor significativo para o cenário de publicações de artigos científicos de finanças. Ou seja, conclui-se que existe no mercado uma precificação correta nas empresas que melhor se equilibram entre liquidez e rentabilidade.

Palavras-Chave:Rentabilidade, Liquidez, Fleuriet.




9. Sistemas de controle gerencial e custos



DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO DA CARNE, LISTADAS NA B3, ANTES E APÓS O INÍCIO DA COVID-19

Alexandre SEHN KOECHE (UFRGS) - Brasil
E-mail: alexandre_koeche@outlook.com

Júlia FLACH ALLGAIER (UFRGS) - Brasil
E-mail: julia.all93@gmail.com

Francisca Viviane DOS SANTOS (UFRGS) - Brasil
E-mail: francisca_viviane@yahoo.com.br

Leticia de OLIVEIRA (UFRGS) - Brasil
E-mail: leoliveira13@gmail.com

Ângela Rozane Leal DE SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com

Este estudo objetivou analisar o desempenho econômico-financeiro das quatro maiores empresas do Setor do Agronegócio da carne listadas na B3 S.A., antes e após o início da Pandemia do Coronavírus (período de 2018 a 2020). A análise foi realizada por meio de indicadores financeiros de estrutura de capital e rentabilidade, com foco em especial na Identidade DuPont, calculados com base em valores de contas contábeis das demonstrações financeiras das empresas. A coleta foi realizada por meio das demonstrações contábeis estruturadas e apresentadas no site da B3 S.A. e com o uso da base de dados Economática. A pesquisa se caracteriza como descritiva, de caráter documental e de abordagem quantitativa. Em comparação aos percentuais correspondentes aos indicadores de cada ano e ao cenário econômico do período, a pesquisa utilizou a Correlação de Pearson para a análise das relações entre as variações dos indicadores com relação à variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Ramo Pecuário, no período estudado. Entre os principais achados, evidencia-se uma melhora significativa do Retorno sobre o Ativo e do Retorno sobre o Patrimônio Líquido, em correlações positivas médias e fortes com o crescimento do PIB do setor. Além disso, encontrou-se correlação positiva extremamente forte entre a Receita de Bens e Serviços das empresas e o PIB do Ramo Pecuário. Conclui-se que, no geral, além do crescimento do PIB do setor, apesar da crise econômica resultante da pandemia, as empresas elevaram seu faturamento e melhoraram a lucratividade e a rentabilidade.

Palavras-Chave:Agronegócio, Indicadores financeiros, Identidade DuPont, Controladoria, Economia brasileira.


ESTRUTURAÇÃO DE PRÁTICAS E FERRAMENTAS GERENCIAIS DA ÁREA FINANCEIRA: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS

Juan Ignacio AROZENA (SSP) - Brasil
E-mail: arozenajuani@gmail.com

Cláudio José MÜLLER (UFRGS) - Brasil
E-mail: cmuller@producao.ufrgs.br

Em que pese as pequenas empresas terem uma relevante importância para o desenvolvimento econômico do país, seu índice de mortalidade cresce a cada ano. Um dos principais motivos desta mortalidade, sobretudo nos primeiros anos de existência, é a ausência de planejamento e gestão financeira. Isto posto, o presente trabalho teve como objetivo estruturar práticas e ferramentas da área financeira de uma empresa de pequeno porte que atua na assessoria de investimentos, buscando a melhoria da gestão financeira e, consequentemente, das tomadas de decisões a respeito do negócio. Para isso, no desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método de Design Science Research para criação de uma Ferramenta Gerencial Financeira que centraliza os dados de movimentações financeiras da empresa, gerando seus indicadores financeiros. Evidencia-se, por fim, que este estudo cumpriu com seu objetivo, uma vez que a ferramenta foi estruturada com dois anos de histórico e, posteriormente, foi eficazmente implantada na empresa.

Palavras-Chave:Gestão financeira, Pequenas empresas, Práticas e ferramentas gerenciais, Controle Financeiro.


SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA NAS PEQUENAS E MÉDIAS REVENDAS AGRÍCOLAS - UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA NEO-INSTITUCIONAL

Roberto RODRIGUES (Univ Presb Mackenzie) - Brasil
E-mail: roberto@rrlifeconsultoria.com.br

Octavio Ribeiro de Mendonça NETO (UPM) - Brasil
E-mail: octavio.mendonca@mackenzie.br

José Carlos Tiomatsu OYADOMARI (Mackenzie) - Brasil
E-mail: oyadomari@mackenzie.br

Este estudo resulta da intervenção em Revendas agrícolas de pequeno e médio portes (PMRevs), cujo objetivo foi apresentar os principais fatores críticos que justificam ou contribuem para a ocorrência de dificuldades quanto a sustentabilidade financeira. Através de entrevista, numa associação de distribuidores de insumos agropecuários e veterinários do estado de Minas Gerais, buscou-se captar a visão e opinião do principal executivo quanto aos problemas organizacionais deste segmento; já por meio de questionário semiestruturado, foi aplicado aos proprietários, diretores e gestores financeiros e administrativos de quatro Revendas agrícolas de pequeno e médio portes no estado de MG. O resultado confirma a existência dos problemas relatados na contextualização da pesquisa, mas principalmente, evidencia a presença de elementos isomórficos na gestão, justificando a visão e decisões institucionalizadas e legitimadas nessas organizações consoantes às suas práticas organizacionais, as quais foram consideradas passíveis de revisões e de melhorias que podem ser realizados por meio de eventos customizados (workshops) junto à associação da qual pertencem. Deste modo, priorizar a aplicabilidade de artefatos que contribuam com melhorias organizacionais, como: práticas de gestão relacionadas a mitigação de risco, análise e concessão de crédito, gestão de custos, controle de inadimplência, controladoria, composição e uso de estrutura de capital, acesso a mercado de capitais; bem como objetiva ampliar o campo de visão dos gestores das PMRevs sobre possíveis sinergias e alianças estratégicas entre eles, tendo como base a tomada de decisão racional, conforme (MINTZBERG ET. AL, 1976).

Palavras-Chave:Revendas Agrícolas, Decisão, Sustentabilidade Financeira