XXIX Congresso Brasileiro de Custos
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS DE CUSTOS: PERSPECTIVAS DA ÚLTIMA DÉCADA À LUZ DOS ANAIS DO CBC
Jailson dos Santos SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: jdss159@gmail.com
Eveliny Dias DE MEDEIROS (UFPB) - Brasil
E-mail: eveliny.medeiros@academico.ufpb.br
Fabrício Gomes do NASCIMENTO (UFPB) - Brasil
E-mail: cont.fabriciogomes@gmail.com
Maria Silene Alexandre LEITE (UFPB) - Brasil
E-mail: mariasileneleite@hotmail.com
Com a evolução dos modelos de negócios, a estrutura de custos das organizações vem sofrendo mudanças, ao passo que se evidencia na atualidade, novas abordagens de custos na contabilidade gerencial. Assim, este artigo tem por finalidade fazer um estudo exploratório de quais são essas abordagens e suas perspectivas práticas e teóricas à luz das publicações do Congresso Brasileiro de Custos. Para tanto, foi adotado como método empírico a Revisão da Literatura, através da ferramenta Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). Seu uso permitiu estruturar o portfólio bibliográfico analisado, cujos artigos foram avaliados sob quatro perspectivas (lentes), foram elas: natureza dos trabalhos, tipos de abordagens, mensuração dos custos e avanços teóricos. Os resultados mostraram oito abordagens distintas tratadas na amostra: Custos ambientais; Custos da Inovação; Custos da qualidade; Custos de concorrentes; Custos intangíveis; Custos interorganizacionais; Custos logísticos e Custos transacionais. Esses tipos de custos foram discutidos em trabalhos práticos e teóricos, embora se observou que foram poucos os artigos que mensuram os custos de maneira prática e efetiva, ressaltando oportunidades para pesquisas futuras neste aspecto. Assim, esta pesquisa contribui com a literatura especializada em custos, ao apresentar uma discussão sobre as novas abordagens de custos, contribuindo para construção e evolução do conhecimento científico.
Palavras-Chave:Custos. Abordagens contemporâneas. Revisão da literatura.
ANÁLISE DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: UM COMPARATIVO ENTRE COOPERATIVAS DE CRÉDITO E BANCOS
Gustavo Felipe DE SOUTO (UFSC) - Brasil
E-mail: gfs_souto@hotmail.com
Luiza Santangelo REIS (UFSC) - Brasil
E-mail: luizasantangeloreis@gmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
Esta pesquisa busca verificar se os custos de agências em instituições financeiras que são constituídas e atuam em formatos diferentes (bancos e cooperativas de crédito) possuem a mesma variação. A pesquisa é realizada por meio do levantamento de dados contábeis dos cinco maiores bancos do país em volume de ativos e de todas as cooperativas singulares do sistema cooperativista em que está inserida a maior cooperativa de crédito do Brasil em volume de ativos. Foram utilizados dados trimestrais das demonstrações contábeis que se referem ao período de 2015 a 2020. A verificação se dá a partir das variáveis de taxa de retorno dos ativos (TRA) e da relação entre as despesas discricionárias e as receitas com intermediação financeira (RDF). A análise de dados dividiu-se em duas etapas: na primeira foi realizada a análise de estatística descritiva das variáveis estudadas e submetendo-os ao teste de normalidade das médias de realização; na segunda foi realizada o teste T de Student para testar as hipóteses, e consequentemente, entender se as médias dos custos de agência são iguais para bancos e cooperativas de crédito. Os resultados rejeitaram a hipótese de que bancos e cooperativas de crédito possuem as mesmas variações nas variáveis testadas nas duas variáveis testadas.
Palavras-Chave:Custos de agência. Cooperativas de crédito. Bancos.
CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE PARA A PERFORMANCE EMPRESARIAL: ESTUDO MULTICASO EM INDÚSTRIAS SALINEIRAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Eliano Emídio DANTAS (FCRN) - Brasil
E-mail: eliano.dantas82@gmail.com
Jeferson Dantas DA SILVA (FCRN) - Brasil
E-mail: jefersondantas2015@gmail.com
Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com
Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com
Jerferson Freitas DA SILVA (UFC) - Brasil
E-mail: jerfersonfreitas111@gmail.com
Caritsa Scartaty MOREIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: caritsa_scarlaty@hotmail.com
O gerenciamento de estoques vem gerando vantagem competitiva às empresas, possibilitando maior competitividade na nova era do consumo e instabilidade do mercado. Portanto, esta pesquisa objetiva analisar o papel da gestão de estoque nos resultados de indústrias salineiras do Rio Grande do Norte. Para o alcance do objetivo da pesquisa, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, mediante estudo multicaso, compreendendo empresas do setor salineiro do Estado Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa três organizações, localizadas em municípios distintos, a saber: Areia Branca, Mossoró e Porto do Mangue. Foram selecionados seis colaboradores, com funções distintas dentro das empresas, para responderem a pesquisa. De posse das informações obtidas por meio das entrevistas realizadas, pode-se afirmar que: a gestão de estoque é importante para a saúde financeira das empresas, assim como, para a sua manutenção no mercado competitivo da indústria salineira no Rio Grande do Norte e que é preciso investir na melhoria dos estabelecimentos utilizados para armazenamento do produto final, assim como, na qualificação dos colaboradores, visando redução das perdas e maior lucratividade da empresa, de modo a possibilitar uma maior eficiência na gestão do estoque.
Palavras-Chave:Estoques. Gestão de estoques. Setor salineiro.
CUSTOS AMBIENTAIS: UM PANORAMA ATUAL SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Marcelo Cristiano de MELLO (UFRGS) - Brasil
E-mail: pesquisa.ctb@gmail.com
Ângela Rozane Leal DE SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com
Procurando investigar a produção acadêmica sobre custos ambientais em periódicos internacionais, este estudo tem o objetivo de identificar os predicados e as conclusões dos trabalhos mais recentes que abordam o referido tema. Com a finalidade de responder a problemática de pesquisa proposta, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, no qual buscou-se sintetizar os resultados dos artigos, seguida de uma revisão bibliométrica com a finalidade de mensurar as particularidades dos trabalhos selecionados. Buscando uma retrospectiva de estudos recentes que englobam custos ambientais, foram analisados 24 artigos na área de Negócios, Gestão e Contabilidade, dentro de um período de seis anos (2016 a 2021), coletados na base de dados Scopus. Os resultados evidenciam que a quantidade de trabalhos que abordam custos ambientais tem crescido no decorrer do período e que existe uma predominância de autores de origem asiática nessa produção. Com relação aos resultados, os trabalhos identificaram achados relacionando custos ambientais com o uso de ferramentas de gestão ambiental (com base nas normas ISO 9001 e ISO 14001), na introdução de veículos elétricos e na utilização de purificadores de ar na suinocultura, além de estudar a evidenciação dos custos ambientais nos relatórios financeiros e a redução do impacto destes gastos no meio ambiente.
Palavras-Chave:Custos ambientais. Contabilidade ambiental. Revisão de literatura.
CUSTOS PEGAJOSOS E A PANDEMIA DO COVID-19: OS IMPACTOS DA PANDEMIA EM EMPRESAS DE CONSUMO CÍCLICO E NÃO CÍCLICO
Ingrid SANTANA DA SILVA (USP) - Brasil
E-mail: ingrids@usp.br
Daniel MAGALHAES MUCCI (USP) - Brasil
E-mail: danielmmucci@usp.br
Márcio Luiz BORINELLI (USP) - Brasil
E-mail: marciolb@usp.br
Este trabalho tem como objetivo identificar a presença de custos pegajosos em empresas de consumo cíclico e de consumo não cíclico, antes e durante a Pandemia do Covid-19. Para isso, a pesquisa, de natureza descritiva e utilizando de estudo de arquivo, usou como base empresas listadas na B3 (Bolsa de Valores do Brasil). Os dados coletados foram do período pré-pandemia, considerando os 5 anos imediatamente anteriores a 2020, e durante a pandemia, considerando os anos de 2020 e 2021. Para o segmento de consumo cíclico, a amostra conta com 49 companhias, enquanto para o segmento de consumo não cíclico, a amostra possui 17 empresas. Com base em análise de regressão de dados em painel, os resultados do trabalho indicaram, a inexistência de custos pegajosos (ainda que haja assimetria na variação), mas mostrou que nos períodos de incidência de pandemia, os custos tenderam a uma variação mais significativa. Também foi possível observar que em empresas de consumo cíclico os custos são mais flexíveis às variações de receita do que nas de consumo não cíclico, tendo este último grupo uma maior predisposição à incorrência de custos pegajosos.
Palavras-Chave:Custos pegajosos; Sticky cost; Pandemia Covid-19; Empresas brasileiras; Consumo cíclico; Consumo não cíclico.
GESTÃO DE ESTOQUES PARA CONTROLE DE PERDAS: ESTUDO EM UMA REDE SUPERMERCADISTA
Fernando Souza DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: fernandosouzza@ufu.br
Renata MENDES DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: renatamendes@ufu.br
Josilene da Silva BARBOSA (UFU) - Brasil
E-mail: jslene@hotmail.com
Carlos Eduardo de OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: universofinanceiro@gmail.com
O estudo tem como objetivo analisar a forma como é realizada a gestão de estoques para controle de perdas, no contexto de uma rede supermercadista localizada no município de Ituiutaba/MG. Adotou-se como procedimento de pesquisa o estudo de caso. Para o levantamento dos dados foram utilizados questionários, entrevistas, além da observação de relatórios e demonstrações contábeis da empresa. Para a análise dos dados empregou-se abordagem descritiva e análise de conteúdo para as entrevistas e documentos considerados. Os resultados da pesquisa permitiram observar que alguns departamentos apresentam perdas consideráveis, como é o caso do hortifrúti, açougue e padaria. Todavia, as perdas aferidas pela rede entre 2017 e 2021 estiveram abaixo dos indicadores nacionais divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados. De modo geral, pode-se verificar que a empresa utiliza de informações contábeis para o efetivo controle de perdas. Além disso, os colaboradores, em conjunto com o diretor comercial e a gestora de prevenção de perdas, trabalham no controle de perdas na busca por atingir os objetivos e melhorar os resultados da gestão de estoques.
Palavras-Chave:Gestão de estoque. Controle de perdas. Varejo supermercadista.
IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE A PARTIR DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS-FINANCEIRAS: UM ESTUDO COM EMPESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO PERÍODO PRÉ-PANDEMIA E PANDEMIA
Izabelle de Cássia Pereira Leite HAMAMOTO (FEA - USP) - Brasil
E-mail: izabelle_236@hotmail.com
Márcio Luiz BORINELLI (USP) - Brasil
E-mail: marciolb@usp.br
Esta pesquisa objetiva identificar, classificar e analisar os custos da qualidade a partir das informações contábeis-financeiras das empresas MRV Engenharia e Participações S.A., Cyrela Brazil Reality S.A e Direcional Engenharia S.A., uma vez que não é um item obrigatório, no período de 2017 a 2021. Todas as pessoas, em qualquer organização, precisam estar comprometidas com a melhoria contínua e os custos da qualidade deveriam fazer parte do processo decisório da entidade; daí a importância em se identificá-los, mensurá-los e divulgá-los. A pesquisa é classificada como de arquivo, haja vista que trabalhou com as demonstrações contábeis disponíveis, e descritiva, uma vez que busca descrever os custos da qualidade. Foi possível obter como resultado que as empresas trabalham de maneira reativa no que diz respeito à qualidade, tendo em vista a prevalência dos custos de falhas, sugerindo que há espaço para que elas melhorarem a qualidade, diminuindo esta categoria de custos e privilegiando os de controle. Elas poderiam fazer isso corrigindo os erros e trabalhando de forma proativa, como, por exemplo, com auxílio de um inspetor de obras e fazer o monitoramento dos custos totais da qualidade.
Palavras-Chave:Custos. Qualidade. Reativa. Proativa. Informações.
O CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES NA GESTÃO DE CUSTOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Elizabete Ribeiro Sanches SILVA (UNIFEI) - Brasil
E-mail: elizabete@unifei.edu.br
Jailson dos Santos SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: jdss159@gmail.com
Maria Silene Alexandre LEITE (UFPB) - Brasil
E-mail: mariasileneleite@hotmail.com
Daniel Almeida SPÍNOLA (UNIFEI) - Brasil
E-mail: daniel@comagro.com.br
A gestão de custos se faz necessária em todo tipo de organização, inclusive em Instituições de Ensino Superior. Neste aspecto, este artigo tem por finalidade fazer uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a aplicação do Custeio baseado em Atividade no contexto universitário. Para tanto, foi adotada a metodologia PRISMA - Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises para parametrizar e definir o portfólio bibliográfico, cujos dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e seu conteúdo analisado sob a perspectiva das contribuições e desafios da temática. No que diz respeito aos resultados, foi possível destacar o interesse pelo assunto nos últimos 5 anos e as aplicações mundiais do ABC, em diferentes contextos e institutos educacionais. Ademais, ficou evidente as limitações do referido método em relação às suas características intrínsecas de operacionalização, bem como a alternativa apresentada pela literatura para suprimir suas desvantagens, a adoção do Timedriven Activity based Costing em detrimento do seu modelo original. A análise do portfólio bibliográfico buscou ainda traçar o panorama da aplicação do ABC nas instituições brasileiras, o qual mostrou uma literatura escassa e inúmeros desafios no que se refere à gestão de custos nas universidades públicas, a exemplo de controles pouco utilizados e subdimensionalizado à realidade das instituições. Assim, este estudo contribui com o corpo de conhecimento existente, fomentando a discussão acerca da temática e apontando perspectivas para pesquisas futuras.
Palavras-Chave:Custos. IES. RSL.
PERCEPÇÃO SOBRE CUSTOS DA QUALIDADE NO SERVIÇO DE HOTELARIA DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO
Gabriela Lima Veras de MENEZES (UFC) - Brasil
E-mail: gabrielaveras@outlook.com.br
José Glauber Cavalcante dos SANTOS (UFC) - Brasil
E-mail: jglauber_cont@hotmail.com
O estudo objetiva analisar a relevância atribuída aos custos da qualidade na eficiência do serviço hospitalar a partir da percepção dos colaboradores do serviço de hotelaria e dos gestores de um hospital privado filantrópico. Para tal, foi realizado um estudo de caso direcionado a um hospital privado filantrópico em Fortaleza, no estado do Ceará, acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no Nível 3 e que desenvolve diversos serviços na área hospitalar. A pesquisa foi direcionada ao serviço de hotelaria da instituição e, para o alcance do propósito do estudo, foram realizadas entrevistas estruturadas com gestores e colaboradores do hospital. Constatou-se que alguns conceitos, como o de custos, são mais integrados no geral, enquanto outros, como o de qualidade, têm-se uma deficiência maior por parte dos colaboradores em entender e perceber-se como parte do processo, o que suscita a importância de a unidade analisada trabalhar visando a integração de alguns conceitos e de algumas práticas entre todos os colaboradores. Além disso, apurou-se a ferramenta de custos da qualidade não é utilizada na instituição e pouco conhecida, sendo porém sua importância reconhecida pelos gestores.
Palavras-Chave:Custos. Qualidade. Gestão hospitalar.
CASO CVC S.A.: ANÁLISE DE UM SETOR DE RISCO EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19
Laura Brandão COSTA (UFU) - Brasil
E-mail: laurab_costa@hotmail.com
Jordana Peres VEIGA (Ufu) - Brasil
E-mail: jordana_veiga@ufu.br
Lisia de Melo QUEIROZ (UFU) - Brasil
E-mail: lisiaqueiroz@yahoo.com.br
Moisés Ferreira CUNHA (UFG) - Brasil
E-mail: mfccunha@ig.com.br
A pandemia da covid-19 demandou o isolamento social afetando as atividades de lazer. A CVC S.A., empresa consolidada no setor de turismo foi impactada negativamente devido às medidas para conter a doença, ocasionando queda nas receitas, prejuízos recorrentes, além de altos investimentos e lucratividade insuficiente. O caso buscou verificar os riscos operacionais e financeiros do negócio, além de avaliar a situação do seu valor econômico, o qual estava sendo destruído. Os resultados demonstram que a empresa tem possibilidade de melhora no seu Fluxo de Caixa Livre com o retorno das suas atividades operacionais, apontando cautela para futuros investimentos.
Palavras-Chave:Covid-19; CVC S.A.; Condição Econômico-Financeira.
CASO SUZANO S.A.: SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA EM TEMPOS PANDÊMICOS EM MERCADOS EMERGENTES
Lis Daiana Bessa TAVEIRA (UFVJM) - Brasil
E-mail: lisbessa@hotmail.com
Mayra MARTINS (UFU) - Brasil
E-mail: mayra.martins@ufu.br
Lisia de Melo QUEIROZ (UFU) - Brasil
E-mail: lisiaqueiroz@yahoo.com.br
Moisés Ferreira CUNHA (UFG) - Brasil
E-mail: mfccunha@ig.com.br
Com o isolamento social provocado pelo Covid-19 a demanda por papéis reduziu e o preço da celulose foi o mais baixo dos últimos 10 anos. A Suzano, maior produtora mundial de celulose, enfrentou paralização nas fábricas, desvalorização cambial e alterações no mercado consumidor. Buscou-se avaliar: índices da empresa, custo de capital, EVA/MVA e Fluxo de Caixa Descontado para diagnosticar a situação econômico-financeira da Companhia. Os achados apontam baixa demanda, lucratividade em queda; 80% da dívida em moeda estrangeira e destruição eventual de valor do acionista. O Fluxo de Caixa Livre se mantém ao longo do tempo, sugerindo manter o investimento.
Palavras-Chave:Pandemia do Covid-19; Suzano S.A.; Situação Econômico-Financeira.
CASO: AVALIAÇÃO DE RISCOS E CUSTOS DA ENEVA S.A.
Geovane Camilo SANTOS (UFU) - Brasil
E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br
Ivan Ribeiro MELLO (UFG) - Brasil
E-mail: ivan.ribeiro.mello@gmail.com
Lisia de Melo QUEIROZ (UFU) - Brasil
E-mail: lisiaqueiroz@yahoo.com.br
Moisés Ferreira CUNHA (UFG) - Brasil
E-mail: mfccunha@ig.com.br
A ENEVA, empresa brasileira de energia, com negócios em geração e produção de gás natural, possui riscos sistêmicos e não sistêmicos. Buscou-se avaliar os riscos e custos da empresa por meio das técnicas de EVA/MVA e Fluxo de Caixa Descontado visando diagnosticar a situação da empresa e a viabilidade do investimento. Pontos de destaque: sazonalidade da demanda, condicionada a alterações climáticas; preço de negociação da ação acima do projetado; necessidade de altos investimentos em Capex e Giro; Fluxo de Caixa gerado não suficiente para manter o investimento; destruição de valor do acionista. Ressalta-se um cenário propício à venda do Investimento.
Palavras-Chave:Riscos; Custos; Eneva S.A.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTEIO INTEGRADO EM EMPRESAS DE PRODUÇÃO CONJUNTA BASEADO EM EXPERIÊNCIA DE EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE ERP
João Marcelo CANDIDO (Cruzeiro do Sul) - Brasil
E-mail: jmcandido@outlook.com
Este trabalho, baseado na experiência de uma empresa desenvolvedora de software ERP para frigoríficos de abate de bovinos e suínos, tem por objetivo apresentar técnicas e métodos de custeio utilizados em empresas de produção conjunta, especificamente em empresas de abate bovino e as dificuldades que muitas empresas enfrentam na identificação e mensuração de matérias primas, insumos, mão de obra e metodologias adequadas de rateio, na mensuração do custo de produção. Não pretendendo apresentar ferramentas gerenciais ou que sirvam como orientação para a tomada de decisão, nem tampouco definir ou defender o melhor método de custeio ou rateio. Com fulcro apenas no preenchimento de uma lacuna presente na realidade de muitas empresas do setor, buscando simplificar o processo de implantação de projetos de custeio integrado, auxiliar na definição da metodologia de custeio e rateios que melhor se adeque à realidade e as necessidades da empresa.
Palavras-Chave:Produção Conjunta; Custo Integrado; Custeio por Absorção, Custeio Variável; Produção de Miúdos; Produção de Frigorífico.
LUCRATIVIDADE DA COTAÇÃO DE PREÇOS CONSIDERANDO O CICLO FINANCEIRO: ESTUDO DE CASO EM LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodneywernke1@hotmail.com
Apresenta estudo de caso sobre avaliação da lucratividade de clientes ou pedidos no contexto de uma loja de material de construção. Uma planilha de simulação foi elaborada com a finalidade de avaliar o resultado da negociação considerando a margem de contribuição e as despesas associáveis ao ciclo financeiro. Assim, o impacto dos prazos de contas a receber, estocagem e pagamento a fornecedores e tributos é evidenciado a cada cotação de preços. Com isso, se demonstrou que esses prazos podem ser suficientes para que uma venda lucrativa (pelo conceito de margem de contribuição) seja deficitária (ao computar os efeitos do ciclo financeiro).
Palavras-Chave:Lucratividade do pedido. Ciclo Financeiro. Estudo de Caso.
OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS SOB A ÓTICA DO LEAN COST MANAGEMENT
Flávio Luís DE SOUZA LIMA (ReduzaCusto.com) - Brasil
E-mail: flavio@reduzacusto.com
Este trabalho se refere à implantação de uma modelagem de custeio, sob as premissas do Lean Cost Management, em uma indústria de cosméticos utilizando o software Saas RCLean da Reduzacusto.com. O RCLean é uma solução de gerenciamento de custos, com base no custeio ideal, que rastreia continuamente todos os processos de uma empresa, identificando desperdícios que impactam na lucratividade do negócio. Por meio de algoritmo específico permite a simulação de melhorias no fluxo do valor, aumentando a produtividade da empresa e reduzindo o seu custo de operação.
Palavras-Chave:lean cost management; custeio ideal; sistema de custos; rastreamento de desperdícios
A GESTÃO DE CLUBES BRASILEIROS DE FUTEBOL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Pietro Lontra MASIERO (Unisinos) - Brasil
E-mail: pietromasiero2000@gmail.com
Carlos Alberto DIEHL (Unisinos) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br
Maicon Manoel BENIN (Unisinos/Unideau) - Brasil
E-mail: maicon.benin@gmail.com
Sandra Belloli de VARGAS (UNISINOS) - Brasil
E-mail: sandrabelloli@terra.com.br
Este estudo teve como objetivo identificar os meios utilizados por clubes brasileiros de futebol em busca do equilíbrio financeiro durante a pandemia de Covid-19. Para tal, foi realizada uma análise documental de viés descritivo e abordagem quantitativa em relatórios financeiros e informações relacionadas a medidas adotadas pelos clubes. Os principais resultados apontam que as ações adotadas pelos clubes foram majoritariamente de caráter emergencial e englobam principalmente o corte de custos e despesas e a manutenção e captação de sócios. Os achados desse estudo reforçam a importância do investimento em gestão na busca pela sustentabilidade financeira dos clubes, preparando inclusive para possíveis eventos adversos semelhantes à pandemia de Covid-19 que ainda possam ocorrer no futuro.
Palavras-Chave:Pandemia. Futebol. Gestão. Brasil.
APLICAÇÃO DO CUSTO-META NUM EMPREENDIMENTO DO SETOR DE BELEZA E ESTÉTICA
Ridalvo Medeiros Alves de OLIVEIRA (UFRN) - Brasil
E-mail: ridalvo16@gmail.com
Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br
JESSICA MARIA DA SILVA (UFRN) - Brasil
E-mail: jessimd1305@gmail.com
O custo-meta, tratado de forma comercial, ganha mais força ao manter o preço de mercado para o consumidor final e oportunizar o empreendedor a maximizar seus lucros. Relacionando materiais diretos e indiretos, negociações com fornecedores e foco nos resultados, o custo-meta é um aliado forte para o empreendedor que busca de fato compreender as demandas do seu público, para poder trabalhar de forma assertiva na oferta de seu produto ou serviço. O estudo aborda a adesão ao custeio meta como estratégia de planejamento de custos muito mais voltada às necessidades do mercado que, por sua vez, tem definido os preços dos produtos, em meio ao cenário competitivo atual. O objetivo geral é aplicar o custo-meta em um dos serviços prestados pela empresa Jéssica dos Cílios, visando verificar se o preço praticado garante a remuneração mínima desejada pela empreendedora. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido no empreendimento, com abordagens exploratória, bibliográfica e quantitativa. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o serviço estudado apresenta confortável margem de lucro, e que o custo real desse serviço é inferior ao custo-meta necessário para manter a lucratividade desejada.
Palavras-Chave:Custo-meta. Empreendedorismo. Lucratividade.
COMPORTAMENTO DE CUSTOS EM COOPERATIVAS DO RAMO DE AGRONEGÓCIO COM ÊNFASE NOS STICKY COSTS
Denize CAVICHIOLI (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: denize-gcu@hotmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
O estudo teve por objetivo analisar o comportamento dos custos em cooperativas de agronegócio, com ênfase nos sticky costs. Para a consecução do objetivo, foram coletadas observações referentes a custos e receita líquida de vendas da Demonstração de Sobras e Perdas de sete cooperativas do oeste paranaense no período de 2014 a 2020, o que totalizou 49 observações. No que se refere às classificações, tratou-se de uma pesquisa documental, explicativa, quantitativa e longitudinal. Para tratamento dos dados, foi empregada estatística descritiva e regressão na qual a variável dependente foi o custo. Como resultados, obteve-se que os custos das cooperativas do oeste paranaense aumentam em 0,7602% diante do incremento de 1% sobre as receitas líquidas de vendas, o que confirma a assimetria dos custos proposta por outros autores, tais como Anderson, Banker e Janakiraman (2003).
Palavras-Chave:Custos. Sticky Costs. Cooperativa.
CONTRIBUIÇÕES DO CONTROLE DE CUSTOS POR TONELADA EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR MECANIZADA
Jaine Tamires PINTO (UNASP-EAD) - Brasil
E-mail: jaine.jtp@hotmail.com
Luis Fernando da ROCHA (UNASP) - Brasil
E-mail: luis.rocha@unasp.edu.br
Diego Henrique MOREIRA DOS SANTOS (UNASP) - Brasil
E-mail: diego.moreira@ucb.org.br
O agronegócio atualmente é destaque para o desenvolvimento brasileiro, contribuindo para a geração de riqueza do país e a produção de cana-de-açúcar é uma atividade de relevância desenvolvida pelo agronegócio. Para a realização da colheita mecanizada de cana-de-açúcar, as empresas prestadoras de serviços demandam de gastos que precisam ser controlados para demonstrar sua viabilidade. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar quais são as contribuições do controle de custos para a empresa obter conhecimento dos custos e despesas por tonelada e permitir comparar com o valor recebido pela tonelada colhida. Foi realizado um estudo de caso que se caracterizou numa pesquisa descritiva, documental e participante. Os dados foram coletados de fontes primárias da empresa e inseridos no software Microsoft Excel que possibilitou a classificação, segregação, reconhecimento de custo ou despesa e realização dos devidos cálculos. A partir das análises, por meio do controle de custos, verificou-se que o custo total representou R$ 19,00 por tonelada e a despesa total R$ 1,92 por tonelada colhida pela empresa no período. Ainda, identificou-se a representatividade dos elementos no processo da prestação do serviço, permitindo realizar a comparação dos custos e despesas com a receita por tonelada e quantificar o lucro líquido referente a safra de 2021/2022. O controle de custos realizado demonstrou-se relevante para a continuidade da organização e irá permitir uma gestão adequada de custos, visto que os custos auferidos foram expressivos em relação as receitas e precisam ser monitorados.
Palavras-Chave:Controle de custos. Colheita mecanizada. Cana-de-açucar.
GESTÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UM ESTUDO NA CULTURA DA SOJA
AIRSON BATISTA (UFGD) - Brasil
E-mail: airsonbatista@gmail.com
Antonio Carlos VAZ LOPES (UFGD) - Brasil
E-mail: antoniovazlopes@hotmail.com
José Reinaldo MARACAIPE COSTA (UFGD) - Brasil
E-mail: maracaipy@hotmail.com
O presente estudo busca evidenciar a relevância da aplicação do controle e da gestão dos custos no processo de tomada de decisão em propriedades rurais. Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: como o controle de custos pode ser utilizado na apuração de informações para fins de controle e tomada de decisão na produção agrícola em propriedades rurais? A pesquisa determinou-se como: descritiva, aplicada, qualitativa, bibliográfica, estudo de caso e como pesquisa de campo. Seus fundamentos teóricos se pautam na literatura sobre a contabilidade de custos e a gestão de custos aplicada ao agronegócio, no intuito de demonstrar a viabilidade do controle de custos na cultura da soja, através do estudo realizado numa propriedade rural em Douradina - MS. Para coletar os dados, utilizou-se a entrevista informal não padronizada e a coleta de informações junto ao produtor relativos à produção agrícola da safra de soja de verão 2021/2022. O resultado apresentado permite ao produtor conhecer suas despesas e custos de forma mais estruturada e fidedigna que vão auxiliar a tomar decisão sobre o processo produtivo. Decisões que eram tomadas com base em informações meramente estimadas e não consideravam todos os custos e despesas no período. Até mesmo o resultado da produção era subestimado em função do não conhecimento de todos os gastos.
Palavras-Chave:Agronegócios. Controle e Gestão de Custos. Produção Agrícola.
MENSURAÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NA FABRICAÇÃO DE EMBALAGENS DE PIZZA EM UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO E PAPEL CARTÃO.
Carlos Arthur MEDEIROS OLIVEIRA (UFPB) - Brasil
E-mail: arthurafbps3@gmail.com
Em 2020 a indústria brasileira de embalagens gerou 34.208 postos de trabalho e faturou R$17,42 bi, crescendo quatro anos consecutivos, o que acaba acirrando a concorrência e fazendo com que aumentem os riscos de perda de mercado. No que diz respeito aos desperdícios de produção, estes elevam os custos de produção e prejudicam a margem de lucro da empresa. Neste sentido, este artigo, possibilita entender o comportamento dos desperdícios na produção de uma linha específica de produtos em uma fábrica de embalagens, objetivando mensurar os desperdícios relacionados à movimentação desnecessária na fabricação de embalagens para pizza em uma indústria de embalagens de papelão ondulado e papel cartão. Nesse sentido foi necessário identificar o sistema de produção empregado pela empresa na produção de caixas de pizza relacionado ao funcionamento do PCP, identificar os desperdícios ligados à movimentação desnecessária que ocorrem durante os processos produtivos de caixas de pizza, com auxílio da literatura relacionada à Produção Enxuta, realizar a cronoanálise de atividades e a análise dos dados. Foi feito um estudo de caso exploratório, com abordagens qualitativa e quantitativa. O resultado demonstrou que a falta de um método bem estruturado e de uma melhor divisão das atividades afetam negativamente a execução das mesmas de maneira significativa, podendo elevar o tempo de processamento em até 12,07%.
Palavras-Chave:Desperdícios, sistemas de produção, gestão.
REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO AGRONEGÓCIO DO CAFÉ
Tamira Alessandra Barbosa LEAL (UFU) - Brasil
E-mail: tamira1601@gmail.com
Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br
Denize Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: denize_ld@hotmail.com
Lara Cristina Francisco de ALMEIDA FEHR (UFU) - Brasil
E-mail: larafehr@ufu.br
O café é uma das commodities mais comercializadas pelo agronegócio, sendo o Brasil maior produtor e exportador do grão. A cafeicultura vem sendo amplamente explorada no âmbito dos estudos gerenciais, vez que é vulnerável a externalidades e fatores contingenciais, como a pandemia da Covid-19. A presente pesquisa objetivou identificar os principais reflexos causados pela pandemia da Covid-19 nos custos, preço e processo de gestão realizado na cafeicultura. Com abordagem mista, natureza aplicada e objetivos descritivos, realizou-se um estudo de caso em uma fazenda produtora de café, na região do Triângulo Mineiro. Foi realizada entrevista semiestruturada com o gestor da propriedade, observação in loco e testes estatísticos sobre os dados de custo de produção da propriedade, das safras de 2016 a 2021. Como resultado observou-se significativo reflexo da pandemia sobre aspectos de custo, preço e gestão da cafeicultura. Defensivos e fertilizantes foram os itens mais afetados, tal qual os gastos com maquinários, peças e manutenção, e óleo diesel, sendo então possível inferir a forte relação do agronegócio com o mercado internacional, vez que as variáveis de custo mais impactadas foram aquelas cotadas em Dólar ou negociadas fora do país, assim como o próprio preço de venda do café. Como resposta às contingências, o gestor dispôs de estratégias buscando manter a atividade lucrativa. A pesquisa se justifica pela carência de estudos correlatos, relevância da cafeicultura para a economia nacional, e ensejo de auxiliar produtores a se anteciparem às contingências relacionadas nesta pesquisa.
Palavras-Chave:Agronegócio, Cafeicultura, Contabilidade Gerencial, Covid-19.
ROBOTIZAÇÃO NA ORDENHA LEITEIRA E O CONCEITO DO AGRONEGÓCIO 4.0
Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin.antonio@ufms.br
Silvana Dalmutt KRUGER (UFMS) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br
JENIFER FERREIRA GONZAGA (Unigran) - Brasil
E-mail: jenifg@gmail.com
ROSAMARIA COX MOURA LEITE PADGETT (UFMS) - Brasil
E-mail: rosamaria.leite@ufms.br
O artigo teve por objetivo identificar os benefícios da robotização na ordenha leiteira dentro do conceito do Agronegócio 4.0. O estudo foi realizado a partir do ambiente de uma propriedade rural que implementou a robotização na ordenha leiteira em 2021. A análise considera de forma comparativa as informações do processo de ordenha mecanizada (70 animais) com a implantação da robotização (aumento do plantel para 107 cabeças). Os resultados evidenciam entre os benefícios da robotização a redução da demanda de atividades manuais, contribuindo com a redução na mão de obra direta, na redução de custos, tendo em vista que o robô controla o consumo e produtividade por matriz. Além dos aspectos operacionais, a robotização traz benefícios informacionais ao gestor, possibilitando controlar a produção diária por matriz leiteira, qualidade do leite, o consumo, a temperatura (em caso de alguma doença), período fértil e evita desperdícios ou perda de produção, quando existe necessidade de descarte de alguma ordenha. De forma geral, os resultados evidenciam benefícios nos aspectos relacionados com a alimentação das matrizes leiteiras, no controle de saúde e bem-estar animal, na produtividade e com a mão de obra. Destaca-se que os investimentos realizados em tecnologia, conforme preconiza o Agronegócio 4.0, contribui com melhorias operacionais (demanda de mão de obra) e na produtividade, que pode beneficiar a satisfação dos produtores rurais com a atividade leiteira.
Palavras-Chave:Produção de leite. Robotização. Ordenha leiteira. Agronegócio 4.0
VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO SISTEMA COMPOST BARN NA PRODUÇÃO LEITEIRA
Silvana Dalmutt KRUGER (UFMS) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br
Marcelo Luiz PISSAIA (Unochapecó) - Brasil
E-mail: marcelo.pissaia@unochapeco.edu.br
Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin.antonio@ufms.br
O estudo tem por objetivo comparar a viabilidade econômico-financeira da atividade leiteira pelo sistema de compost barn com ordenha mecanizada e robotizada, desenvolvidas em propriedade rural do município de Arvoredo-SC. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como descritiva, realizada por meio de estudo de caso, com análise de cunho qualitativo. A partir do levantamento dos custos da atividade leiteira por sistema de produção, elaborou-se a demonstração do resultado do exercício. Os investimentos foram analisados pelos seguintes métodos de avaliação: payback descontado, taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL). Analisando resultados, a atividade leiteira pelo sistema de compost barn com ordenha mecanizada gerou margem líquida de 42,97% e lucro médio mensal de R$ 29.350,35. O tempo de retorno do investimento é de 2 anos e 3 meses e TIR de 26,01%. Com adequações do sistema de ordenha robotizada, o resultado médio mensal atinge R$ 71.442,18, com margem líquida de 51,81%. Neste sistema o tempo de retorno do investimento é de 2 anos e 10 meses, com TIR de 13,18%. Os resultados evidenciam que, economicamente, o sistema de ordenha robotizada gera melhor resultado e reduz necessidade de mão de obra. De modo geral, resultados identificam a necessidade da utilização da contabilidade como apoio à gestão dos estabelecimentos rurais, visando identificar os resultados por atividades, possibilitar a análise dos investimentos e auxiliar na tomada de decisão.
Palavras-Chave:Contabilidade rural, Compost barn, Ordenha robotizada.
A RELEVÂNCIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA ANÁLISE DA VANTAJOSIDADE NA MANUTENÇÃO DE FROTAS DE VEÍCULOS OFICIAIS
Jardel Antonio DE MARCO (UFSM) - Brasil
E-mail: jardel.marco@ufsm.br
Roberto DE GREGORI (UFSM) - Brasil
E-mail: robertodegregori@gmail.com
A renovação periódica de parte da frota de veículos de uma instituição é necessária, tendo em vista que após certo período de uso os veículos começam a apresentar desgastes e problemas mecânicos, podendo comprometer também o conforto e a segurança de seus usuários, além de se tornarem antieconômicos. O presente estudo se caracteriza como exploratório, tendo por objetivo evidenciar fatores a serem considerados nas análises de vantajosidade na manutenção ou terceirização da frota de veículos oficiais em instituições públicas distantes de grandes centros e com uma frota menor, que faz com que o tamanho da demanda de viagens e utilização dos veículos seja diferente, podendo resultar em custos e resultados diferentes, pois cada instituição pode possuir demandas, utilização, frota e realidades diversas, destacando a relevância da consideração não somente dos custos econômico-financeiros, mas também dos custos de transação envolvidos. Os resultados demonstram que através do conhecimento dos custos de transação envolvidos é possível ter um resultado mais assertivo e melhor aproveitamento dos recursos públicos na tomada de decisão.
Palavras-Chave:Custos. Custos de transação. Gestão de frotas.
ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NOS CUSTOS COM SAÚDE
Helen Maria da Silva GOMES (UFSC) - Brasil
E-mail: helensgomes@hotmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
O objetivo deste artigo é estimar o impacto da pandemia por COVID-19 nos custos com saúde, por meio das despesas municipais liquidadas da cidade de Teresina/PI, com recorte temporal de 24 bimestres. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), com foco nas despesas municipais liquidadas e referentes às subfunções da função saúde. A pesquisa realiza uma análise descritiva dos gastos, em seguida apresenta uma análise do impacto antes e durante a pandemia e, por último, avalia a relação das variáveis de saúde com seus custos. Em relação ao total dos custos no período o maior valor observado foi em assistência hospitalar e ambulatorial. Quanto ao total das contas, o valor máximo observado ocorreu no sexto bimestre de 2020. Os gastos totais em saúde variaram do início da pesquisa para o momento final em 2.477,60%. O Teste-T independente mostrou que o período anterior à pandemia apresenta gastos significativamente inferiores nas contas de assistência hospitalar e ambulatorial e valor total. Na análise por correlação observa-se, na maioria, relação negativa entre as contas com a variável “novos números de casos de COVID-19”, o que indica uma redução da quantidade de casos. Além disso a relação das contas atenção básica e vigilância epidemiológica pode prejudicar a quantidade de testes realizados, o que possibilita a subnotificação de casos. Pode-se concluir que a relação positiva entre a maior parte das contas com a quantidade de pessoas vacinadas ajuda no controle da doença.
Palavras-Chave:Comportamento dos Custos. Saúde. Gastos Públicos. Análise de Custo em Saúde. Pandemia por COVID-19.
ANÁLISE DOS IMPACTOS DO FINANCIAMENTO DO SUS NA GESTÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSCAR
Fábio Antonio CASONATO (UFSCar) - Brasil
E-mail: fabio.casonato@ufscar.br
Andrei Aparecido DE ALBUQUERQUE (UFSCar) - Brasil
E-mail: andrei@dep.ufscar.br
O objetivo deste estudo é analisar em que medida o financiamento do SUS impacta na gestão financeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), administrado atualmente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Para isso, foram coletadas informações financeiras sobre as receitas e o faturamento da entidade nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Os valores dos procedimentos realizados pelo hospital neste período referenciados pela Tabela SUS foram convertidos em valores cobrados pelo mercado com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Comparando os valores obtidos com os custos para realização dos procedimentos, verificou-se que, se os atendimentos fossem realizados pela iniciativa privada, a população pagaria um valor maior pelos mesmos serviços que são oferecidos pelo HU-UFSCar em regime público. Também foi constatada eficiência na utilização dos recursos pela entidade, visto que o valor produzido se mostra superior ao valor utilizado para realização dos serviços.
Palavras-Chave:Gestão Pública. Saúde Pública. Financiamento da Assistência à Saúde. Hospital Universitário Federal. Custos no Sistema Hospitalar.
AVALIAÇÃO DOS CUSTOS EMERGENCIAIS PARA COMBATE À COVID-19 NOS ESTADOS BRASILEIROS
Helen Maria da Silva GOMES (UFSC) - Brasil
E-mail: helensgomes@hotmail.com
Shaiane Pisa KISTNER (UFSC) - Brasil
E-mail: shaiane_pk@hotmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
O objetivo deste estudo é avaliar o panorama dos custos emergenciais para o combate à COVID-19 nos estados brasileiros durante o ano de 2020, além de verificar a relação entre tais custos e o número total de casos, mortes e testes realizados. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise descritiva dos dados, com ênfase nos custos totais e custos específicos dos órgãos da saúde, relacionando-os com a quantidade de casos, de mortes e de testes realizados por meio do Teste de Correlação de Spearman. Os resultados indicaram que há relação significativa positiva entre o custo total e o número total de casos, total de mortes e total de testes. Assim, mesmo com a relação significativa entre os custos emergenciais totais aplicados, tal relação indicou que a medida em que estes gastos aumentavam, o número de infectados e de mortes também aumentavam, resultado oposto do esperado. Entretanto, o número de testes realizados tendia a aumentar, representando a ampliação da capacidade de testagem da população. Concluiu-se que o aumento de casos positivos e da mortalidade do vírus pode estar associado ao pouco conhecimento a respeito de ações eficazes na mitigação do vírus durante o ano analisado, à falta de medicamentos específicos contra a COVID-19, à necessidade de monitoramento frequente, à necessidade de ampliação de leitos de UTI e equipamentos e aos casos de corrupção evidenciados pela mídia.
Palavras-Chave:Saúde. Gastos Públicos. Análise de Custo em Saúde. Pandemia por COVID-19.
CUSTOS DE TRANSAÇÃO EX-POST EM AQUISIÇÕES DE MATERIAIS POR PREGÃO ELETRÔNICO DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
Luís Guilherme RANGEL RAPOSO (UNISINOS) - Brasil
E-mail: guilherme_rraposo@hotmail.com
Carlos Alberto DIEHL (Unisinos) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br
Jéssica Borges MASKE (UNISINOS) - Brasil
E-mail: jessicamaske@outlook.com
A presente pesquisa analisou as causas do aumento dos custos de transação ex-post em aquisições públicas realizadas por pregão eletrônico de Sistema de Registro de Preços, e para tal fundamentou-se na Teoria Custos de Transação (TCT). Foi delimitado o período de 2018 a 2020, e estabelecido que seriam observadas as compras de gêneros alimentícios efetuadas pelo Comando da 3ª Região Militar. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, na qual foram consideradas 461 atas e adotada regressão logística como técnica de análise para serem testadas as três hipóteses de pesquisa formuladas. A regressão logística verificou se o aumento de custos de transação ex-post nas aquisições públicas, neste caso representados por tentativas de renegociação, tem maior probabilidade de ocorrer quando se referem a fornecedores que menos vezes assinaram ata com o órgão estudado, que possuem maior histórico de problemas no âmbito de compras estatais e/ou que ofereceram maiores descontos em seus lances. Os achados não puderam confirmar que frequência e reputação afetam no aumento dos custos, apesar de serem indicados como fatores relevantes no contexto da TCT. Já os descontos obtidos por intermédio dos lances do pregão, quanto menores, mostraram ter forte relação com a tentativa de renegociação, contrariando as premissas teóricas revisadas. Outros aspectos que se mostraram significantes e se apresentaram como prováveis causas para aumentos desses custos foram a distância da sede do fornecedor em relação ao ente, a experiência que a empresa possui e o regime de tributação em que está enquadrada.
Palavras-Chave:Custos de transação. Aquisições públicas. Tentativas de renegociação.
CUSTOS DIRETOS EM SAÚDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE
Suzana LOUREIRO (UEL) - Brasil
E-mail: suzana.loureiro@uel.br
Saulo Fabiano Amancio VIEIRA (UEL) - Brasil
E-mail: saulofav@gmail.com
A saúde é uma dimensão indispensável em qualquer país e, no Brasil, para ampliar a cobertura e o acesso a todos que precisam desses serviços, as ações inerentes à atenção primária, construídas a partir de cada UBS, assumem especial relevância. No entanto, o que se observa é a carência de informações de custos, especialmente no âmbito do setor público municipal. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar a relação do custo direto na eficiência das UBS do Município de Arapongas/PR no ano de 2019. Quanto a caracterização da pesquisa, esta é definida como descritiva, quantitativa e aplicada, desenvolvida por meio do censo das 29 UBS do município de Arapongas/PR. A coleta dos dados foi realizada por meio de dados secundários. A partir desses, foram calculados os custos diretos e submetidos, posteriormente, à análise estatística exploratória/descritiva. Em seguida, realizou-se também uma análise da eficiência das UBS, por meio da DEA. Como resultado, dentre as 27 UBS comparadas, 12 delas (44,44%) apontaram desempenho abaixo da capacidade potencial relativa, as outras 15 unidades (55,55%) foram consideradas 100% eficientes. Espera-se que este estudo contribua com informações que auxiliem os gestores no efetivo controle da aplicação dos recursos públicos em saúde.
Palavras-Chave:Custos. Eficiência e Saúde. Análise Envoltória de Dados.
CUSTOS E SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CUSTOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR
Camila Moliani FERRI (UEL) - Brasil
E-mail: camila_moliani@hotmail.com
Saulo Fabiano Amancio VIEIRA (UEL) - Brasil
E-mail: saulofav@gmail.com
Suzana LOUREIRO (UEL) - Brasil
E-mail: suzana.loureiro@uel.br
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada de um usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) protagonista neste processo. As UBS devem ser capazes de atender as necessidades de APS de um usuário, evitando que ele tenha que procurar outros serviços, como hospitais e prontos-socorros. A gestão das UBS é feita pelos próprios municípios, o que torna mais fácil a possibilidade de alterar práticas e otimizar os serviços prestados. Porém, para isso, é preciso primeiro saber a condição atual, isto é, quanto uma UBS produz e quanto custam aos cofres públicos. Considerando essa problemática, o artigo tem o objetivo de apurar e analisar os custos diretos das 54 UBS, tomando como base o município de Londrina-PR, no ano de 2016. Para tanto, esta pesquisa classifica-se como descritiva, quantitativa e aplicada. Foi realizado um censo com as 54 UBS de Londrina, levantando dados relativos aos custos de cada unidade, bem como valores referentes à produtividade dos servidores nas diferentes funções. A coleta dos dados secundários se deu com auxílio da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e a junção dos dados referentes aos custos totais permitiu identificar que 89,78% são Custos com Pessoal, seguido por Material de Consumo (8,05%) e Custos Administrativos (2,18%). De modo geral, as UBS da zona urbana, acabaram se mostrando mais caras do que as unidades rurais. Conclui-se, portanto, que esta pesquisa pode contribuir como um primeiro olhar sobre um cenário que não tinha estudos como este, servindo como ferramenta ao gestor público para a tomada de decisões.
Palavras-Chave:Custos. Custos em Saúde Pública. Unidades Básicas de Saúde.
CUSTOS INCIDENTES NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DA AGÊNCIA DO TRABALHADOR DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO OESTE – PR
Hugo Henrique SAULLIN-ALVARO (UEM) - Brasil
E-mail: hugosaullin@hotmail.com
Kerla MATTIELLO (UEM) - Brasil
E-mail: m_kerla@hotmail.com
A realização deste trabalho tem como função norteadora o fato de se existir um crescente nível de interesse da população acerca das informações públicas. Porém, ao se pesquisar sobre estudos referentes à aplicação de métodos de custeios no setor público, verificou-se a existência de relativamente poucos trabalhos sobre o assunto, desta forma houve-se a necessidade de obter mais informações sobre os custos na execução dos serviços públicos, neste caso, os oferecidos pela Agência do Trabalhador do Município de Cruzeiro do Oeste no Paraná. O presente estudo busca evidenciar os custos existentes na prestação dos serviços, juntamente com a análise comparativa entre os métodos de custeio por absorção, variável e por atividade. Esta pesquisa é descritiva, com finalidade aplicada, realizada pelos métodos qualitativo e quantitativo. Os métodos aplicados no delineamento da pesquisa foram o documental e o estudo caso-controle. Seu método de abordagem foi o dedutivo e a pesquisa foi feita em campo. A coleta de dados foi feita in loco, com informações fornecidas pelas esferas de administração pública municipal, estadual e federal, que estão diretamente ligadas à manutenção das atividades da Agência. Quanto aos resultados da pesquisa, obteve-se o valor de custo unitário de R$ 88,00 segundo o método de absorção; R$ 79,94 segundo o custeio variável; e para o custeio por atividades tivemos o valor de R$ 93,30 para os encaminhamentos a novas vagas, R$ 105,31 para as requisições de seguro desemprego e R$ 53,58 para as solicitações de carteira de trabalho.
Palavras-Chave:Métodos de Custeio, Setor Público, Agência do Trabalhador
CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
Roberto CARVALHO DE OLIVEIRA FREITAS FILHO (UFERSA) - Brasil
E-mail: roberto.freitas@ufersa.edu.br
Antonio Erivando XAVIER JUNIOR (UFERSA) - Brasil
E-mail: eri_jr@hotmail.com
Thaiseany de Freitas RÊGO (UFERSA) - Brasil
E-mail: thaiseany@hotmail.com
Renato Henrique Gurgel MOTA (UFERSA) - Brasil
E-mail: renatohenriq@gmail.com
Kerginaldo Nogueira de MEDEIROS (UFERSA) - Brasil
E-mail: kerginaldo@ufersa.edu.br
As Universidades Federais precisam constantemente desenvolver seus instrumentos de gestão para o alcance de seus objetivos visando à qualidade no gasto, responsabilidade social e transparência com os recursos públicos. Nesse sentido, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instituiu uma comissão que elaborou o Manual de Apuração de Custos (MAC) com a definição do seu sistema de custos que ainda não foi implantado. O presente trabalho tem como objetivo geral elaborar o plano de ação para implantar o sistema de apuração de custos previsto no Manual de Apuração de Custos da UFERSA. No que compete à metodologia, a presente pesquisa classifica-se quanto à abordagem do problema em pesquisa qualitativa, quanto à natureza tratou-se de uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos, uma pesquisa descritiva, e no que se refere aos procedimentos, foram realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso. Os resultados do estudo permitiram a descrição do Manual de Custos; o levantamento de cada processo envolvendo os custos de acordo com as Variações Patrimoniais Diminutivas com o fluxo atual e o fluxo de acordo com a presente proposta; apresentou-se como a informação de custo deve ser tratada para ser alocada aos cursos de graduação e pós-graduação; propôs-se um Plano de Ação para a implantação do Sistema de Apuração de Custos; e, por fim, foi elaborado um questionário de múltipla escolha para que os requisitantes consigam gerar corretamente o respectivo código do centro de custo.
Palavras-Chave:Eficiência. Sistema de custos. Plano de ação.
EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19
Antonio Rafael Valério de OLIVEIRA (UFCA) - Brasil
E-mail: rafael.valerio@ufca.edu.br
Milton Jarbas Rodrigues CHAGAS (UFCA) - Brasil
E-mail: milton_jarbas@hotmail.com
ANE CAROLINE RODRIGUES LEITE (UFCA) - Brasil
E-mail: carol.ane@live.com
Maria Raquel XAVIER DE ALENCAR (UFCA) - Brasil
E-mail: raquel.alencar@aluno.ufca.edu.br
Geysa Gabriela PINHEIRO GOMES (UFCA) - Brasil
E-mail: geysa.pinheiro@aluno.ufca.edu.br
Paulo Henrique LEAL (UFCA) - Brasil
E-mail: paulo.leal@ufca.edu.br
A pandemia de COVID-19 ficou marcada mundialmente, dentre outros fatores, pelo aumento dos gastos com saúde. O Brasil foi demasiadamente impactado, pois mesmo antes da confirmação do primeiro caso da doença o país enfrentava graves problemas socioeconômicos e fiscais. Assim, um dos maiores desafios para o gestor público, em especial de saúde, consiste em buscar ganhos de eficiência, já que os recursos são escassos, notadamente em tempos de crises. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência administrativa dos municípios da região do cariri cearense no enfrentamento à pandemia de Covid-19, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA), no modelo Retornos Constantes à Escala, proposto por Charnes, Cooper e Rhodes (1978), CCR, e no modelo Retornos Variáveis à Escala, proposto por Banker, Charnes e Cooper (1984) o BCC, com orientação para outputs, para o cálculo da eficiência dos 26 municípios. Com base no CCR, em que considera a proporcionalidade entre inputs e outputs, houve maior número DMU’s eficientes. Em relação ao BCC, o qual admite que a eficiência máxima varie em função da economia de escala. Na média, os municípios obtiveram melhores escores médios de eficiência pelo método BCC em comparação ao CCR. Houve aumento de gastos com saúde, contudo houve desperdício de 3,48% nas análises pelo método BCC. O número de notificados e de confirmados foram as variáveis que apresentaram o maior potencial de melhoria indicando a necessidade de redução do contágio. Além disso, o melhor nível de eficiência não necessariamente ocorre naqueles que tiveram maiores gastos.
Palavras-Chave:COVID-19, Eficiência, Análise Envoltória de Dados (DEA)
GESTÃO DE CUSTOS PÚBLICOS NA SECRETARIA DE SAÚDE: ESTUDO COMPARATIVO ANTES E PÓS COVID EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE
Inara Caroline E LIMA MASTELLA (Unijuí) - Brasil
E-mail: inara_carolinelima@hotmail.com
Euselia Paveglio VIEIRA (UNIJUI) - Brasil
E-mail: euselia@unijui.edu.br
Incluir uma política interna em relação à gestão de custos permite ao gestor a adoção de estratégias eficazes, inclusive no setor público. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar os custos da Secretaria de Saúde de um pequeno Município de forma que potencialize a utilização dos recursos em diferentes cenários. Assim, o estudo tem como questão basilar identificar qual a contribuição dos indicadores de custos na gestão dos recursos da Secretaria de Saúde de um pequeno Município, inclusive em momentos de crises pandêmicas. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas de forma não estruturada, utilizando-se pauta pré-definida, com observação para a identificação da estrutura e funcionamento da Secretaria, além da utilização de relatórios contábeis e de saúde com dados físicos-financeiros. Portanto, com base na coleta de informações foi possível mapear os processos da Secretaria, apurar as transferências e a destinação dos recursos às respectivas atividades, identificando as diferenças antes e pós Covid-19, a média de receita e despesa per capita. Constata-se que a gestão de custos no setor público carece de mais atenção e que sua importância decorre da necessidade da eficiência da administração pública, sendo que indicadores gerenciais auxiliam na tomada de decisão.
Palavras-Chave:Gestão, Custos Públicos, Indicadores, Eficiência, Saúde
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM ENFOQUE NA PROJEÇÃO DE CUSTOS NA ATENÇÃO HOSPITALAR: A ESTRUTURAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO AOS QUEIMADOS EM MINAS GERAIS
Monique Fernanda Félix FERREIRA (FHEMIG) - Brasil
E-mail: moniquefelix@outlook.com
DIANA MARTINS BARBOSA (FHEMIG) - Brasil
E-mail: dianambarbosa@yahoo.com.br
Raquel Aline SCHNEIDER (SES-MG) - Brasil
E-mail: raquel.schneider@saude.mg.gov.br
Alda Sousa () -
E-mail: alda.sousa21@gmail.com
Márcia Mascarenhas ALEMÃO (MárciaAlemao Custos) - Brasil
E-mail: marcia.alemao@yahoo.com.br
No Brasil, o acesso a serviços de saúde como um direito fundamental, encontra diversos obstáculos para a efetivação principalmente no que tange aos princípios de Integralidade, Universalidade e Equidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma tentativa de superar a fragmentação sistêmica do sistema de saúde e alcançar a eficácia da organização interna e superar os desafios do cenário socioeconômico, demográfico, epidemiológico e sanitário, adotou-se o conceito organizativo de Redes de Atenção à Saúde (RAS). A RAS é definida como arranjos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, objetivam garantir a integralidade do cuidado com efetividade e eficiência. Atualmente há quatro redes temáticas consolidadas no país: rede de atenção ao parto e nascimento (Rede Cegonha), rede de urgência e emergência, rede de atenção psicossocial e rede de atenção à pessoa com deficiências. Também são identificadas outras redes e linhas de cuidado que necessitam ser estruturadas como a Redes Estaduais de Assistência à Queimados. As Redes de Queimados, instituídas em 2000, surgiram antes da organização da RAS e configuram-se como gargalos no sistema devido a carência de parâmetros assistenciais, ausência de fluxo regulatório e recursos financeiro necessário para seu custeio. Assim, este estudo visa apresentar uma metodologia para estimar o custo de estruturação da linha de cuidado aos queimados na atenção hospitalar a partir da experiência do Hospital João XXIII de Belo Horizonte – referência para atendimento a queimados da América Latina.
Palavras-Chave:Políticas de saúde, Atenção Hospitalar aos Queimados, Projeção de custo.
PROPOSTA DE MAPEAMENTO E ALOCAÇÃO DE CUSTOS EM UMA UNIDADE SAÚDE ESCOLA
Bruna Angelica CASONATO RIBEIRO (Ufscar) - Brasil
E-mail: brunacasonato2@gmail.com
Andrei Aparecido DE ALBUQUERQUE (UFSCar) - Brasil
E-mail: andrei@dep.ufscar.br
Frente ao atual cenário da saúde pública observa-se um crescimento dos custos com saúde, consequência em sua grande parte, do aumento da expectativa de vida e do avanço da tecnologia, contrastando com recursos muitas vezes insuficientes e limitados. Diante dessa realidade, estimar com precisão os custos e alocá-los em centros de custo são de grande relevância aos gestores, pois permitem uma visão mais clara da realidade financeira, o que permite o reconhecimento de debilidades e a previsão da sistematização dos serviços a serem executados. Este estudo teve como objetivo mapear e alocar os custos da Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos aos centros de custo produtivo, administrativo e intermediário, conforme orientação do Ministério da Saúde, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. O estudo pode ser classificado como exploratório na forma de estudo de caso. Verificou-se que o custo com maior representatividade em termos percentuais foi o de pessoal, representando 80% em 2018 e 79% em 2019 dos custos totais. O centro de custo produtivo obteve o maior custo nos anos de 2018 e de 2019, sendo de 58% e 56%, respectivamente. Quanto aos centros de custo produtivos finais, o com o maior custo foi o de Fisioterapia. O modelo desenvolvido se mostrou relevante em termos de informações disponibilizadas aos gestores da USE/UFSCar que podem auxiliar no seu processo de tomada de decisão e por indicar elementos que ainda podem ser demandados e incluídos no processo de gestão.
Palavras-Chave:Custos na Saúde. Centros de Custos. Unidade Saúde Escola
SIMULAÇÃO DE CUSTOS PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES E SERVIÇOS ASSISTENCIAIS EM HOSPITAL PÚBLICO REGIONAL DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS – FHEMIG
Pedro Henrique PIMENTA SILVEIRA CRESPO (FHEMIG) - Brasil
E-mail: pedro.pimenta@fhemig.mg.gov.br
DIANA MARTINS BARBOSA (FHEMIG) - Brasil
E-mail: dianambarbosa@yahoo.com.br
Maria Thereza Coelho Papatela JABOUR (Fhemig) - Brasil
E-mail: mtcpapatela@gmail.com
A mensuração de custos é premissa para compor uma proposta de contratualização em saúde, no entendo, esta raramente é cumprida. A gestão de custos fortalece a transparência e auxilia na tomada de decisão pelo gestor. A definição adequada de valores para custeio hospitalar no contrato subsidia um bom planejamento, promovendo alocação ajustada de recursos, evitando excessos de ajustes contratuais, refletindo a realidade atual e onde se pretende chegar. O conhecimento dos custos e do desempenho dos hospitais públicos tornam-se fundamentais para alocação eficiente de recursos e melhoria na qualidade dos serviços prestados. Este estudo objetiva descrever o método utilizado para dimensionar custos hospitalares, dado um perfil assistencial traçado para um dos hospitais da Rede FHEMIG. Esse dimensionamento de custos é estratificado em custos gerais, manutenção de servidores estatutários e médicos residentes, e contratação complementar de recursos humanos, considerando a necessidade de complementação do quadro de recursos humanos do hospital. Por meio do método apresentado o valor estimado para custeio do hospital foi de R$ 130.624.837,02 por ano, sendo 77,3% deste valor destinado à contratação e manutenção de recursos humanos. Em contraponto o atual valor do contrato firmado entre a instituição e o gestor municipal é de R$ 9.608.570,64, o que abre o debate sobre a sustentabilidade dos hospitais públicos do SUS, assim como, os mecanismos de compensação não previstos na contratualização.
Palavras-Chave:Custos hospitalares. Contratualização. Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.
TDABC NA MENSURAÇÃO DE CUSTOS DOS PROCESSOS SELETIVOS REALIZADOS PELA COMPERVE/UFRN
Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br
Ridalvo Medeiros Alves de OLIVEIRA (UFRN) - Brasil
E-mail: ridalvo16@gmail.com
Jonathan de Souza Barbosa () -
E-mail: jonathan201164@hotmail.com
O serviço público brasileiro tem exigido cada vez mais dos gestores públicos a administração eficaz e eficiente dos recursos, e a contabilidade de custos é uma importante ferramenta no auxílio desses gestores. O presente trabalho objetiva aplicar o TDABC no cálculo de processos seletivos realizados pela COMPERVE/UFRN. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. O processo seletivo escolhido para aplicação do TDABC foi o da “Residência Integrada Multiprofissional em Saúde 2020”, e a escolha foi motivada pela abrangência de sua composição no universo dos processos realizados pela COMPERVE. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista não estruturada. Os resultados mostram que a taxa do custo de capacidade da COMPERVE foi de R$ 61,61 por hora. O tempo de execução das atividades realizadas no processo escolhido foi de 2.366 horas, totalizando um custo indireto de R$ 145.769,26, enquanto o total de custos (diretos e indiretos) foi de R$ 298.310,44. A impossibilidade da mensuração dos gastos com energia elétrica e a subjetividade na obtenção dos tempos das atividades foram fatores limitantes dessa pesquisa. Apesar disso, a pesquisa mostrou potencial na geração de informações de auxílio gerencial e controle da administração pública.
Palavras-Chave:TDABC. Custos de processos seletivos. Contabilidade de Custos.
TRANSPARÊNCIA FISCAL E ESTRUTURA DAS RECEITAS E DESPESAS PÚBLICAS: ESTUDO NOS MUNICÍPIOS CEARENSES
Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro MACÊDO (UVA) - Brasil
E-mail: francymacedo2011@gmail.com
Mariane de Oliveira MARIANO (UFC) - Brasil
E-mail: mary_anneoliveira@hotmail.com
Iana Pereira DA SILVA (UVA) - Brasil
E-mail: ianapereira95@gmail.com
Este estudo traçou como objetivo analisar a influência da transparência fiscal na estrutura das receitas e despesas públicas dos municípios cearenses. Para isso, realizou-se pesquisa descritiva conduzida por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A amostra compreendeu os 184 municípios cearenses. Para tratamento dos dados utilizaram-se medidas de estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. Os resultados mostraram que não se podia afirmar que existia relação entre o nível de divulgação de informações fiscais (transparência fiscal) e as receitas recebidas. No entanto, verificou-se que o índice geral de transparência influenciou a alocação de recursos em despesas específicas. Ao final, constatou-se que quanto maior era o nível de transparência do município, menor eram as despesas com o poder legislativo, previdência e assistência à saúde e maiores eram as despesas com educação, cultura e comunicação.
Palavras-Chave:Tansparência fiscal. Receitas. Despesas. Municípios. Ceará.
UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA (PUBLIC CHOICE THEORY)
Gian Leonardo SAULLIN ALVARO (UEM) - Brasil
E-mail: leo_saullin@hotmail.com
Rosane Satie HIRASHIMA (UEM) - Brasil
E-mail: satie_hirashima@icloud.com
Hugo Henrique SAULLIN-ALVARO (UEM) - Brasil
E-mail: hugosaullin@hotmail.com
Simone Leticia Raimundini SANCHES (UEM) - Brasil
E-mail: slraimundini@uem.br
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre as finanças públicas da Prefeitura do Município de Maringá/Pr através da análise dos limites de Despesa Total com Pessoal, a Dívida Consolidada Líquida, a Inscrição de Restos a Pagar e a Disponibilidade de Caixa Líquida sob a perspectiva da Teoria da Escolha Pública (Public Choice Theory). Os dados quadrimestrais foram obtidos no FINBRA e SICONFI e construiu-se o banco final com as variáveis determinadas pela LRF. O período de análise são os quadrimestres de 2009 à 2017 e tem como resultado de que as decisões tomadas pelos gestores públicos são influenciadas pelo cumprimento da legislação e pelo interesse político; bem como de os limites dos gastos estão abaixo dos Limites Prudenciais estipulados pela legislação vigente. Através dos métodos regressivos, foi possível identificar que os gastos se apresentaram abaixo do Limite Prudencial e através da análise de impulso-resposta foi possível apresentar o impacto de que os limites de gastos se manterão conforme a legislação. O estudo faz se condizente com a Teoria da Escolha Pública (Public Choice Theory).
Palavras-Chave:Lei de Responsabilidade Fiscal, Teoria da Escolha Pública, Public Choice Theory,
ANÁLISE CUSTO, VOLUME E LUCRO NA GESTÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO: UM ESTUDO DE CASO
Kenia Regina Peres GUIMARAES (UFU) - Brasil
E-mail: keniarpg@gmail.com
Edvalda Araujo LEAL (UFU) - Brasil
E-mail: edvalda@facic.ufu.br
Mara Alves SOARES (UFU) - Brasil
E-mail: mara.fagen.ufu@gmail.com
Edileusa GODÓI DE SOUSA (UFU-FAGEN) - Brasil
E-mail: edileusagodoi@gmail.com
O objetivo desta pesquisa é demonstrar a aplicabilidade da análise Custo/Volume/Lucro em um hospital veterinário de pequeno porte, na cidade de Uberlândia/MG, tendo como foco a investigação da aplicação da análise da margem de contribuição e ponto de equilíbrio para o processo decisorial. A análise do CVL permite verificar alterações nos lucros, custos e preços de venda. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza descritiva, abordagem qualitativa e quanto ao procedimento foi realizado um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação em um hospital veterinário, além de entrevistas não estruturadas com o proprietário e análise documental. Os dados analisados foram organizados e analisados por amostragem, considerando-se os procedimentos realizados pelo hospital, sendo: consultas, cirurgias, internações e exames, no período de outubro 2019 a dezembro 2019, que serviram para apuração dos custos e receitas do hospital veterinário. Os resultados indicam que a cirurgia é o procedimento que apresenta maior margem de contribuição, além de que foi possível identificar o ponto de equilíbrio por procedimento, permitindo ao gestor ter maior controle e decisão gerencial do negócio, contribuindo para o crescimento e melhor desempenho da empresa no mercado de atuação.
Palavras-Chave:Análise custo-volume-lucro. Margem de contribuição. Ponto de Equilíbrio. Hospital Veterinário
ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DO ALHO NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO PAÍS
Bruno Luís de Noronha CARVALHO (UFV) - Brasil
E-mail: bruno.noronha@ufv.br
Ney Paulo MOREIRA (UFV) - Brasil
E-mail: ney.moreira@ufv.br
Matheus Santos MARQUES (UFV-CRP) - Brasil
E-mail: matheus_marques486@hotmail.com
Matheus Henrique VIANA (UFV-CRP) - Brasil
E-mail: matheusv120402@gmail.com
O presente trabalho teve como objetivo analisar a composição dos custos de produção do alho nas principais regiões produtoras do Brasil, bem como verificar se existem diferenças significativas na utilização de tais insumos produtivos. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória quanto a seus objetivos, e quantitativa quanto aos seus meios. Foram analisados os custos de produção do alho, com base em relatórios de custos, do período de 2017 a 2021, disponibilizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para as regiões de Cristalina/GO, Flores da Cunha/RS, Frei Rogério/SC e São Gotardo/MG. Foi empregada a análise de estatísticas descritivas, bem como o teste de Kruskal-Wallis para verificar a existência de diferenças significativas na composição dos custos dos municípios estudados, seguido do teste Dwass-Steel-Critchlow-Fligner para comparações múltiplas. Os resultados evidenciaram que os custos mais representativos na cultura do alho foram: i) Sementes e Mudas, ii) Mão de Obra e iii) Fertilizantes. O teste de Kruskal Wallis revelou existirem diferenças significativas na composição dos custos com Operações com Máquinas, Fertilizantes e Outros Custos, tendo o município de Flores da Cunha/RS, de forma geral, apresentado os menores gastos, se comparado ao consumo dos demais municípios.
Palavras-Chave:Agronegócio. Custos de produção. Alho.
ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS EM INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO: UM ESTUDO DA CIDADE DE SOROCABA
Hellen de Castro OLIVEIRA (UFSCAR) - Brasil
E-mail: helleencastro@icloud.com
Nara ROSSETTI (UFSCAR) - Brasil
E-mail: nara@ufscar.br
Jorge Luís FARIA MEIRELLES (UFSCar) - Brasil
E-mail: jorgeluis@ufscar.br
O presente trabalho tem por objetivo levantar informações e analisar como as empresas do setor industrial no município de Sorocaba (SP) apuram seus custos de produção e quais são os métodos de custeio mais utilizados. Para tal finalidade, foi estruturado um questionário o qual foi respondido pelos gestores industrial e/ou demais responsáveis pelo setor de custos da empresa. No total, 40 empresas participaram da pesquisa baseada no método survey e os resultados demonstram que não há uma maneira unânime de apuração de custos e nem de métodos utilizados, as empresas trabalham e gerem seus custos da maneira que melhor lhes apresentem os dados para o processo de tomada de decisão
Palavras-Chave:Gestão de Custos, Contabilidade de Custos, Indústrias de Transformação, Tomada de Decisão, Rentabilidade.
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA E DESEMPENHO DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS NA DEFINIÇÃO DO PREÇO EM MPES VAREJISTAS DE ALIMENTOS PRONTOS DE VITÓRIA-ES
BEATRIZ REBULI SERPA PEÇANHA DE SOUZA (UniSales) - Brasil
E-mail: beatrizrserpa@gmail.com
Miguel Carlos Ramos DUMER (UniSales) - Brasil
E-mail: prof.migueldumer@gmail.com
Francesca Nossa GUANANDY (UNISALES) - Brasil
E-mail: francesca.nossa@gmail.com
Viviane Nunes Tetzlaff LEE (UNISALES) - Brasil
E-mail: vivianetetzlaff@gmail.com
Mark Miranda DE MENDONÇA (Projeção) - Brasil
E-mail: mark.miranda@uol.com.br
Atualmente a tomada de decisões é o grande desafio dos gestores no dia a dia da empresa, ela depende de diversos fatores para ser assertiva e obter resultados positivos a partir disso. Podemos dizer que a formação do preço de venda se tornou uma das decisões fundamentais a ser tomada. Dito isso, este trabalho teve como objetivo examinar a relação de importância atribuída e conhecimentos efetivo de informações de custos para a tomada de decisão, na definição de preços em Micro e Pequenas Empresas (MPES) varejistas de alimentos prontos de Vitória-ES, pela a perspectiva dos gestores. Para isso, a metodologia adotada foi através de métodos quantitativos e através de pesquisa bibliográfica, baseado na realidade diária das pequenas e médias empresas, podemos analisar através dos dados brutos, levantados com o auxílio de ferramentas padronizadas e público alvo específico. Primeiramente o trabalho apresenta um breve relato sobre a importância das micro e pequenas empresas varejistas de alimentos prontos para a economia, a importância da contabilidade de custos na formação do preço de venda e conceituação da Matriz de Slack utilizada na análise dos resultados brutos obtidos, seguido da metodologia e interpretação dos dados coletados dos gestores.
Palavras-Chave:Custos. MPES. Varejistas de Alimentos Prontos. Matriz de Slack.
ANÁLISE DA LUCRATIVIDADE DE CONTRATO DE PRESTADORA DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM PEQUENA EMPRESA DE MONTAGEM DE ESTRUTURAS METÁLICAS
Aline AZEREDO GARCIA CUSTODIO (FAVENI) - Brasil
E-mail: aagcustodio22@gmail.com
Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodneywernke1@hotmail.com
O artigo objetivou avaliar a lucratividade de um contrato relacionado com a locação/montagem de estruturas metálicas para determinado cliente de uma pequena empresa prestadora de serviços. Para essa finalidade foi empregada metodologia classificável como descritiva, qualitativa, empírica e no formato de estudo de caso. Constatou-se que a margem de contribuição do contrato foi negativa (R$ -144,56) e que, ao considerar também o montante de capital de giro destinado para suportar o ciclo financeiro, as despesas financeiras foram de R$ -22.941,25 e contribuíram para que o resultado financeiro do contrato fosse de R$ -23.085,81. Quanto às contribuições da pesquisa, cabe destacar a apresentação de uma abordagem ainda pouco divulgada na literatura contábil brasileira quanto à avaliação da lucratividade de contratos de prestadoras de serviços. Além disso, é válido salientar o aspecto de terem sido considerados os valores relacionados com a disponibilização de capital de giro para suportar o ciclo financeiro, o que acarretou despesas financeiras que não eram consideradas pelo gestor na avaliação de seus contratos e que também é objeto de raras publicações a respeito.
Palavras-Chave:Prestação de serviços. Avaliação. Lucratividade de contrato.
ASSOCIAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TARGET COSTING E AS CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS ADOTANTES E SEUS PARCEIROS DE NEGÓCIOS
Eliane Cortes BRAGA (UFPB) - Brasil
E-mail: elianecortes@gmail.com
Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br
O acirramento da competição fez com que as empresas assumissem um foco externo a fim de maximizar sua vantagem competitiva, cujo contexto favoreceu o surgimento da gestão de custos interorganizacionais (GCI), que é decorrente da relação comercial entre duas ou mais empresas. O target costing é o principal mecanismo da GCI. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a adoção do target costing está associada às características referentes ao relacionamento entre empresas adotantes e seus parceiros de negócios. O setor escolhido para aplicação deste estudo foi o setor de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) devido a sua importância para a economia brasileira. Foi realizada uma survey, com o uso de um questionário online padronizado e estruturado, com as empresas associadas à ASSESPRO (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). O teste não paramétrico Kruskal-Wallis foi utilizado na análise dos dados. Concluiu-se que relações interorganizacionais caracterizadas por aspectos da interdependência, da estabilidade, da cooperação, da confiança e dos benefícios mútuos favorecem a adoção e uso do target costing. Frequência de negociações, tempo de relacionamento, e aumento da aprendizagem organizacional exercem influência na adoção de práticas do target costing.
Palavras-Chave:Target costing, Gestão de custos interorganizacionais, Relacionamento entre empresas.
AVALIAÇÃO ECONÔMICA POR RECEITA TARIFÁRIA DAS EMPRESAS METROFERROVIÁRIAS BRASILEIRAS
Maria Cecilia da Silva BRUM (Unisinos) - Brasil
E-mail: mceciliabrum@hotmail.com
Tiago Wickstrom ALVES (UNISINOS) - Brasil
E-mail: twa@unisinos.br
O transporte metroferroviário é fundamental para mobilidade urbana e há um reconhecimento da necessidade de subsídio para que ele possa operar de forma eficiente do ponto de vista social. Avaliando essa questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar por meio de funções de custos, a viabilidade econômica por receita tarifária de empresas de transporte metroferroviário. Metodologicamente, usou-se como referência oito empresas metroferroviárias brasileiras que representam 90% dos passageiros transportados neste modal no país, para a captação dos custos por passageiros e estimação das funções de custos médios por Mínimos Quadrados Ordinários. Os resultados indicam possibilidade de ganhos com melhor ocupação da escala e nível de eficiência, porém, esses não viabilizam as operações com as tarifas praticadas pelas empresas públicas. Esses resultados lançam luzes para a gestão das políticas públicas tarifárias, justificando essa pesquisa.
Palavras-Chave:economia de escala. função de custos. transporte metroferroviário.
COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DAS EMPRESAS DO SETOR DE SAÚDE LISTADAS NA B3 ANTES E DURANTE A PANDEMIA
Aléxia Sabrina Marques da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: alexia.silva@feac.ufal.br
Valdemir da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: valdemir.silva@feac.ufal.br
Raidan Iago dos SANTOS (UFAL) - Brasil
E-mail: raidan_iago@hotmail.com
Sergio Gouveia SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: sergiogouveia97@gmail.com
Carlos Everaldo COSTA (UFAL) - Brasil
E-mail: carloseveraldo@gmail.com
O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento dos custos das empresas do setor de saúde listadas na B3 antes e durante a pandemia causada pela Covid-19. O estudo possui caráter descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos documentais para a realização da pesquisa. Para o alcance de tal objetivo, foram coletados os dados das empresas da base Economática. Com isso, foram calculados os indicadores de Custo do Produto Vendido (CPV), Despesa Administrativa (DA) e Despesa com Vendas (DV), além dos Custos Totais (CT) em relação à Receita Líquida (RL). Ademais, realizou-se o teste de Mann-Whitney, com a finalidade de verificar se houve uma diferença entre as medianas dos custos totais antes e durante a crise sanitária. De acordo com os resultados, verificou-se que no período antes da pandemia as empresas listadas na B3 utilizaram a maior porcentagem de receita líquida para cobrir os custos totais, sendo esta de 82,19%, enquanto que durante a pandemia apresentou um percentual menor, de 81,02%. Apesar do crescimento da receita no período pandêmico, os gastos totais permaneceram praticamente inalterados, o que foi ratificado pelo teste de Mann-Whitney que evidenciou que os custos totais possuíam mediana igual para os dois momentos. Esses achados servem de base não somente para os gestores, tendo em vista a sua abordagem gerencial, mas também aos stakeholders, que necessitam de informações relevantes acerca do desempenho econômico-financeiro das empresas.
Palavras-Chave:Comportamento dos custos, Setor de saúde, Pandemia.
CONTABILIDADE DE CUSTOS NO SETOR APÍCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UM PEQUENO EMPREENDIMENTO RURAL DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
Matheus Rodrigo DE FREITAS OLIVEIRA (UFSJ) - Brasil
E-mail: matheus.galaxyfame2014@gmail.com
Frank Nero PENA DE VASCONCELOS (UFSJ) - Brasil
E-mail: frank81nero@yahoo.com.br
Elizete Antunes TEIXEIRA (UFSJ) - Brasil
E-mail: elizete@ufsj.edu.br
Saulo Cardoso MAIA (UFSJ) - Brasil
E-mail: saulomaia@ymail.com
A apicultura vem se destacando cada vez mais no Brasil como importante atividade do agronegócio, exigindo uma nova postura dos seus empreendedores. Considerando a vulnerabilidade que o setor apícola possui quanto às oscilações de mercado, faz-se necessária a percepção da importância dos custos de produção para um melhor gerenciamento e tomada de decisão. Porém, muitos desses pequenos empreendedores não conseguem realizar uma precificação adequada de seus produtos, e com isso, acabam por incorrer numa ineficiente gestão administrativa e financeira, implicando no encerramento precoce de suas atividades. Diante disso, esse estudo objetiva identificar a relevância da contabilidade de custos no auxílio à administração de um pequeno empreendimento apícola. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, que através das técnicas de coletas de dados como pesquisa bibliográfica, documental e entrevista junto ao empreendedor apícola, permitiu atingir o objetivo proposto. Por meio das técnicas de coletas de dados, constatou-se que a contabilidade de custos pode auxiliar o apicultor na precificação adequada dos seus produtos, através do conhecimento da estrutura de custos e despesas, da contribuição que cada produto proporciona para a manutenção do negócio, bem como as informações geradas que permitem identificar oportunidades e ameaças ao negócio. Como sugestão para futuros trabalhos, tem-se a possibilidade de buscar analisar a relevância da contabilidade de custos em outras entidades rurais do agronegócio.
Palavras-Chave:Apicultura. Contabilidade de custos. Precificação. Empreendedores.
CUSTOS DE PRODUÇÃO DO CAFÉ ARÁBICA: ANÁLISE DAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL
Matheus Santos MARQUES (UFV-CRP) - Brasil
E-mail: matheus_marques486@hotmail.com
Ney Paulo MOREIRA (UFV) - Brasil
E-mail: ney.moreira@ufv.br
Os custos da cultura do café necessitam ser analisados no intuito de aperfeiçoar seus controles, para uma melhor rentabilidade ao produtor. Existem fatores que são incontroláveis e influenciam a formação da cultura, como características fisiológicas, ambientais, tratos e o mercado. O objetivo do estudo foi analisar os custos de produção do café arábica, verificando se existem diferenças significativas entre os custos das principais regiões produtoras do Brasil. Os dados utilizados são os custos de produção do café arábica por hectare cultivado nos principais municípios produtores, no período de 2017 a 2021, provenientes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e foram analisados por meio de estatísticas descritivas e testes de variância. Os resultados apontam que as despesas com custeio têm maior participação na composição de custo total, com destaque aos custos classificados nas contas: operações com máquinas, mão de obra, fertilizantes e agrotóxicos. Esta constatação corrobora com os resultados de estudos anteriores que em culturas diferentes esse grupo e contas têm participações maiores. Para a comparação das medianas dos grupos i) total das despesas com custeio e ii) custo total, foi aplicado o teste de normalidade constatando que os grupos não possuem distribuição normal. Posteriormente, aplicou-se do teste Kruskal-Wallis para verificação de possíveis diferenças significativas entre os custos de produção dos municípios produtores, evidenciando que estes são estatisticamente iguais.
Palavras-Chave:Agronegócio, Café arábica, Custo de produção
CUSTOS NO SETOR HOTELEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA COM BASE NAS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS (1994-2021)
Letícia Darsie WERNER (UNISINOS) - Brasil
E-mail: ltdarsie@gmail.com
Ivanessa Johanna NEITZKE (UNISINOS) - Brasil
E-mail: ivanessaj.neitzke@hotmail.com
Este estudo tem como objetivo analisar as publicações científicas sobre custos no setor hoteleiro apresentadas ao longo de todas as edições do Congresso Brasileiro de Custos (CBC). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura entre o período de 1994 até 2021. Identificou-se 4.663 artigos no Anais do CBC, porém apenas 44 abordavam a temática deste estudo, sendo essa a amostra submetida às análises. Avaliou-se a distribuição dos artigos por período; a produtividade dos autores; suas contribuições para com a temática; as instituições às quais os autores estão vinculados; quais foram os artigos publicados com maior relevância; as palavras-chave que apareceram com maior frequência; e a classificação dos artigos por área temática. Por fim, com vistas a identificar o que os pesquisadores têm estudado nos últimos anos, realizou-se um corte temporal, submetendo a nova análise os artigos publicados entre 2012 e 2021. Dessa amostra, foram levantadas informações como objetivo, localidade dos hotéis onde as pesquisas foram realizadas, metodologia utilizada nestes estudos e os principais resultados encontrados pelos pesquisadores. Os achados desta revisão sistemática de literatura indicam pouca representatividade do tema proposto, dispersão de publicações e falta de continuidade das pesquisas. A área temática com maior número de publicações evidencia a busca dos pesquisadores por soluções para controlar os custos e apoiar o processo decisório no setor hoteleiro. Além disso, os estudos publicados nos últimos dez anos possuem diferentes enfoques, solidificando a ideia de que o tema não está consolidado.
Palavras-Chave:Hotelaria. Custos. Revisão Sistemática de Literatura. Congresso Brasileiro de Custos.
CUSTOS OCULTOS EM ERPS: A ÓTICA DE CONTABILISTAS DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL
Erick Merêncio LIMA (UFRPE) - Brasil
E-mail: erickml2@gmail.com
Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br
Aldo Leonardo Cunha CALLADO (UFPB) - Brasil
E-mail: aldocallado@yahoo.com.br
Esta pesquisa investigou a presença de custos ocultos decorrentes de disfunções de sistemas de informação (ERPs) atuantes no campo da contabilidade, analisando-se a ruptura de componentes vocacionados à eficiência de tais sistemas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva através de uma Survey. Os achados sugestionaram que as anomalias promotoras de custos ocultos, frequentemente, interferem o processo produtivo da profissão contábil, suscitando possíveis perdas e superação da capacidade produtiva, sendo a categorização um importante meio de classificação como é o caso dos Custos Inesperados, que interferem diretamente na compreensão do valor real dos investimentos em implantação e manutenção de um ERP contábil. Foram identificadas situações geradoras de custos ocultos na relação cotidiana dos contabilistas participantes, enquanto usuários experientes de ERPs contábeis.
Palavras-Chave:Custos Ocultos, Contabilistas, Sistemas de Informação
CUSTOS, EFICIÊNCIA E RENTABILIDADE NA ATIVIDADE LEITEIRA
Adriano Provezano GOMES (UFV) - Brasil
E-mail: apgomes@ufv.br
Gabriel Teixeira ERVILHA (UFV) - Brasil
E-mail: gabriel.ervilha@ufv.br
Tomaz DE PAULA MELO (UFV) - Brasil
E-mail: tomazpmelo@hotmail.com
Ana Paula Wendling GOMES (IFMG) - Brasil
E-mail: anapaula.gomes@ifmg.edu.br
O objetivo do trabalho foi avaliar a trajetória de uma propriedade rural que recebe assistência do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – PDPL. Foram utilizados dados de 34 anos referentes aos indicadores de custos e de desempenho técnico e econômico, sendo calculadas as medidas de eficiência produtiva da atividade leiteira ao longo do período. Para o cálculo da eficiência foi utilizada a técnica de análise envoltória de dados, onde os anos de atividade foram comparados entre si. Verificou-se que a expressiva expansão na produção de leite foi acompanhada de melhorias nos indicadores, refletindo a qualidade da assistência. Porém, o ponto principal foi a constatação de que nos momentos em que a atividade foi mais eficiente ocorreram os maiores ganhos econômicos, demonstrando a importância da relação entre custos, eficiência e rentabilidade.
Palavras-Chave:Custos na produção de leite, eficiência, rentabilidade
ESTRATÉGIAS PARA PRECIFICAÇÃO EM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES
Vinicius LORENZI (PUC-PR) - Brasil
E-mail: vinilorenzi@gmail.com
Alceu SOUZA (PUC PR) - Brasil
E-mail: alceu.souza@pucpr.br
A relevância da gestão dos custos nas organizações faz parte de discussões que abordam o tema sustentabilidade ou sobrevivência no longo prazo. Uma delas é a melhoria de processos por meio de inovações cujo reflexo na redução dos custos é quase imediato, enquanto a outra é focada na melhoria dos ganhos por meio de estratégias que as permitam se diferenciar das demais, conquistando mais autonomia para a precificação de seus produtos ou serviços. Ainda que ambas sejam estratégias consolidadas, pouco se tem discutido sobre seus riscos para empresas que necessitam precificar a priori os serviços contratados, nas quais os custos reais dependem de variáveis exógenas não controláveis e que podem restar substancialmente maior que o preço negociado. Em síntese, existe um trade-off entre precificar para não perder o serviço para concorrência com risco de a receita não cobrir os custos ou precificar para alcançar metas de ganhos com o risco de não conseguir o contrato. Realizou-se um estudo de caso em uma empresa de obras de fundações na cidade de Cascavel – Paraná. Foram analisadas nove obras de diferentes tamanhos, objetivando entender se essa variável implicaria mudanças no nível de risco a ser assumido quando da estratégia de precificação. Para isto, utilizou-se o Método de Monte Carlo via software Crystal Ball. Os resultados sinalizaram custos distintos em diferentes diâmetros e indicaram que a gestão de ganhos precisa ser implanta da empresa, buscando combater a ociosidade da organização, que compromete diretamente a produtividade e eleva o custo total dos serviços.
Palavras-Chave:Custos. Gestão de ganhos. Variáveis não controláveis. Fundações
FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CUSTOS APLICADAS A EMPREENDIMENTOS GASTRONÔMICOS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PIZZARIA DE CAPISTRANO - CE
Cíntia Souza PAULINO (IFCE) - Brasil
E-mail: cintiadesouza291995@gmail.com
Isac de Freitas BRANDÃO (IFCE) - Brasil
E-mail: isacdefreitas@hotmail.com
Pequenos empreendimentos gastronômicos podem utilizar de informações de custos para otimizar seu processo decisório, em especial nas etapas de planejamento e controle. O presente trabalho visa analisar as ferramentas de planejamento e controle de custos que podem contribuir a tomada de decisão de uma microempresa do ramo de pizzaria localizada na cidade de Capistrano-CE. A partir de pesquisa bibliográfica sobre gestão de custos aplicada a empreendimentos gastronômicos, entrevista semiestruturada com a gestora e observação não participante da rotina do estabelecimento, foram propostas ferramentas de planejamento e controle de custos a serem adotadas pela empresa. Os resultados indicam que a gestão da pizzaria utiliza informações de custos de forma incipiente, sendo sugeridas treze ferramentas de gestão de custos: fichas técnicas de preparo, fatores de correção e cocção, identificação e classificação dos gastos, custo padrão dos produtos, precificação dos produtos baseada nos custos, controle de estoques, controle de imobilizado, controle de custos fixos, controle de sobras, controle de vendas, custo real dos produtos por custeio variável, avaliação do resultado contábil e indicadores de análise de custos. Estas ferramentas, embora se trate de um estudo de caso, podem ser utilizadas por outras micro e pequenas empresas que passam por problemas semelhantes, a fim de otimizar seu planejamento e controle gerencial, e consequentemente, reduzir o risco de insucesso decorrente de problemas financeiros.
Palavras-Chave:Planejamento. Controle. Gestão de custos. Empreendimento gastronômico.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E ISOMORFISMO: UM ESTUDO NO ÂMBITO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE TRÊS SETORES DE ATIVIDADE
Jessica Ellany Oliveira SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: jessica.ellany.jp@gmail.com
Aline Araújo FERNANDES (UFPB) - Brasil
E-mail: aafernandes.contabilidade@gmail.com
Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br
Aldo Leonardo Cunha CALLADO (UFPB) - Brasil
E-mail: aldocallado@yahoo.com.br
Micro e pequenas empresas possuem estruturas administrativas e operacionais bem simples. A partir dessa premissa, se espera que suas práticas referentes à gestão estratégica de custos se assemelhem entre si, independentemente dos setores de atividade econômica dos quais façam parte. O objetivo deste artigo é investigar práticas de gestão de custos entre micro e pequenas empresas que atuam nos setores comercial, industrial e de prestação de serviços em busca de evidências de isomorfismo mimético. Para a realização desta pesquisa, foram analisadas noventa empresas de micro ou pequeno porte. Quatro grupos de variáveis foram analisados: experiência dos gestores, aspectos mercadológicos, aspectos organizacionais e aspectos técnicos da gestão estratégica de custos. Os dados foram coletados a partir da realização de um survey. Duas técnicas estatísticas foram utilizadas: teste de Kruskal-Wallis e teste U de Mann-Whitney. Os resultados obtidos apresentam evidências estatísticas significativas sobre semelhanças acerca das práticas referentes à gestão de custos indicando a presença de isomorfismo mimético entre elas.
Palavras-Chave:Gestão de Custos, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Teoria Institucional
IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES DE CUSTOS: DEFINIÇÕES E APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO
Maria Regina Oliveira ZUCCHI (FEA-USP) - Brasil
E-mail: maria.zucchi@usp.br
Alberto Luiz ZUCCHI (USP) - Brasil
E-mail: alzucchi@outlook.com
Os determinantes de custos são as causas dos custos que toda organização incorre. Metafisicamente, eles podem ser identificados como a causa primeira de algum custo ou ainda como a causa formal e causa eficiente. Até o momento a literatura mapeou dezesseis tipos de determinantes de custos. No entanto, pouco ainda se sabe sobre o processo de identificação desses determinantes nas organizações e a quais custos estão relacionados, mas considera-se que todos os custos possam ter suas causas identificadas com pelo menos um desses determinantes. No presente trabalho, eles foram separados em dois grupos: estrutura e cadeia de valor. A partir desse arcabouço teórico, buscou-se identificar quais determinantes de custos poderiam ser associados às decisões de determinada entidade, buscando-se, portanto, sua aplicação em um contexto real. Foi realizado um caso de estudo numa escola de médio porte de ensino básico, visando sua identificação a partir das decisões estratégicas e operacionais de negócios. Como resultado, foram identificados seis, dos oito determinantes de estrutura e os oito determinantes de cadeia de valor. A eles foram relacionadas as decisões tomadas e a consequente variação nos custos da entidade estudada, podendo se mapear as causas do aumento (ou eventual diminuição) de diversos custos.
Palavras-Chave:Determinantes de custos; causas dos custos; identificação dos determinantes; tomada de decisão
IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA EFICIÊNCIA ECONÔMICA DOS MAIORES CLUBES DO FUTEBOL BRASILEIRO
Jéssica Borges MASKE (UNISINOS) - Brasil
E-mail: jessicamaske@outlook.com
Luís Guilherme RANGEL RAPOSO (UNISINOS) - Brasil
E-mail: guilherme_rraposo@hotmail.com
Carlos Alberto DIEHL (Unisinos) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br
O futebol movimenta milhões de reais anualmente, contribuindo significativamente para economia brasileira de forma direta e indireta. No entanto, nem sempre os clubes de futebol apresentam eficiência em relação aos custos operacionais e as receitas auferidas. No ano de 2019 iniciou-se a pandemia de Covid-19 e por conta do período pandêmico, implantou-se o sistema de lockdown. Nesse cenário a população foi orientada a manter-se em casa e as competições de futebol foram suspensas; posteriormente voltaram a ocorrer, porém sem a presença do público. Esse trabalho apresenta como objetivo analisar os impactos da pandemia de Covid-19 na eficiência econômica nos times de futebol brasileiros. Analisou-se a eficiência econômica de 28 clubes que participaram pelo menos uma vez da “Série A” do campeonato brasileiro de futebol no período de 2018 a 2021. Utilizou-se software Frontier Analyst 4.2.0®. Os resultados apresentados indicam que apesar dos clubes obterem queda nas receitas operacionais, no decorrer do período analisado, não se pode afirmar que a pandemia impactou na eficiência econômica dos clubes.
Palavras-Chave:Eficiência econômica. Clubes de futebol. Covid-19
IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES: EVIDENCIANDO GANHOS NA GESTÃO DOS RECURSOS UTILIZANDO APENAS PLANILHAS ELETRÔNICAS
Márcia Mascarenhas ALEMÃO (MárciaAlemao Custos) - Brasil
E-mail: marcia.alemao@yahoo.com.br
João Batista MOREIRA FRANCO (HNSA) - Brasil
E-mail: joaohp1968@yahoo.com.br
Os hospitais são organizações complexas, de difícil padronização de entradas e saídas, com diversidade nos processos internos e multidisciplinariedades profissional e de ações. No Brasil, os hospitais são o centro do SUS, consumindo 62% dos recursos em saúde. Nos hospitais, a implantação de sistema de apuração de custos, de forma metodologicamente válidas e padronizadas, que permitam a identificação dos serviços e produtos e os recursos consumidos, é apontada como de difícil realização e fundamental para o melhor uso dos recursos na saúde. O método de Custeio por Absorção, o mais utilizado em hospitais, apesar de utilizar critérios arbitrários na alocação dos custos indiretos. A implantação da gestão de custos por absorção gera ganhos gerenciais mesmo quando não são utilizados sistemas informatizados, possibilitando em melhora nos resultados assistenciais e administrativos e consequentemente, maior valor aos usuários. Neste contexto, considerando as reduzidas evidências que trazem a implantação da gestão de custos hospitalares, este artigo apresenta este processo no Hospital Nossa Senhora dos Anjos, evidenciando as ações estratégicas, táticas e operacionais realizadas. Concluise que o apoio estratégico na efetiva implementação foi primordial para melhoria no uso dos recursos e que, apesar da limitação da apuração ser realizada em planilhas Excel, houve ganhos na gestão dos recursos, na assistência, contribuindo no reequilíbrio econômico-financeiro do hospital.
Palavras-Chave:Implantação da Gestão de Custos Hospitalares. Custeio por Absorção. Gestão Hospitalar.
IMPORTÂNCIA E CONHECIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS EM RESTAURANTES SELF-SERVICES: ANÁLISE PELA MATRIZ DE SLACK
Miguel Carlos Ramos DUMER (UniSales) - Brasil
E-mail: prof.migueldumer@gmail.com
André Duarte dos Santos Almeida () -
E-mail: andrekrobel@gmail.com
Bruno Faria Nascimento () -
E-mail: brunofarianasc@hotmail.com
Tiago Cardoso Horta () -
E-mail: tiagocardosohorta@gmail.com
Tatiane ALVES FERREIRS (MULTIVIX CARIACICA) - Brasil
E-mail: tatianeaaff@hotmail.com
Esta pesquisa buscou compreender, junto aos gestores de restaurantes self-services do município de Cariacica-ES, a relevância atribuída e o conhecimento efetivo de informações da contabilidade de custos na gestão deste tipo de empreendimento, em especial na definição do preço dos alimentos servidos. Para tanto, quarenta (40) gestores de restaurantes self-services desse município responderam um questionário estruturado com questões sobre a importância e o conhecimento de atributos da contabilidade de custos. Os resultados evidenciados pela matriz de importância-desempenho indicam que a média geral das oito questões abordadas se encontra na zona que indica necessidade de melhoria. Os escores das questões demonstram também que os gestores entendem a importância da contabilidade de custos, porém é pouca a sua utilização devido à falta de conhecimento efetivo dos atributos da contabilidade de custos abordados nas questões.
Palavras-Chave:Restaurantes Self-service. Contabilidade de Custos. Matriz de Slack.
MIX E PRECIFICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA CONTÁBIL
Ingrid Machado COSTA (UFES) - Brasil
E-mail: ingrid.machado.costa2@gmail.com
Mayara Nascimento ARAUJO (UFES) - Brasil
E-mail: maaya.araujo@gmail.com
Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com
Atualmente os contadores e escritórios contábeis não possuem uma referência dos Conselhos Regionais de Contabilidade para formar o preço dos serviços prestados. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva aplicar uma modelagem de mix de serviços por meio do custeio variável alinhado à formação de preço dos serviços contábeis com base no mark-up. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, com natureza exploratória e descritiva, que explorou a aplicação da modelagem apresentada do mix de serviço em um único escritório de contabilidade, juntamente com o método do mark-up na formação de preço. Os achados mostram que a pesquisa obteve resultados que permitiram demonstrar aos gestores da empresa, de forma detalhada, a precificação dos serviços contábeis. Deste modo, a aplicação do custeio variável, identificado para cada setor da empresa, sendo alocada na modelagem proposta apresentou ser uma ferramenta relevante, assim como a utilização do mark-up, que possibilita uma precificação que atribui os custos de forma adequada e clara ao serviço prestado e à margem de lucro desejada, gerando dados que auxiliam os gestores na tomada de decisão.
Palavras-Chave:Custeio variável. Mark-up. Preço de venda. Mix de serviços.
O PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A APLICAÇÃO DO TDABC
Rafael Machado PAGANO (UFPB) - Brasil
E-mail: rafaelsspagano@gmail.com
Charles Albino SCHULTZ (UFFS) - Brasil
E-mail: charles.schultz@uffs.edu.br
Fábio WALTER (UFPB) - Brasil
E-mail: fwalter.br@gmail.com
Este estudo tem o objetivo de traçar o perfil dos artigos científicos que descrevem as aplicações do Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC). A amostra é composta por 81 artigos de periódicos, escritos em língua inglesa e coletados na base Scopus utilizando-se as palavras-chave chave “time driven activity based costing”, “time-driven activity-based costing”, “time driven activity based cost”, “time-driven activity-based cost”, “time-driven ABC” e “time driven ABC” nos campos título, resumo e palavras-chave. Os achados mostram que a quantidade de artigos publicados por ano vem crescendo e que o TDABC vem sendo utilizado predominantemente em serviços, especialmente na área de saúde. Entretanto, as aplicações identificadas são predominantemente delimitadas a serviços ou setores, ainda não sendo utilizado como método de custeio da organização. O país com maior quantidade de casos de aplicação do TDABC é os Estados Unidos da América (EUA). Robert S. Kaplan é o autor mais prolífico, mais citado e autor da obra mais citada.
Palavras-Chave:Time-Driven Activity-Based Costing, TDABC, Serviços, Revisão de Literatura.
OCIOSIDADE FABRIL PELOS MÉTODOS UEP E TDABC: VALORES MONETÁRIOS DIFERENTES PARA VOLUMES DE HORAS OCIOSAS IGUAIS?
Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodneywernke1@hotmail.com
Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin.antonio@ufms.br
Cleyton de Oliveira RITTA (UFSC) - Brasil
E-mail: cleytonritta@gmail.com
Para determinar se a mensuração da ociosidade fabril por dois métodos de custeio baseados no tempo de produção acarreta valores monetários diferentes, mesmo com volumes de horas ociosas iguais, esta pesquisa objetivou comparar a ociosidade fabril pelos métodos UEP e TDABC nesses dois parâmetros no contexto de uma indústria de ração. Foi utilizada metodologia com abordagem qualitativa, tipologia descritiva e o procedimento de estudo de caso. Os resultados apontaram que pelo método UEP o custo da ociosidade totalizou R$ 4.485,18 e pelo TDABC chegou ao valor total de R$ 3.789,14, mesmo com níveis iguais de ociosidade nos setores em termos de UEPs não aproveitadas do potencial produtivo (no caso do método UEP) e de minutos não consumidos da capacidade prática instalada no âmbito do TDABC. Assim, a principal contribuição refere-se à conclusão de que pode haver igualdade no volume de ociosidade identificado em cada setor pelos métodos UEP e TDABC e, concomitantemente, valores monetários díspares conforme a metodologia de custeamento adotada.
Palavras-Chave:Ociosidade, UEP, TDABC, Comparativo.
PROPOSTA DE EQUAÇÃO PARA O CÁLCULO DO CUSTO DE TRANSFORMAÇÃO DOS PRODUTOS PELO MÉTODO UEP
Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodneywernke1@hotmail.com
Aborda questão sobre como facilitar o cálculo do custo de transformação dos produtos por meio de uma equação no contexto do método UEP, tendo o objetivo de propor uma fórmula matemática que facilite a apuração do custo de transformar as matérias-primas em produtos nessa forma de custeamento. Foi utilizada metodologia classificável como qualitativa, exploratória e no formato de estudo de caso. O principal resultado é a comprovação de que as diversas fases de cálculo citadas na literatura para implementar o método UEP podem ser sintetizadas numa equação que engloba o cálculo de várias etapas e oferta o valor unitário da UEP no período. Assim, contribui teoricamente ao apresentar uma fórmula que tende a facilitar os cálculos e a respectiva interpretação. Além disso, o desdobramento em “partes” faculta uma compreensão pormenorizada dos passos que culminaram com a equação final. Quanto à contribuição prática, a fórmula elaborada também pode incentivar o uso do método UEP no cotidiano de pequenas empresas, pois a configuração resumida desta forma de custeamento em uma só equação permite a inserção facilitada em planilhas Excel ou softwares de controle interno.
Palavras-Chave:Método UEP. Fórmula. Custo de transformação.
REFLEXOS DA COVID-19 NA GESTÃO DOS CUSTOS HOSPITALARES
Rithielle Balduino OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: ritholiveira@gmail.com
Carlos Eduardo de OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: universofinanceiro@gmail.com
Renata MENDES DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: renatamendes@ufu.br
Com o surgimento da Covid-19 e sua disseminação mundial, o sistema de saúde de todo o mundo foi desestabilizado devido à alta demanda de atendimentos e de novas adequações hospitalares, fato que gerou a necessidade de aportes financeiros inesperados a fim de manter o funcionamento desse setor. Visto isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar os reflexos que a pandemia da Covid-19 causou nos custos de uma unidade hospitalar localizada em Ituiutaba/MG. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa-qualitativa. Os dados foram obtidos das Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), relatórios gerenciais detalhados e também por meio de entrevista estruturada com o gestor financeiro do hospital. Foi possível constatar um aumento considerável nos custos da instituição durante o período analisado, além disso, também houve uma alta no número de atendimentos mensais e consequentemente na receita. Entretanto, devido as internações causadas pela Covid-19 serem mais onerosas para a entidade hospitalar em comparação com outras doenças respiratórias, os custos do hospital foram mais altos que as receitas ao final do período analisado. Em relação aos estudos correlatos, foi possível verificar concordância do entrevistado com as afirmações apresentadas acerca da gestão dos custos hospitalares. Diante dos resultados encontrados, sugere-se que a pandemia da Covid-19 ocasionou reflexos significativos nos custos da instituição analisada.
Palavras-Chave:Contabilidade Gerencial. Gestão de Custos. Custos Hospitalares.
RELAÇÃO DAS DIMENSÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL COM AS PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS: UM ESTUDO EM OSCS BRASILEIRAS
José Wendel CAVALCANTE FERREIRA (MAPP/UFC) - Brasil
E-mail: wendelsinergia@gmail.com
Alan Santos de OLIVEIRA (UFC/UFPB) - Brasil
E-mail: asoalansantos@gmail.com
Este estudo objetivou analisar a relação das dimensões da cultura organizacional com as práticas orçamentárias em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras, por meio da participação de 35 entidades sem fins lucrativos que foram semifinalistas do Prêmio Melhores Organizações Não Governamentais (ONGs) 2020 e da Associação Brasileira de ONGs. Na metodologia adotou-se pesquisa quantitativa, por meio de um questionário eletrônico. O instrumento de coleta de dados foi dividido em 2 blocos: I) práticas orçamentárias e II) dimensões da cultura organizacional. O tratamento dos dados se deu por estatística descritiva e a discussão através da análise das frequências relativas das variáveis investigadas. O estudo revelou que a utilização dos artefatos Tradicional ou Clássico; Orçamento-Programa; Desempenho ou Funcional; Flexível; e Budget e Forecast. Quanto ao Bloco II, os principais resultados mostraram OSCs com um ambiente organizacional orientado para resultado; trabalho; profissional; sistemas abertos; controle rígido; e normativo. Os resultados sugerem que OSCs com culturas organizacionais normativas, de sistemas abertos, profissionais, com controle rígido e orientadas para resultados influenciam gestores e presidentes na adoção das peças orçamentárias e que modelam a execução com senso de ética nos negócios, entrosamento, decisões compartilhadas no ambiente de trabalho, onde existe o alinhamento aos interesses profissionais e institucionais futuros, com empenho para o alcance das metas orçamentárias.
Palavras-Chave:Cultura Organizacional. Práticas Orçamentárias. Organizações da Sociedade Civil.
RELEVÂNCIA ATRIBUÍDA A UTILIZAÇÃO EFETIVA DE INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NA GESTÃO DE EMPRESAS DE SAÚDE E BELEZA DE CARIACICA – ES: UMA ANÁLISE FRENTE OUTRAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Miguel Carlos Ramos DUMER (UniSales) - Brasil
E-mail: prof.migueldumer@gmail.com
Tatiane Alves Ferreira () -
E-mail: tatiane.ferreira@multivix.edu.br
Cristiano Lopes () -
E-mail: cristiano.soares10@hotmail.com
Driely Cristini FERREIRA GOMES DAVEL (Multivix(Cariacica)) - Brasil
E-mail: dfdrigomes6@gmail.com
Nalyson da silva BELO (Multivix) - Brasil
E-mail: nalysonbelo@gmail.com
A presente pesquisa objetivou compreender a relevância atribuída e a utilização efetiva de informações da contabilidade de custos, frente outras informações contábeis (balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstração do resultado do exercício), na gestão de Micro e Pequenas Empresas (MPES) de Saúde e Beleza do município de Cariacica-ES, na percepção dos gestores destes negócios. Para isso, foi aplicado um questionário estruturado a quarenta e três gestores de salões de beleza localizadas neste município. Depois de coletados os dados foram tratados e aplicados a Matriz importância-desempenho de Slack. Os resultados encontrados mostram que os quatro grupos de informações contábeis estão em posições considerada adequada, conforma parâmetros da matriz. Porém, as informações de custos possuem posição mais destacada.
Palavras-Chave:Saúde e Beleza. MPES. Contabilidade de Custos. Matriz de Slack.
TOMADA DE DECISÃO SUBSIDIADA NA GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DE INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Aline CAMARGO (UFMS) - Brasil
E-mail: alinecamargo_bariri@hotmail.com
Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin.antonio@ufms.br
Márcia Maria dos Santos Bortolocci ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: marciabortolocci@gmail.com
Silvana Dalmutt KRUGER (UFMS) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br
Este estudo buscou identificar quais fatores da prática gestão de custos influenciam o processo decisório das Indústrias do estado de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, aplicada por meio de uma survey, com amostra final de 12 indústrias localizadas na região centro oeste do Brasil, cujos dados foram tratados com estatística descritiva e Ranking Médio. Entre os resultados apurados, destacou-se a importância da utilização de algum método de custeio para a formação do preço de venda, tendo como o método mais utilizado o custo padrão, seguido do custeio variável. Além disso, os dados indicaram a concordância das empresas em relação ao preço de venda através do custo do produto. Já sobre a margem de contribuição, divergem entre si sobre as possíveis utilizações deste artefato. Em resumo, as empresas da amostra não possuem um padrão em relação a tamanho ou regime tributário. Entretanto, em relação à determinação de custos e formação de preços, assim como a utilização de ferramentas e informações para a gestão de custos, não se divergem em grande escala entre si.
Palavras-Chave:Gestão de custos. Processo decisório. Método de custeio. Preço de venda.
ENSEÑANZA Y APLICACIÓN DE COSTOS CON OTRAS MATERIAS EN LA PRÁCTICA, PARA LA ANTICIPACIÓN DE LA ACTIVIDAD PROFESIONAL. ESTUDIO DE CASO
Ana Maria GOLPE (UdelaR) - Uruguai
E-mail: anagolpe@adinet.com.uy
Lorena SILVEIRA (FING) - Uruguai
E-mail: loresilv@fing.edu.uy
Mariana RAMOS (Udelar) - Uruguai
E-mail: ramosmar@montevideo.com.uy
En el marco de la Unidad de enseñanza de la Facultad de Ingeniería de la Universidad de la República (UdelaR), de Uruguay se realizó un proyecto en el cual se integraron tres asignaturas: Costos para Ingeniería, Mejora de la Competitividad y Evaluación Económica y Financiera de Proyectos de Inversión, todas estas correspondientes a la carrera de Producción Industrial. Este proyecto implicó la aplicación e integración de dichas materias, lo que fue plasmado en un informe escrito para cada uno de los seis micro emprendimientos involucrados. El objetivo fue aplicar los conocimientos teóricos a empresas reales, achicando la brecha entre la teoría y la práctica. Lo novedoso de esta propuesta está en la integración de tres materias en un solo proyecto, combinación que harán los estudiantes en el futuro, al trabajar como profesionales aplicando todas las asignaturas de la carrera. La metodología aplicada se abordó desde dos puntos de vista: desde el punto de vista del objetivo a nivel profesional y desde el punto de vista de la enseñanza-aprendizaje. El trabajo realizado fue valorado satisfactoriamente por todas las partes que intervinieron en el mismo (estudiantes, docentes y empresas), habiéndose cumplido los objetivos establecidos para cada organización.
Palavras-Chave:Costos, Educación Universitaria
FATORES DETERMINANTES DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE MENTAL NO JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO DE FATOS CONTÁBEIS
DEBORA LIBNA MEDEIROS VIEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: dlibna1@gmail.com
Wênyka Preston Leite Batista da COSTA (UERN) - Brasil
E-mail: wenykapreston@hotmail.com
Jandeson Dantas da SILVA (UERN) - Brasil
E-mail: jandeson.dantas@hotmail.com
Clóvis Antônio KRONBAUER (Unisinos) - Brasil
E-mail: clovisk@unisinos.br
Sergio Luiz Pedrosa SILVA (UERN) - Brasil
E-mail: sergiopedrosa@uern.br
O presente artigo tem o objetivo de evidenciar os fatores determinantes da utilização da contabilidade mental no julgamento e tomada de decisão dos fatos contábeis. A metodologia classifica-se quanto aos objetivos como descritiva, com relação aos procedimentos foi realizado um levantamento, onde os dados manifestam natureza quantitativa, os quais foram analisados por meio do software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), somado a uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). A pesquisa foi aplicada com discentes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública e profissionais da contabilidade, obtendo-se uma amostra de 125 respondentes. Com isso, constatou a formulação de quatro fatores determinantes na utilização da contabilidade mental no julgamento e tomada de decisão, os quais são: relacionamento com o cliente, participação do contador no processo decisório, menor julgamento dos fatos contábeis e serviços associados a outras atividades.
Palavras-Chave:Contabilidade mental. Julgamento. Tomada de decisão.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE A DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UMA ANÁLISE NOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS NA ÁREA CONTÁBIL
Carolina Rodrigues RESENDE DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: carolsrrodrigues.cr@gmail.com
Edvalda Araujo LEAL (UFU) - Brasil
E-mail: edvalda@facic.ufu.br
O objetivo desse estudo é identificar e analisar as publicações em periódicos nacionais na área contábil sobre a temática determinação do preço de venda com foco nos procedimentos metodológicos e conceituais adotados nas pesquisas sobre o assunto. Para isso, foi feita uma coleta de dados em 16 periódicos classificados na CAPES em A2 a B2 no período de 2012 a 2021. Entretanto, somente 7 periódicos foram selecionados por abordarem publicações sobre a temática. Trata-se de um estudo classificado como descritivo com abordagem qualitativa e o procedimento adotado foi o levantamento bibliométrico. A Revista Custos e @Gronegócio Online foi a que apresentou maior número de publicações sobre a temática. Quanto às características metodológicas, houve maior predominância de pesquisas descritivas e exploratórias, tendo a abordagem Quali-quantitativa maior ênfase quanto às pesquisas analisadas. Por fim, ficou evidenciado que a maioria das publicações adotaram o procedimento de coleta de dados por meio do levantamento/Survey. Os resultados principais das pesquisas analisadas indicaram que as empresas definem seus preços a partir da abordagem de custos, mas também se baseiam no preço de mercado e analisam a concorrência.
Palavras-Chave:Preço de venda. Publicações científicas. Abordagens de preço.
A RELAÇÃO CUSTOS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
Andreia ARRUDA (UFC) - Brasil
E-mail: andreiaarruda1997@gmail.com
José Glauber Cavalcante dos SANTOS (UFC) - Brasil
E-mail: jglauber_cont@hotmail.com
O presente trabalho examinou a relação entre os custos e a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil listadas no Brasil Bolsa Balcão (B3). O estudo compreende ao período de 2015 a 2019, com base em uma amostra de 21 empresas. Os testes foram realizados por meio do método de regressão linear múltipla com dados em painel balanceado, propondo a qualidade como variável dependente do custo dos serviços prestados pelas empresas do setor de energia elétrica, além de verificar a influência de outras variáveis organizacionais. Utilizou-se como variáveis de qualidade externa o IASC (avaliação feita pelos usuários externos do serviço) e interna o DEC e o FEC (aspecto técnico da qualidade). Os resultados encontrados mostram que o custo tem uma relação positiva significativa com a qualidade percebida pelo consumidor e uma relação negativa significativa com os indicadores de qualidade técnica, sendo favorável a melhora da qualidade, demonstrando, assim, que o custo tem papel importante sobre a qualidade no setor de energia elétrica e refletindo positivamente ao consumidor.
Palavras-Chave:Custos. Qualidade. Setor Elétrico Brasileiro.
CUSTO DE CAPITAL E QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Felipe Miguel Oliveira NOVAIS (UFSCar) - Brasil
E-mail: fnovais@estudante.ufscar.br
Flávio Leonel de CARVALHO (UFSCar) - Brasil
E-mail: flavio@ufscar.br
Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da qualidade das informações contábeis no custo de capital das empresas brasileiras de capital aberto. Para realizar a análise, foram utilizados dados obtidos nas demonstrações financeiras e balanços de 344 empresas entre 2010 e 2020, resultando em uma amostra total de 2.421 observações. Aplicando o modelo de regressão com dados em painel, identificou-se que a qualidade das informações contábeis tem influência significativa no custo de capital das empresas brasileiras. Além disso, há evidências empíricas de que fatores como endividamento e tamanho influenciam positivamente o custo de capital. Por outro lado, fatores como tangibilidade e rentabilidade sobre ativos e sobre patrimônio são negativamente relacionados ao custo de capital das empresas brasileiras.
Palavras-Chave:Custo de Capital. Dados em painel. Qualidade dos accruals.
ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA DE CUSTOS E DESPESAS DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
Cristiano Augusto FORTI (UFU) - Brasil
E-mail: crforti@gmail.com
Arthur Antonio Silva ROSA (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: arthurasr@hotmail.com
Valeriana CUNHA (UFU) - Brasil
E-mail: valeriana@ufu.br
O conhecimento da própria estrutura de custos, da estrutura dos concorrentes e dos impactos que esse tópico pode exercer no desempenho da empresa e na qualidade das tomadas de decisão é um assunto importante em qualquer tipo de organização. Neste trabalho, o assunto é estudado em bancos, parte importante do sistema financeiro de um país. O objetivo principal do trabalho é estimar a estrutura de custos e despesas dos bancos investigados e buscar evidências de relação entre esta estrutura e aspectos de desempenho ou de ganhos de escala pelo maior tamanho. Foram extraídas, da base de dados IF do Banco Central, as demonstrações contábeis dos 60 maiores bancos do Brasil entre os anos de 2014 e 2020. A análise estatística foi feita por meio da regressão de dados em painel com efeitos fixos. Na amostra analisada, a média de custos fixos representou 83,78% dos custos totais, enquanto os custos variáveis representaram 16.22% do total. Quando ordenados considerando o retorno sobre o patrimônio líquido, não foi identificada vantagem nem para os bancos com maior custo fixo proporcionalmente ao total, nem para os bancos com menor proporção de custos fixos, indicando que esse não é um fator determinante para a rentabilidade de bancos. Também não foram encontradas evidências de relação do tamanho dos bancos e a estrutura de custos e despesas, sugerindo que, neste sentido, não há vantagens de escala para os maiores bancos. Deve-se destacar o caráter exploratório do estudo, que ainda demanda aprofundamentos e ramificações para que a compreensão do assunto seja aprimorada.
Palavras-Chave:Estrutura de Custo. Custos e Despesas. Regressão dados Painel.
IMPACTO DA COVID-19 NO RISCO OPERACIONAL DAS EMPRESAS DO SUBSETOR DE RESTAURANTES E SIMILARES LISTADAS NA B3
Raidan Iago dos SANTOS (UFAL) - Brasil
E-mail: raidan_iago@hotmail.com
Elayne Victória Vieira Chagas DE LIMA (UFAL) - Brasil
E-mail: elaynevieira94@gmail.com
Valdemir da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: valdemir.silva@feac.ufal.br
Carlos Everaldo COSTA (UFAL) - Brasil
E-mail: carloseveraldo@gmail.com
Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da crise sanitária causada pela Covid-19 no risco operacional das empresas do segmento de restaurantes e similares listadas na B3, entre os anos de 2018 e 2021. Para isso, os dados foram coletados das Demonstrações do Resultado do Exercício (DREs) das empresas investigadas, no sítio da B3. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como descritiva, documental e com uma abordagem quantitativa, uma vez que foram utilizadas estatísticas descritivas, regressão linear simples e correlação de Spearman’s rho no tratamento e na exposição dos dados. Como resultados, notou-se que durante a eclosão do momento pandêmico no Brasil, houve um aumento na relação entre os custos e as despesas operacionais e a Receita Líquida (RL). Com esse aumento, consequentemente, constatou-se que houve um maior risco operacional no período de 2020 a 2021, embora neste último ano o perigo na operação tenha sido menor. No que diz respeito à correlação, destaca-se que a correlação entre os Custos e as Despesas Fixas (CDF) e o Grau de Alavancagem Operacional (GAO) foi considerada moderada e negativa, depreendendo-se que as variáveis possuem uma associação inversa. Esta pesquisa buscou contribuir com informações relevantes aos gestores e acionistas, além de colaborar para a avaliação do desempenho e a eficiência dos gastos das companhias analisadas. Em relação ao campo acadêmico, a pesquisa permitiu explorar o segmento de uma forma antes não abordada.
Palavras-Chave:Risco operacional, Covid-19, Segmento de restaurantes e similares, Comportamento dos custos.
OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DE AQUISIÇÃO E ESTOCAGEM DE MATÉRIA-PRIMA EM EMPRESAS DE FOOD SERVICE
Valeriana CUNHA (UFU) - Brasil
E-mail: valeriana@ufu.br
A área de compras exerce importante função estratégica em todos os tipos de empresas. Há várias questões importantes que estão sob a responsabilidade dos profissionais da área, dentre elas as decisões a respeito de quanto comprar e quanto manter em estoque. Esta pesquisa apresenta um modelo de programação linear inteira que pode ser utilizado para apoio a estas decisões em empresas de food service. A pesquisa é do tipo aplicada e a coleta de dados foi feita por meio de análise documental e entrevista com um executivo da área. Para alimentar o modelo, é necessário que o usuário tenha atenção com os parâmetros que serão utilizados. Por meio deste tipo de abordagem, as empresas têm maiores chances de que suas tomadas de decisão sejam mais acertadas. Especificamente para o caso em questão, a definição mais precisa de quanto comprar e quanto manter em estoques pode representar economias significativas no custo de produção, já que os materiais direitos representam uma boa parcela dos custos de produção totais.
Palavras-Chave:Gestão de compras. Custos de aquisição. Custos de estocagem. Otimização. Programação linear inteira
A INFLUÊNCIA DO GRAU DE EFICIÊNCIA ORCAMENTÁRIA EM RELAÇÃO AO ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL (IFDM): UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE.
Daliany Marques BEZERRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: dalianybezerra@hotmail.com
Antonio Erivando XAVIER JUNIOR (UFERSA) - Brasil
E-mail: eri_jr@hotmail.com
Alvaro FABIANO PEREIRA MACEDO (UFERSA) - Brasil
E-mail: alvarofabiano@yahoo.com.br
Alexsandro Gonçalves da Silva PRADO (UFERSA) - Brasil
E-mail: alexsandro.prado@ufersa.edu.br
Kerginaldo Nogueira de MEDEIROS (UFERSA) - Brasil
E-mail: kerginaldo@ufersa.edu.br
A presente pesquisa objetiva analisar a influência do grau de eficiência orçamentária em relação ao índice FIRJAN de desenvolvimento municipal. Para isso foi definido como amostra os 167 municípios do Estado do Rio Grade do Norte, porém excluem-se 21 da devido há estes não transmitirem suas informações orçamentárias ao FINBRA. A variável dependente foi definida como o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal – IFDM que analisa o desenvolvimento do município através de três perceptivas, emprego e renda, saúde e educação. Esta pesquisa utilizará o IFDM consolidado, que consiste na média aritmética das três áreas. Como variável independente tem-se o grau de eficiência orçamentaria - GEO, que se divide em duas, o GEO 1 e o GEO 2 utilizados para medir a eficiência orçamentaria a partir da execução do orçamento das prefeituras, e a população dos municípios. Após a coleta, foram realizados dois testes, e os dados foram analisados através de uma regressão linear múltipla com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. Os resultados apontam que no primeiro teste as variáveis independentes não possuem significância para o IFDM, dessa forma não tem poder para explicar o grau do IFDM dos municípios, pois o índice utiliza outros parâmetros que independem da execução do orçamento das prefeituras. Já no segundo teste ao aumentar o tamanho da amostra o GEO 2 atingiu significância sobre o índice, possuindo poder de explicação sobre o mesmo. Os resultados ainda apontam que a população também possui significância sobre o IFDM e tem relação positiva.
Palavras-Chave:Eficiência orçamentaria, índice FIRJAN, desenvolvimento municipal.
DESAFIOS DE PISCICULTORES NA MESORREGIÃO DO SUDOESTE PARAENSE
Rosana Santos de OLIVEIRA (UFSC) - Brasil
E-mail: rosana_ssantos@outlook.com
Carlos Eduardo Facin LAVARDA (UFSC) - Brasil
E-mail: elavarda@gmail.com
Este artigo teve como objetivo identificar os principais desafios de piscicultores na mesorregião do Sudoeste Paraense. A população da pesquisa é formada por piscicultores que correspondem à microrregião de Itaituba (Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão). Os dados foram coletados por entrevistas via telefone com roteiro semiestruturado, utilizando amostragem bola de neve. Para análise das entrevistas foi utilizado o software NVivo e a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os principais desafios dos piscicultores são: assistência técnica, preço da ração, sistema de controle de custos, concorrência e incentivos do poder público. O estudo contribui teoricamente com a literatura ao identificar os desafios que a Região Norte tem para adentrar no mercado neste setor, e contribui aos piscicultores que diante das dificuldades levantadas sobre o controle dos seus custos, foi disponibilizado uma planilha no Excel e todo o apoio no manuseio, para que eles possam ter o controle de todos os seus gastos e propor seu preço de venda condizente com a sua realidade.
Palavras-Chave:Piscicultura. Desafios. Região Norte. Sudoeste Paraense. Sistema de controle de custos.
DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Angeliana FERREIRA DA SILVA (UFC) - Brasil
E-mail: angelianaferreira@gmail.com
Igor Barroso STEINDORFER (UFC) - Brasil
E-mail: igorbsteindorfer@gmail.com
José Geovanildo NOBRE (Ufc) - Brasil
E-mail: nobregeovanildo@gmail.com
Juliana Holanda Farias de ARARIPE BRINGEL (Ce) - Brasil
E-mail: jararipe33@gmail.com
Alessandra Carvalho de VASCONCELOS (UFC) - Brasil
E-mail: alevasconcelos.ufc@gmail.com
A temática da gestão de custos no setor público é fundamental para a melhoria da qualidade do gasto e eficácia na gestão pública. A adoção de Sistema de Informação de Custos (SIC) por parte da administração pública faz-se impositiva pela legislação brasileira, destacando-se a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - NBC TSP nº 34, de 18 de novembro de 2021. Diante disso, este artigo tem como objetivo investigar os desafios e limitações encontrados na implantação do sistema de custos na administração pública de Fortaleza, em um projeto piloto específico. Para o alcance do objetivo da pesquisa descritiva, o estudo de caso único, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da aplicação de um questionário aos gestores e técnicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) que participaram do processo de implantação do projeto. Os resultados indicam que a integração e customização dos sistemas e os aspectos relativos às estruturas organizacionais dos órgãos são os principais desafios da prefeitura. Quanto às principais limitações na implantação do sistema de custos, foram mencionadas as relativas ao escopo e à equipe do projeto. Os achados da pesquisa contribuem com a ampliação das discussões que envolvem à temática Sistemas de controle gerencial e custos no âmbito do setor público ao fornecer evidências empíricas que auxiliem na tomada de decisão de gestores públicos.
Palavras-Chave:Gestão de custos, Custos no setor público, Sistema de custos.
EFICIÊNCIA NA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA E DESEMPENHO: UM ESTUDO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Flávia De Freitas LOPES (UFERSA) - Brasil
E-mail: flavia_niely@hotmail.com
Antonio Erivando XAVIER JUNIOR (UFERSA) - Brasil
E-mail: eri_jr@hotmail.com
Alvaro FABIANO PEREIRA MACEDO (UFERSA) - Brasil
E-mail: alvarofabiano@yahoo.com.br
Kerginaldo Nogueira de MEDEIROS (UFERSA) - Brasil
E-mail: kerginaldo@ufersa.edu.br
FERNANDO Porfirio Soares DE OLIVEIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: fernandoporfiri@ufersa.edu.br
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar se a eficiência na execução orçamentária influencia nos indicadores de desempenho das Universidades Federais Brasileiras definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A amostra da pesquisa consiste no universo das 63 Universidades Federais Brasileiras credenciadas no período de 2015 a 2018. As variáveis dependentes foram definidas com base em nove indicadores de desempenho do TCU igualmente utilizados no trabalho realizado por Santos, Barbosa, Martins e Moura (2017) assim como as variáveis independentes que medem a eficiência orçamentária. A técnica econométrica utilizada foi a regressão múltipla com dados em painel. As evidências revelaram que eficiência orçamentária (EFICOR 1) que envolve gastos empenhados sobre os dotados inicialmente apresentou influência significativa com indicadores de desempenho: Aluno tempo integral / número de professores equivalentes (ATIPE), Grau de Envolvimento com Pós-Graduação (GEPG), Aluno tempo integral / número de funcionários equivalentes (ATIFE); finalizando com a relação a Taxa de Sucesso na Graduação (TSG). A variável de eficiência orçamentária envolvendo somente os gastos liquidados, de serviços que já começaram a contribuir para as IFES no exercício tiveram relação positiva com Grau de Envolvimento com a Pós-Graduação (GEPG) e com Aluno tempo integral / número de professores equivalentes (ATIPE), Aluno tempo integral / número de funcionários equivalentes (ATIFE) e Conceito CAPES (CCAPES).
Palavras-Chave:Eficiência orçamentária, Indicadores de desempenho do TCU, Universidades Federais Brasileiras.
GESTÃO DE CUSTOS E DESEMPENHO NA VERTICALIZAÇÃO ASSISTENCIAL: UM ESTUDO DE CASO NAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Jéssica Batisti PRANDO MARINATO (UFES) - Brasil
E-mail: jessica.batisti@gmail.com
Yara Rodrigues de MORAIS (UFES) - Brasil
E-mail: y.siarom@gmail.com
Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com
A presente pesquisa objetiva identificar se existe alguma correlação dos indicadores econômico-financeiros com o processo de verticalização das operadoras de saúde suplementar no estado do Espírito Santo. Para atender ao objetivo proposto, foi utilizada abordagem exploratória e descritiva, utilizando a metodologia quantitativa por meio de estudo de caso, sendo coletado dados de 8 das 35 operadoras de saúde suplementar sediadas no Espírito Santo no período de 2012 a 2021, a fim de analisar a influência do fenômeno da verticalização. Para possível análise e interpretação dos dados, utilizou-se o software Jamovi (Version 2.2). Os achados da pesquisa confirmam que existe uma correlação entre integração vertical e desempenho econômico-financeiro de forma moderada a fraca, demonstrando que o fenômeno da verticalização possui também outras influências de diversos fatores. Contudo, considerando que o objetivo principal da verticalização é gerir os custos assistenciais para obtenção de melhores resultados, é significativa a relação encontrada entre os indicadores de custo e ticket médio com a verticalização. Nesse sentido, entende-se que o objetivo proposto foi alcançado, uma vez que foi identificada que há correlação com algumas das variáveis estudadas.
Palavras-Chave:Saúde suplementar. Verticalização. Desempenho econômico-financeiro.
GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO, GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Mariana Mitsue Kaminici Rodrigues () -
E-mail: marianamitsue@hotmail.com
Edvalda Araujo LEAL (UFU) - Brasil
E-mail: edvalda@facic.ufu.br
Izaqueline Jhusmicele Alcântara da SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: izaqueline@hotmail.com
Este estudo objetivou compreender o impacto da gestão do capital de giro no desempenho econômico e financeiro de uma empresa do setor de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa que atua há 25 anos no setor elétrico. A fim de aprofundar na gestão do capital de giro, foi realizada a análise pelo modelo tradicional e pelo modelo de Fleuriet. No modelo tradicional, os resultados indicam que a empresa apresentou capacidade financeira para pagamento de seus compromissos de curto e longo prazo, demonstrado melhorias nos indicadores em 2017, 2018 e 2020 em relação ao ano anterior. O mesmo é observado nos indicadores pelo modelo de Fleuriet, os quais apresentaram um avanço de 2017 a 2020. Os saldos do Capital Circulante Líquido (CCL) e o Saldo de Tesouraria (ST) foram positivos e a Necessidade de Capital de Giro (NCG) foi negativa, assim, a empresa foi classificada no Tipo 2, apresentando-se sólida em todos os anos analisados. Concluiu-se com os resultados que a gestão do capital de giro possibilita analisar a capacidade da empresa de pagar suas obrigações e financiar suas atividades e/ou investimentos a longo prazo.
Palavras-Chave:Gestão de capital de giro. Modelo tradicional. Modelo de Fleuriet. Prestação de serviço. Setor elétrico.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COVID-19: DESEMPENHO FINANCEIRO E DE MERCADO ANTES E DURANTE A PANDEMIA
Maria Raquel XAVIER DE ALENCAR (UFCA) - Brasil
E-mail: raquel.alencar@aluno.ufca.edu.br
Maria Isabel da Cruz FEITOSA (UFCA) - Brasil
E-mail: maria.isabel@aluno.ufca.edu.br
ANE CAROLINE RODRIGUES LEITE (UFCA) - Brasil
E-mail: carol.ane@live.com
Paulo Henrique LEAL (UFCA) - Brasil
E-mail: paulo.leal@ufca.edu.br
Antonio Rafael Valério de OLIVEIRA (UFCA) - Brasil
E-mail: rafael.valerio@ufca.edu.br
Milton Jarbas Rodrigues CHAGAS (UFCA) - Brasil
E-mail: milton_jarbas@hotmail.com
Em janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarava a COVID-19 como emergência de saúde pública. Em tempos de crise, a governança corporativa exerce forte influência em aspectos importantes da organização. Devido a tal importância, criou-se forte expectativa de que empresas inclusas nos segmentos especiais apresentassem melhores resultados quando comparadas a empresas listadas nos segmentos básico/geral (Fragoso, 2019). Dessa forma, é de suma importância comprovar que empresas de segmento especiais apresentam melhor desempenho, especialmente em períodos de crise. Logo, o presente estudo buscou comparar por meio da análise descritiva empresas dos segmentos especiais com empresas dos segmentos básicos, para averiguar se de fato empresas do segmento especial Novo Mercado apresentam melhor desempenho em períodos de crise. Tal análise se deu por meio do cálculo dos índices contábeis: Retorno Sobre os Ativos (ROA) e Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE), bem como os índices de mercado Market-to-Book (MB) e Valor de Mercado, tendo ainda como variável adicional o Faturamento Bruto, durante os anos de 2019 e 2020. A partir da análise dos índices, pode-se concluir que empresas listadas nos mais altos níveis de governança corporativa não implica que estão blindadas contra crises e apresentam resultados melhores do que as que não se encontram nessa condição. Com relação ao impacto da pandemia não foi encontrado um padrão nos índices calculados, sendo que, nem todos os índices apresentaram quedas do ano de 2019 para o ano de 2020.
Palavras-Chave:Governança corporativa.Pandemia de COVID-19.Desempenho.
IMPACTO DA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NOS CUSTOS DA COLONOSCOPIA EM UM HOSPITAL DIA
Fabrine Krzesinski BATICKOWSKI (UNISINOS) - Brasil
E-mail: fabrinekbatickowski@gmail.com
Taciana MARETH (UNISINOS) - Brasil
E-mail: tacianamareth@yahoo.com.br
O presente estudo foi desenvolvido em um hospital dia privado, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O hospital dia está previsto na portaria nº 44 do Ministério da Saúde, Saúde (2001) e prevê atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos que requeiram permanência máxima de 12 horas do paciente na unidade de atendimento. Foi objeto desta pesquisa a colonoscopia, que é o exame endoscópico do intestino. O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto da redução de desperdícios nos custos da colonoscopia. Para cumprimento do objetivo, utilizou-se do método de custeio ABC e da ferramenta Lean Value Stream Mapping (VSM). Primeiramente o processo foi mapeado, após elaborou-se o VSM do procedimento e na sequência seus custos foram mensurados. Foram analisados os períodos 2020 e 2021. A determinação do período, serviu como base para identificar o impacto da pandemia Covid-19 nos custos dos medicamentos. Nestes identificou-se um aumento de até 141,44% entre os períodos analisados. A partir da identificação dos desperdícios, foi possível simular três cenários para a redução dos custos dos procedimentos. Ao qual observou-se uma redução de custos de até 30,97% em relação ao período de 2021. Salienta-se que até o momento, identificou-se estudos que utilizam as ferramentas Custeio ABC e VSM no ramo automotivo Aguiar, Rezende e Rocha (2008), em linhas ferroviárias Neriz et al. (2012) em indústrias de cerâmicas Lopes (2017), no entanto não foi identificado estudos na área hospitalar.
Palavras-Chave:Custeio ABC. Lean Healthcare. Hospitais.
NUDGE NA DECISÃO DO INVESTIDOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLHAS DE INVESTIMENTO E AS PRÁTICAS ESG
BEATRIZ DA SILVA FERREIRA (UFPB) - Brasil
E-mail: beaatrizf94@gmail.com
Isabella Christina Dantas VALENTIM (UFPB) - Brasil
E-mail: isabella.cdantas@gmail.com
Wenner Glaucio Lopes LUCENA (UFPB) - Brasil
E-mail: wdlucena@yahoo.com.br
O estudo identificou como o Nudge influencia a tomada de decisão do investidor em empresas com ESG (Environmental, social and Governance). Para isso, compreendese que os aspectos financeiros devem ser considerados nas decisões sobre investimento ao se avaliar uma empresa, bem como outros aspectos podem ser considerados, como as informações ambientais, sociais e de governança. Não obstante, evidencia-se a necessidade de estímulos aos investidores, para que estes tomem decisões mais responsáveis, assim acredita-se que os nudges podem influenciar os tomadores de decisões na busca por investimentos que sejam sustentáveis e que tenham práticas de ESG. A metodologia proposta nessa pesquisa, consiste na aplicação de um questionário, do qual foi avaliado e aprovado pelo Comitês de Ética em Pesquisa – CEP, com o parecer nº 5.246.628, composto de dois ambientes, considerados como quase-experimentais (Campbell & Stanley, 1979). Os ambientes contêm dados de empresas que adotam práticas ESG, bem como algumas informações financeiras (preço da ação, risco e retorno do investimento). Com base nesses cenários foram feitas análises das escolhas de investimento dos participantes da pesquisa.
Palavras-Chave:Nudge. ESG. Quase-Experimento. Decisão de investimento.
O IMPACTO DAS EMENDAS PARLAMENTARES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS COMO MECANISMO DE MELHORIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
Marcos Gabriel MOURA DE MEDEIROS (UFERSA) - Brasil
E-mail: marcos_gabriel582@hotmail.com
Antonio Erivando XAVIER JUNIOR (UFERSA) - Brasil
E-mail: eri_jr@hotmail.com
Alvaro FABIANO PEREIRA MACEDO (UFERSA) - Brasil
E-mail: alvarofabiano@yahoo.com.br
Kerginaldo Nogueira de MEDEIROS (UFERSA) - Brasil
E-mail: kerginaldo@ufersa.edu.br
Daiane Ferreira DA COSTA (Ufersa) - Brasil
E-mail: daiane@ufersa.edu.br
A PEC do Orçamento Impositivo trouxe mudanças na forma como o Legislativo interage com o Executivo no planejamento orçamentário. A imposição orçamentária traz alguns debates como a comparação com o modelo autorizativo, o mais adotado no Brasil, qual a relação político-partidária estabelecida entre os poderes e se essas mudanças podem ser benéficas para o serviço público. De modo igual, o encaminhamento de recursos orçamentários às instituições traz a atenção em avaliar os seus respectivos desempenhos. No caso das universidades federais, os indicadores de desempenho definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constituem um dos instrumentos de avaliação de desempenho. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação das emendas parlamentares destinadas às Universidades Federais com os indicadores de desempenho do TCU. Foram analisadas as universidades federais brasileiras por meio da análise de correlação não-paramétrica de Spearman e a utilização de uma variável chamada Índice de Empenho Orçamentário por Emendas (ILORE), para verificar possíveis efeitos do empenho orçamentário de emendas parlamentares em contraste com os indicadores de desempenho do TCU. Os resultados indicaram que o ILORE se relacionou de maneira inversa e fraca em 6 dos 10 indicadores, o total de despesas empenhadas se relacionou de maneira positiva em 9 dos 10 indicadores, e que o total de despesas empenhadas oriundas de emendas se relacionou de maneira positiva em 4 dos 10 indicadores.
Palavras-Chave:Indicadores. Orçamento Impositivo. Desempenho.
PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS MOSSOROENSES SOBRE OS SERVIÇOS CONTÁBEIS
Iranilma De arruda MOURA (Fcrn) - Brasil
E-mail: iranilmamoura@gmail.com
Natalia Patrícia FREITAS (FCRN) - Brasil
E-mail: pathi.freitas@icloud.com
Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com
Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com
Jerferson Freitas DA SILVA (UFC) - Brasil
E-mail: jerfersonfreitas111@gmail.com
Caritsa Scartaty MOREIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: caritsa_scarlaty@hotmail.com
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos empresários de Mossoró-RN sobre os serviços contábeis. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo, quantitativo e do tipo survey (levantamento). Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas, com amostra final de 27 (vinte e sete) empresários do referido município, cujos dados coletados foram tratados por meio de técnicas da estatística descritiva (frequências). Os resultados permitem concluir que: (i) os empresários mossoroenses consideram-se satisfeitos quanto aos serviços contábeis prestados em suas empresas, avaliando tais serviços como "bom" e "ótimo", em sua maioria, os quais são prestados com segurança e confiabilidade; (ii) as principais ferramentas oferecidas para gestão financeira da empresa são a análise financeira/custos, análise de balanço e planejamento empresarial, entretanto cerca de 40% dos empresários afirmam que os contadores não oferecem nenhum tipo de relatório sobre a situação da empresa; (iii) a maioria dos empresários afirma que existe transparência e que há uma boa relação entre a contabilidade e a empresa em que atuam; (iv) as principais motivações para a escolha do atual escritório de contabilidade por parte dos empresários da amostra foram o serviço, atendimento e localização, nesta ordem de importância, os quais indicam que provavelmente recomendariam o atual serviço para familiares e amigos; e (v) a maioria dos empresários mossoroenses afirmam que os serviços contábeis satisfazem as necessidades de sua empresa e que os problemas são solucionados de maneira rápida.
Palavras-Chave:Profissional contábil. Serviços contábeis. Percepção dos empresários.
PREÇO DE TRANSFERÊNCIA INTERNO: UMA APLICAÇÃO AO SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO, À LUZ DA SUA ESTRATÉGIA
Maria Dália EVANGELISTA (USP/ FEA) - Brasil
E-mail: mdalia.evangelista@gmail.com
Márcio Luiz BORINELLI (USP) - Brasil
E-mail: marciolb@usp.br
Welington ROCHA (FEA-USP) - Brasil
E-mail: w.rocha@usp.br
A presente pesquisa objetiva identificar os percalços, os fatores limitantes e os facilitadores do processo de desenvolvimento e adoção de uma Política de Preços de Transferência (PPT) aplicada a uma instituição do setor de serviços educacionais, à luz da sua estratégia. A evolução crescente da Educação a Distância (EAD) no Brasil evidencia a necessidade de um artefato da Controladoria e Contabilidade Gerencial para que as Instituições de Ensino Superior (IES) possam medir o resultado de cada unidade de negócio para evitar prejuízos à avaliação de desempenho, tomadas de decisão e resultado organizacional. Trata-se do preço de transferência a ser cobrado dos tomadores de serviços EAD pelos provedores desses serviços. O estudo preenche a lacuna da inexistência de trabalhos sobre preço de transferência no setor educacional e da necessidade de mais pesquisas empíricas sobre Contabilidade Gerencial, para o aproveitamento prático. Trata-se de pesquisa qualitativa, com estratégia intervencionista construtiva. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que houve uma tentativa de implantação do artefato na IES em 2018, aplicada parcialmente. Com base na teoria da Velha Economia Institucional, decidiu-se construir uma PPT, que constitui uma contribuição teórica e prática, a ser utilizada em outras IES, mediante adaptações. Igualmente, a lista de percalços, fatores limitantes e facilitadores identificados poderá ser útil para a prevenção de problemas ou como facilitador do processo de desenvolvimento e adoção de suas PPT.
Palavras-Chave:Preço de Transferência. IES. Avaliação de Desempenho. Discurso do Sujeito Coletivo. Pesquisa Intervencionista.
UM ESTUDO ACERCA DO USO DOS ARTEFATOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL PELOS GESTORES DE EMPRESAS DO SETOR SUCROENERGÉTICO
Cassiano FERREIRA E SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: casferreira@ufu.br
Carlos Eduardo de OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: universofinanceiro@gmail.com
O objetivo do estudo foi identificar quais são os Artefatos da Contabilidade Gerencial (ACG) utilizados pelas empresas do setor sucroenergético situados no Brasil, além de identificar o grau de importância no processo decisório daqueles utilizados. Para tanto, foi realizado um levantamento no ano de 2021 com as empresas citadas pelo NovaCana. A pesquisa se caracterizou como descritiva de abordagem quantitativa, aplicando um questionário no Google Formulários enviado aos gestores das empresas via LinkedIn ou e-mail como instrumento de coleta de dados. Os resultados encontrados sugerem que, no que se refere aos ACG tradicionais, “Planejamento Tributário” e “Orçamento” podem ser apontados como artefatos de alto impacto no processo decisório, além de alta influência no desempenho financeiro das empresas. O mesmo ocorre, ao apontar os ACG modernos, no caso do “Planejamento Estratégico”. Cabe ressaltar também “Valor Presente”, “Benchmarking”,” Just in Time” e “Economic Value Added” como artefatos que apresentaram, quando usados, alto impacto no processo decisório. Dessa forma, comparando os ACG tradicionais e modernos, o artefato de maior destaque tanto em utilização total como impacto na tomada de decisão é o Planejamento Tributário. Conclui-se ainda que o ACG mais adotados pelas empresas do setor sucroenergético foram aqueles relacionados à aspectos de Planejamento e Controle Interno, inclusos nos dois primeiros estágios evolutivos da Contabilidade Gerencial.
Palavras-Chave:Contabilidade Gerencial. Artefatos da Contabilidade Gerencial. Processo decisório. Setor Sucroenergético.
GASTOS COM TECNOLOGIA E DESEMPENHO FINANCEIRO NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
Raul de Moraes MARÇAL (UFC) - Brasil
E-mail: raulmarcal@outlook.com
José Glauber Cavalcante dos SANTOS (UFC) - Brasil
E-mail: jglauber_cont@hotmail.com
Paulo Henrique Nobre PARENTE (UFC) - Brasil
E-mail: paulo.parente@ufc.br
Este estudo teve como objetivo caracterizar a relação entre os gastos com tecnologia e o desempenho financeiro dos bancos listados na bolsa de valores brasileira (Brasil Bolsa Balcão – B3) no período de 2015 a 2021. Utilizando-se de testes de correlação e análise de regressão aplicados aos dados, foi possível analisar, especificamente, o impacto dos gastos com tecnologia em duas classes (gastos ativados e despesas) no Retorno dos Ativos (ROA). Como resultados, foi apontada uma relação positiva entre gastos com tecnologia e ROA, sustentando-se a hipótese do estudo. A amostra tem 25 empresas, totalizando no mínimo 95 e no máximo 149 observações-ano. Os testes indicam que a relação entre supracitada é persistente para ao menos três períodos e a intensidade do efeito dos gastos com tecnologia aumenta no longo prazo. O efeito positivo das despesas é superior ao efeito positivo dos gastos ativados. Concluiu-se que o investimento em tecnologia pode figurar como fonte de vantagem competitiva a partir da sua conversão em desempenho favorável aos bancos no Brasil.
Palavras-Chave:Setor Bancário Brasileiro. Tecnologia. Investimento.
INTERVENÇÃO EM GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Emerson Tadeu G RICI (PUC_PR) - Brasil
E-mail: emerson.rici@gmail.com
A gestão organizacional integral pode ser abordada a partir de práticas diversas que envolvem a administração de pessoas e recursos, gestão financeira, análises de custos e oportunidades, entre outras diversas formas de abordagem da organização. Entretanto, a literatura brasileira mostra escassez de artigos que discutam a gestão nas organizações públicas de saúde que vá além da busca do equilíbrio financeiro frente ao descontrole de gastos e corrupção. Considerando tal cenário, este estudo investiga as demandas principais na gestão das organizações públicas de saúde brasileiras, com objetivo geral de realizar levantamento das demandas primárias e secundárias de gestão em organizações públicas de saúde no Brasil, mapeando as principais questões a serem tratadas neste cenário, com foco no conhecimento como principal recurso. Como método, foi realizada revisão de literatura assistemática, limitada a um período de duas décadas (2002 a 2022), desenhando o quadro geral e histórico de demandas e oportunidades. Os estudos identificam oportunidades de intervenção no sistema público brasileiro, bem como proposição das melhores práticas aplicáveis à gestão do setor público de saúde que se estabelecem para além do estancamento dos desperdícios de recursos decorrentes de má gestão.
Palavras-Chave:Gestão de saúde pública. Gestão do conhecimento. Organizações Sociais de Saúde. Sistema Único de Saúde
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO ACERVO ACADÊMICO: AUMENTO OU REDUÇÃO DE CUSTOS? O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA
Ricardo de Oliveira MAXIMO (UFU) - Brasil
E-mail: ricardo@ufu.br
Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br
A transformação digital é tema atual nos diversos órgãos que formam a administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. O governo brasileiro tem incentivado a informatização dos acervos acadêmicos por meio da digitalização dos documentos, e da produção de documentos nato-digitais, como é o caso da expedição do diploma digital e documentação correlata, com a finalidade de promover a desburocratização, gerar inovação e facilitar a inserção do cidadão nos diversos serviços públicos prestados, a partir de um complexo processo de transformação digital. Iniciado a partir do Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2013, celebrado entre o extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Governo do Distrito Federal (GDF), o Processo Eletrônico Nacional (PEN), oficializado pelo Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015, representou o marco inicial da transformação digital, seguido por robusto arcabouço normativo, culminando na obrigatoriedade da conversão do acervo acadêmico analógico para o meio digital pelas IES. Neste contexto, este trabalho buscou estudar o caso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no tocante a transformação digital do acerco acadêmico sob a ótica das finanças públicas, a fim de verificar se o processo representa aumento ou redução de custos para a instituição. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica alinhada a uma pesquisa documental. O resultado deste estudo, com base na análise descritiva, apresentou aumento de custos a curto prazo com possibilidade de redução de custos a médio e longo prazo.
Palavras-Chave:Transformação Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Custos.
Trabalhos Convidados