Educação financeira e endividamento: um estudo de caso com servidores de uma instituição pública

Autores

  • Lucas Paravizo Claudino UFV
  • Murilo Barbosa Nunes UFV
  • Adriel Rodrigues Oliveira UFV
  • Octávio Valente Campos UFV

Palavras-chave:

endividamento pessoal

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal identificar a relação entre o nível de educação financeira e o nível de endividamento dos servidores técnico-administrativos de uma instituição pública. A pesquisa, quanto ao fim, se caracteriza como descritiva e exploratória. Em relação ao meio, se caracteriza como estudo de caso, documental, bibliográfica e de campo, fazendo uso de questionários estruturados e análises estatísticas. Os resultados indicaram que o nível de educação financeira dos servidores é insuficiente e que as principais deficiências dos servidores nesta área são: conhecimento da liquidez das aplicações, elaboração de lista de compras, planejamento financeiro e taxa do cheque especial. Quanto ao nível de endividamento, percebeu-se que os servidores, em sua maioria, encontraram-se pouco endividados, havendo baixa freqüência em níveis mais sérios de endividamento. Concluiu-se que o maior conhecimento de educação financeira influencia na condição de menores níveis de endividamento, porém esse conhecimento não exclui a possibilidade de contrair dívidas de risco. Diante disso os servidores apresentaram necessidade de cursos na área de gestão financeira.

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Como Citar

Claudino, L. P., Nunes, M. B., Oliveira, A. R., & Campos, O. V. Educação financeira e endividamento: um estudo de caso com servidores de uma instituição pública. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1029

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual