Espaços de criação do conhecimento (ba) em uma agência da Caixa Econômica Federal
Palavras-chave:
BaResumo
Este trabalho teve como finalidade identificar os espaços dedicados à criação de conhecimento existentes em uma agência da Caixa da Econômica Federal. Este estudo teve como embasamento teórico os principais modelos de gestão do conhecimento abordados por autores da área, como Davenport e Prusak (2003) Terra (2005) Probst, Raub e Romhardt (2002) Nonaka e Takeuchi (1997) e Nonaka e colaboradores (KONNO, 1998; TOYAMA e KONNO, 2000). A pesquisa realizada na agência foi um estudo de caso, de natureza aplicada e descritiva, cujo os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários com os funcionários e posteriormente tratados de forma quantitativa com media e desvio padrão. Como resultados alcançados, destacam-se a existência de espaços dedicados a socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento, que se traduzem em contextos virtuais (e-mails, chats, videoconferências, banco de dados, etc.) mental (experiências e modelos mentais compartilhados) e físico (salas de reuniões, descanso, bebedouros, copa, espaços para exposições de idéias, etc.).Downloads
Como Citar
dos Santos, J. R., & Cavalcante, C. E. Espaços de criação do conhecimento (ba) em uma agência da Caixa Econômica Federal. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1030
Edição
Seção
Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual