Gestão do conhecimento na administração central da empresa brasileira de correios e telégrafos
Palavras-chave:
Capital IntelectualResumo
Os modelos de gestão baseados no capital intelectual e no conhecimento são frutos de nova realidade anunciada pela sociedade emergente. Agora, para avançar, as organizações precisam não apenas estar bem informadas, mas, principalmente, aprender a transformar as informações em conhecimento. A gestão do conhecimento corresponde a uma série de ações que buscam coordenar desde os processos de geração até a utilização do conhecimento, passando pelo seu armazenamento e o compartilhamento entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é diagnosticar o processo de Gestão do Conhecimento na Administração Central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A base teórica tem como elemento principal o modelo de Bukowitz e Williams (2002). A pesquisa é descritiva, quantitativa, e um levantamento. Como método de coleta de dados foi usado o questionário, enviado por correio eletrônico. As seções construir e manter; obter e aprender obtiveram as maiores pontuações: 64 %, 63% e 62% respectivamente. Já a seção avaliar alcançou a menor pontuação com 49%. Destaca-se a predisposição e valorização que as pessoas têm em compartilhar o conhecimento, maior pontuacao da seção Contribua, demonstrando o forte interesse dos funcionários em compartilhar o conhecimento de cada um, apresentando então ambiente favorável a geração de novos conhecimentos e geração de riqueza para ambos: empresa e indivíduo.Downloads
Como Citar
Cavalcante, C. E. Gestão do conhecimento na administração central da empresa brasileira de correios e telégrafos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1034
Edição
Seção
Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual