Entidades beneficentes de assistência social educacionais: uma investigação sobre a medição de desempenho organizacional

Autores

  • Euvaldo Antonio Ruiz Soares UFPE
  • Jeronymo Libonati UFPE
  • Roberta Lira Caneca PMIPGCC-UnB/UFPE
  • Luiz Carlos Miranda UFPE

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar quais as medidas de desempenho utilizadas pelas Entidades Beneficentes de Assistência Social Educacionais, bem como a maneira pela qual se relacionam no processo de gestão. Para tanto, foram selecionados algumas áreas e indicadores de desempenho, e investigou-se a possível relação entre essas medidas e (1) o grau de instrução dos gestores, (2) o tempo de existência das instituições, e (3) o porte destas. As informações foram obtidas por meio de uma pesquisa empírica, mediante aplicação de questionários junto às oito Entidades Beneficentes de Assistência Social, com sede no município do Recife – PE, portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEAS, e que atuam exclusivamente na área de educação. Os resultados obtidos revelam que estas instituições possuem sistemas de avaliação de desempenho simples e não estruturados, observando-se a falta de indicadores para medir o desempenho e a pouca utilização das informações geradas pelos Sistemas de Medição de Desempenho. Percebe-se também que o uso de indicadores de desempenho está mais relacionado com o tempo de existência das instituições.

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Como Citar

Soares, E. A. R., Libonati, J., Caneca, R. L., & Miranda, L. C. Entidades beneficentes de assistência social educacionais: uma investigação sobre a medição de desempenho organizacional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1069

Edição

Seção

Controladoria