Hedge de custos por uma rede de “fast-food” utilizando contratos futuro de boi gordo da BM&F
Palavras-chave:
Gestão Estratégica de CustosResumo
A possibilidade de resguardar-se de impactos que podem ocorrer nos custos dos produtos consiste em uma vantagem competitiva importante aos negócios e agrega valor à empresa. Para uma empresa que depende de uma matéria-prima cujo custo é altamente volátil, isto é, que pode ser afetado por inúmeras variáveis (inflação, condições climáticas, oferta e procura, variação cambial etc.), as alterações não previstas sempre serão motivo de preocupação. No caso dos produtos agrícolas e pecuários, há uma sazonalidade natural de preços entre a safra e a entressafra, que normalmente é do conhecimento de todos que deles dependem. Entretanto, eventualmente, aumentos acima dos percentuais esperados, em virtude de maior ou menor oferta, alguma outra variável, podem levar muitas empresas a enfrentar sérias dificuldades na condução de seus negócios. Este trabalho objetiva mostrar ser possível que empresas que dependem de uma commoditie agrícola, neste caso a carne bovina, possam mitigar riscos de oscilações indesejadas mediante operações com Contratos Futuro de Boi Gordo da BM&F. O estudo é desenvolvido através de um estudo de caso, onde uma rede de “fast-food” utilizou Contratos Futuro de Boi Gordo da BM&F para proteger custos de produção do hambúrguer bovino.Downloads
Como Citar
dos Santos, R. F., Yatabe, S. S., & F. Santos, N. M. B. Hedge de custos por uma rede de “fast-food” utilizando contratos futuro de boi gordo da BM&F. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1077
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Seção
Controladoria