Discussão sobre a utilização do método de estudo de caso na formação profissional do contador
Palavras-chave:
ContabilidadeResumo
Trata o presente trabalho de uma análise através da qual a natureza teórica do método do estudo de caso e a sua aplicação como opção de modelo de aprendizado ativo poderá ser utilizado no decorrer do curso de formação do profissional de contabilidade, caracterizando-se como uma alternativa de ensino voltada para o auxílio da compreensão de alunos e o desenvolvimento de professores. O alicerce estará na ênfase da metodologia baseada na discussão, na vivência e na análise de casos reais, que propiciem o exercício dinâmico da tomada de decisões, fator este diferencial e exigido, no dia a dia dos profissionais da área contábil que ingressam no mercado de trabalho, e cujo desempenho deve ser aprimorado. A difusão da metodologia do estudo de casos no meio acadêmico deveu-se à Universidade de Harvard (EUA), que adotou este método como um modelo tradicional de ensino, em que professores e alunos praticam a discussão de problemas ou casos diretamente relacionados aos acontecimentos de vários ramos da ciência, para o fomento do debate orientado em sala de aula.Downloads
Como Citar
Machado, A., Meireles, L. F. B., & Gomes, J. S. Discussão sobre a utilização do método de estudo de caso na formação profissional do contador. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1112
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo