O ISAR/UNCTAD, as Diretrizes curriculares brasileiras e as disciplinas de Contabilidade de Custos: reflexões na área de Contabilidade

Autores

  • Alfredo Ernesto Erfurth FURB
  • Amelia Silveira FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB
  • Giseli Spessatto FURB

Palavras-chave:

Contabilidade Custos

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar as diretrizes curriculares brasileiras quanto à disciplina de Contabilidade de Custos, no Curso de Ciências Contábeis, nas Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais, na região do Vale do Itajaí, com o currículo mundial proposto pelo ISAR/UNCTAD. O pressuposto é de que quanto maior for a similaridade entre o currículo adotado pelas IES e o currículo do ISAR/UNCTAD, maior será a evidência de harmonização na educação contábil no Brasil. O delineamento da pesquisa caracterizou-se como estudo exploratório, com método qualitativo e com abordagem documental, em fontes primárias. Os resultados apontam que há uma aproximação entre as estruturas curriculares. Porém, há falta de conteúdos referentes aos sistemas de informática e de gestão, que auxiliam o contador na elaboração dos cálculos de custos, na contabilização e na gestão da empresa, como também auxiliam o aluno a interpretar estes dados, a comunicá-los e, finalmente a estarem aptos para tomada de decisão.

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Como Citar

Erfurth, A. E., Silveira, A., Domingues, M. J. C. de S., & Spessatto, G. O ISAR/UNCTAD, as Diretrizes curriculares brasileiras e as disciplinas de Contabilidade de Custos: reflexões na área de Contabilidade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1114

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo