O processo de ensino da contabilidade custos e gerencial: uma análise comparativa entre o ensino presencial e o ensino a distância

Autores

  • Luciano Gomes dos Reis UEL/UNOPAR
  • Marcelo Resquetti Tarifa UNOPAR/UEL/UFPR
  • Daniel Ramos Nogueira UFPR; UNOPAR; UNIFIL

Palavras-chave:

Ensino a Distância

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de realizar uma análise comparativa do processo de ensino-aprendizagem, quando utilizadas as metodologias de ensino presencial e de ensino a distância, em Ciências Contábeis, especificamente nas disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial. Após a realização de uma revisão teórica sobre o processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade, buscou-se, por intermédio da realização de entrevistas junto a docentes que ministram a disciplina de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, nas duas modalidades, traçar um perfil dos principais pontos convergentes e divergentes das duas metodologias de ensino, visando analisar a ótica docente frente ao modelo tradicional e à novas tecnologias de ensino. Com a utilização da técnica de análise de conteúdo, foram constatados ponto divergentes das duas modalidades de ensino, em especial no que diz respeito do processo de avaliação de desempenho e da utilização de recursos pedagógicos. Dessa forma, pode-se concluir que há diferenças substanciais no processo de ensino das disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, sob a ótica dos docentes, quando analisados o ensino presencial e o Ensino a Distância.

Downloads

Como Citar

dos Reis, L. G., Tarifa, M. R., & Nogueira, D. R. O processo de ensino da contabilidade custos e gerencial: uma análise comparativa entre o ensino presencial e o ensino a distância. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1116

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo