Satisfação do congressista em relação ao Congresso Brasileiro de Custos por meio da teoria da resposta ao item

Autores

  • Antonio Cezar Bornia UFSC
  • Dalton Francisco de Andrade UFSC
  • Osmar Possamai UFSC
  • Priscilla Martins Ramos Mafra UFSC
  • Vera Luci de Almeida UFSC

Palavras-chave:

Teoria da resposta ao item

Resumo

O objetivo do presente estudo é a avaliação da satisfação dos congressistas em relação aos Congressos Brasileiros de Custos dos anos de 2006 a 2008 por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e exploratória. Para avaliar a satisfação foram utilizados doze itens respondidos pelos congressistas dos anos de 2006 a 2008. O modelo logístico de dois parâmetros foi utilizado e os parâmetros, estimados. Para atingir o objetivo proposto, discute-se, inicialmente, a avaliação da satisfação de indivíduos e, na seqüência, a Teoria da Resposta ao Item, destacando seus pressupostos e modelos. Com a escala elaborada por meio da TRI, foi possível discriminar dois níveis de satisfação. Considerando o exposto, ao realizar a interpretação da escala, cabe destacar que os indivíduos classificados no nível 60 estão altamente satisfeitos com todos os itens do modelo, uma vez que, além de estarem satisfeitos com os sete itens do nível 50, avaliam de forma positiva os demais itens. Os itens referentes à estruturação e objetivos do Congresso representam os níveis mais elevados.

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Como Citar

Bornia, A. C., de Andrade, D. F., Possamai, O., Mafra, P. M. R., & de Almeida, V. L. Satisfação do congressista em relação ao Congresso Brasileiro de Custos por meio da teoria da resposta ao item. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1117

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo