Um Estudo Sobre o Ensino da Contabilidade Ambiental nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis

Autores

  • Cícero Carlos Alves Galvão UFPE
  • José Nelson Barbosa Tenorio UFPE

Palavras-chave:

Faculdades do Recife

Resumo

O presente trabalho, cujo enfoque concerne na inserção da Contabilidade Ambiental nas Instituições de Ensino Superior (IES) tendo como parâmetro as IES da cidade do Recife, objetiva verificar o grau de inclusão da disciplina contabilidade ambiental na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis partindo de um estudo bibliográfico sobre a mesma diante as empresas e a sociedade, a importância desta disciplina na visão dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e possíveis dificuldades para a sua agregação nos respectivos cursos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram de pesquisa exploratória, e de campo. Através de questionários foram coletados dados com os coordenadores de várias Instituições de Ensino Superior, reconhecidas, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), e que oferecem o curso de Ciências Contábeis no Recife, também com os alunos destas Faculdades. Os resultados preliminares obtidos indicaram que a disciplina é oferecida por um número reduzido de Faculdades, sendo que a maior dificuldade para incluir a disciplina nos cursos de Ciências Contábeis é a adaptação da matriz curricular no sentido de atender a uma série de temas emergentes relevantes para a formação do contador, consequentemente uma melhor gestão de custos nas empresas.

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Como Citar

Galvão, C. C. A., & Tenorio, J. N. B. Um Estudo Sobre o Ensino da Contabilidade Ambiental nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1120

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo