Abordagens sobre os centros de serviços compartilhados em congressos brasileiros de custos no período de 1998 a 2008.
Palavras-chave:
ArtigosResumo
Este artigo visa analisar as características das publicações sobre os Centros de Serviços Compartilhados - CSC. Adotar o CSC é uma estratégia de gestão que vem se consolidando cada vez mais em grandes corporações, visto que, quando é criada uma unidade de compartilhamento de serviços para as suas atividades de suporte a organização obtém diversas vantagens. Dentre essas vantagens pode-se citar a possibilidade dela focar seu core-business, obter maior racionalização dos processos, reduzir os seus custos de overhead, intensificar seus controles etc. Ou seja, ocorre uma mais eficiente gestão dos recursos aplicados nessas atividades de suporte. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com análise de conteúdo aplicada nos artigos publicados nas edições do Congresso Brasileiro de Custos - CBC, um dos principais fóruns de discussão sobre a gestão dos recursos das organizações, referentes ao período 1998 a 2008. O estudo constata que apesar dessas edições do CBC publicarem diversos artigos sobre a gestão de custos, apenas cinco deles abordaram conteúdo relacionado aos CSC. O estudo conclui, além dessa inexpressiva publicação de artigos sobre a temática pesquisada, que a característica predominante dos artigos identificados é a falta de uma metodologia de pesquisa objetiva e de um referencial teórico mais robusto, o que impossibilita uma melhor análise científica do tema e proposição de contribuições mais significativas.Downloads
Como Citar
Corrêa, R. M., & de Souza, M. A. Abordagens sobre os centros de serviços compartilhados em congressos brasileiros de custos no período de 1998 a 2008. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1126
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos