Mensuração do custo da qualidade: Uma análise das falhas em um Restaurante Universitário
Palavras-chave:
RejeitoResumo
O presente artigo demonstra a importância da mensuração do custo da qualidade tanto dos produtos fabricados quanto dos serviços prestados, considerando que a mesma influencia de forma direta as expectativas dos seus usuários. Assim sendo, uma maior preocupação com a qualidade dos bens e/ou serviços prestados é importante para manter uma vantagem competitiva no mercado e até mesmo garantir a sobrevivência para qualquer empresa. A necessidade de gerir gastos para se obter uma boa qualidade dos produtos finais é considerada um dos grandes desafios da atualidade. Esses gastos podem ser classificados em custos de prevenção, controle, falhas internas e externas. Como resposta a necessidade de conhecer os resultados gerados pela falta de prevenção e controle que geram as falhas nos produtos, este estudo de natureza quantitativa se propõe a analisar o custo gerado pelas falhas do processo produtivo em um Restaurante Universitário. Além de identificar os possíveis fatores que causam estes erros. Como resultado da análise houve primeiro a necessidade de se mensurar os custos de produção da refeição e, a partir daí, inferir em alguns resultados, como, o rejeito gerado pelos usuários corresponde a aproximadamente 7,5% da produção efetiva o que representa em termos monetários R$ 2.661,24 semanais. E ainda observou-se que praticamente metade dos usuários são responsáveis por esse rejeito e a causa preponderante para tal é o fato do sabor não agradar e de ser fornecida comida além das necessidades dos usuários.Downloads
Como Citar
Cunha, M. C. F., Freire, A. P. F., Costa, C. G., & Almeida, T. A. Mensuração do custo da qualidade: Uma análise das falhas em um Restaurante Universitário. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1156
Edição
Seção
Custos da Qualidade