Investigação da oferta de crédito para micro e pequenas empresas no Estado de Minas Gerais: uma abordagem por grupos estratégicos

Autores

  • Lucas Maia dos Santos UFV
  • Evandro Rodrigues de Faria UFV

Palavras-chave:

Agrupamento

Resumo

Embora o evidente crescimento da oferta de microcrédito no Brasil e no Estado de Minas Gerais, pouco se sabe sobre os aspectos fundamentais à manutenção e fomento desta iniciativa. Assim, este trabalho foi conduzido com o objetivo de identificar e analisar o desempenho de grupos estratégicos de instituições ofertantes de crédito para micro e pequenas empresas (MPEs), sumariando as características dessas instituições do ponto de vista das premissas do microcrédito, tomando como referência o Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, abrangendo 81 instituições ofertantes de crédito que, por meio de análise fatorial seguida de análise de cluster, possibilitaram a identificação de três grupos com características distintas quanto à propagação do crédito para as MPEs: Focado, Disperso e Desfocado. Os resultados mostraram que, apenas, 9% dos ofertantes concedem vantagens às MPEs, pertinentes às metodologias de aplicação do microcrédito. Por outro lado, sabe-se que a maioria das instituições na área em estudo não concede vantagens específicas às MPEs, sendo que estas, por sua vez, recorrem com baixa freqüência às operações de crédito, prejudicando o desenvolvimento deste setor, tendo em vista a assimetria entre a oferta e demanda de microcrédito.

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Como Citar

dos Santos, L. M., & de Faria, E. R. Investigação da oferta de crédito para micro e pequenas empresas no Estado de Minas Gerais: uma abordagem por grupos estratégicos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1173

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas