Competências do profissional de controladoria: uma análise feita pelos profissionais

Autores

  • Ricardo Lopes Cardoso Mackenzie
  • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto UPM
  • José Carlos Tiomatsu Oyadomari MACKENZIE

Palavras-chave:

Competências e Habilidades

Resumo

O objetivo principal desse estudo é o de identificar as competências requeridas ao profissional de controladoria ou controller e avaliar se existem competências a serem priorizadas. A literatura sobre competências começa com os estudos McClelland (1973,1998), Boyatzis (1982), Woodruffe (1991), Le Boterf (1994) e Parry (1996), Dutra (1999) e Fleury e Fleury (2001). No campo profissional as referências são Malcarney (1964), Vatter (1986), AICPA (1999), Pierce (2001) e Boritz e Carnaghan (2003) e IFAC (2003). Os estudos relacionados as competências do controller não tem sido baseados em fundamentos da psicologia ou estruturas genéricas de competências, o que é o objetivo desse trabalho. Está pesquisa está baseada no estudo de 18 competências coletadas em 27 artigos sobre as habilidades do contador e do contador gerencial que foram submetidos a 198 profissionais de contabilidade gerencial ou controladoria. O instrumento de coleta dos dados apresentou um alfa de cronbach de 0,847. A partir da análise fatorial foram formados 3 fatores: competências técnicas, competências comportamentais e competências de postura.

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Como Citar

Cardoso, R. L., Neto, O. R. de M., & Oyadomari, J. C. T. Competências do profissional de controladoria: uma análise feita pelos profissionais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1181

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos