Educação presencial e à distância com uso dos novos recursos tecnológicos - uma experiência na FEA/USP
Palavras-chave:
Plataforma EruditoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de um trabalho que envolveu uma consulta a uma comunidade de três mil alunos de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com o objetivo de explorar suas opiniões em relação ao ensino a distância e aos recursos de internet utilizados como apoio ao processo de ensino-aprendizado. A plataforma existente, e que foi analisada, denomina-se ERUDITO e compõe-se de um ambiente virtual de ferramentas que integram todos os alunos e professores, contendo ferramentas de interação síncrona e assíncrona, como chat, fórum, bibliotecas, dowload de materiais, exercícios, controle de soluções de entregas de trabalhos etc. O método utilizado na investigação caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exporatória, com o uso de questionários como técnica de coleta de dados. O resultado foi favorável para a utilização das ferramentas de apoio ao ensino da plataforma existente, no processo ensino-aprendizagem, mas apresentou-se desfavorável para matérias na forma de ensino a distância, evidenciando uma preferência pelo ensino presencial. E, por se tratar de uma escola com tradição de ensino presencial e com pouco mais de uma década de experiência com as novas tecnologias no ensino, as impressões colhidas poderão servir de reflexões sobre os paradigmas sociais presentes no atual sistema educacional.Downloads
Como Citar
Gomes, T. T. L., Kassai, J. R., Gomes, M. L., & Aillon, H. S. Educação presencial e à distância com uso dos novos recursos tecnológicos - uma experiência na FEA/USP. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1183
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos