INTEGRAÇÃO DE “SABERES”: UM DESAFIO NO ENSINO DA CONTABILIDADE
Palavras-chave:
Ensino da contabilidadeResumo
Questiona e analisa se há integração entre as disciplinas nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, tendo como parâmetro o processo de ensino da disciplina de Contabilidade de Custos nas Universidades Públicas do Estado do Paraná. Diante das constantes mudanças nos cenários sociais, tecnológicos e políticos apresentam-se desafios às universidades, cujo papel é decisivo na definição de práticas pedagógicas que consigam acompanhar a evolução desse contexto. Dessa forma, a opção por uma proposta interdisciplinar para o ensino da Contabilidade apresenta-se como um meio para se cumprir esse papel, pois pressupõe que o ensino seja realizado de forma integrada com o objetivo único de formar um profissional capaz de acompanhar o desenvolvimento das organizações. Foram aplicados questionários aos docentes e discentes dos cursos de Contabilidade dessas Universidades. A análise dos questionários foi feita utilizando-se a estatística descritiva. Os resultados demonstram que tanto docentes quanto discentes apontam a falta de integração entre os conteúdos, refletidos pela inexistência de alguns conhecimentos prévios que deveriam ter para o desenvolvimento das disciplinas do curso. Um dos caminhos possíveis e necessários é um maior envolvimento com o ensino refletido na integração entre os docentes além do incentivo à pesquisa e projetos de extensão desenvolvidos com o envolvimento de várias áreas do conhecimento.Downloads
Como Citar
Padoan, F. A. da C., Bufrem, L. S., Ribeiro, R. R. M., Leite, R. M., & Garcia, R. INTEGRAÇÃO DE “SABERES”: UM DESAFIO NO ENSINO DA CONTABILIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1186
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos