Gestão de custos na Administração Pública – estudo de casos do Governo da Bahia e do Banco Central do Brasil
Palavras-chave:
Lei de Responsabilidade FiscalResumo
Alguns fatores, entre eles a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal e novos instrumentos de gestão migrados do setor privado, têm motivado empresas e órgãos do setor publico no Brasil a adotarem uma nova gestão dos recursos públicos e de avaliação dos seus resultados. Esse artigo tem como proposta relatar dois casos na administração publica – no Governo da Bahia e no Banco Central do Brasil – de implantação de sistema de custos. Os objetivos nessa implantação foram de atender o disposto na LRF e avaliar os custos do Estado e do Banco de todas as ações (atividades e projetos) desenvolvidas e dos produtos (bens e serviços) gerados. A metodologia utilizada foi do estudo de caso com relato das etapas envolvidas, benefícios esperados e resultados alcançados, bem como das dificuldades encontradas. O relato desses dois casos não deve ser visto apenas como forma de compartilhar seus resultados, mas também como oportunidade de oferecer a outras organizações publicas, em qualquer esfera governamental, motivação e informações para o empreendimento de ações semelhantesDownloads
Como Citar
Yuh Ching, H., & R da Silveira, H. F. Gestão de custos na Administração Pública – estudo de casos do Governo da Bahia e do Banco Central do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1229
Edição
Seção
Gestão de Custos no Setor Governamental