Grau de implementação do sistema de Contabilidade de Custos nos municípios portugueses face às novas exigências legais
Palavras-chave:
Plano de Contabilidade das Autarquias LocaisResumo
Com a aprovação de um plano de contabilidade para as entidades locais, a Contabilidade de Custos tornou-se obrigatória, em Portugal, no apuramento dos custos das funções, dos bens e dos serviços que estão na base da fixação das taxas e dos preços municipais. Por sua vez, a actual Lei das Finanças Locais a par da nova lei relativa às taxas municipais, aprovada em 29 de Dezembro 2006, vêem fomentar a necessidade de implementação deste sistema contabilístico. Neste cenário, o principal objectivo deste estudo consiste em verificar se os municípios portugueses já têm implementado o modelo de Contabilidade de Custos de maneira a responder às novas exigências legais. Desta forma, para o desenvolvimento do estudo empírico, efectuámos uma série de contactos (via telefone e correio electrónico) junto dos vários municípios do país. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria das entidades analisadas ainda não implementou a Contabilidade de Custos, apesar da quase totalidade dos inquiridos reconhecer a importância da informação proporcionada por este sistema.Downloads
Como Citar
Costa, T. C. S. Grau de implementação do sistema de Contabilidade de Custos nos municípios portugueses face às novas exigências legais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1235
Edição
Seção
Gestão de Custos no Setor Governamental