Gestão de fornecedores numa perspectiva de co-responsabilidade sócio-ambiental
Palavras-chave:
Responsabilidade sócio-ambientalResumo
Este estudo apresenta um diagnóstico da qualidade dos documentos e informações prestadas por fornecedores numa perspectiva de co-responsabilidade sócio-ambiental sob a abordagem de desempenho e continuidade das empresas auditadas em Lucas do Rio Verde-MT. Diante disso, fez-se o seguinte questionamento: Quais os reflexos da não observância de procedimentos entre fornecedores e empresas auditadas? Para alcançar os objetivos foi desenvolvido um referencial teórico abordando aspectos sobre a auditoria, auditoria de fornecedores e os princípios contábeis geralmente aceitos. Realizou-se uma pesquisa de campo direcionada a dois grupos: empresas auditadas e fornecedores. As empresas auditadas foram selecionadas aleatoriamente, objetivando atingir a supremacia do valor econômico movimentado na região. Já, no caso dos fornecedores, a amostra foi extraída aleatoriamente em 18% de uma relação de 240 de fornecedores de diversos segmentos. De uma maneira genérica pode-se observar que há uma limitação na potencialidade de crescimento das pessoas jurídicas quanto menor for o nível de controle por elas adotado. A tendência de crescimento na atividade econômica das empresas com seus fornecedores induz a novos investimentos que estarão vinculados a novos financiamentos. Conclui-se que devem ser aprimorados os mecanismos na gestão, garantindo a co-responsabilidade entre fornecedores e empresas auditadas, visto que, as organizações contemporâneas escolhem fornecedores comprometidos com requisitos éticos, atestando que os insumos produtivos contratados atendam a seus requisitos sócio-ambientais.Downloads
Como Citar
Tisott, S. T., & dos Santos, N. M. Gestão de fornecedores numa perspectiva de co-responsabilidade sócio-ambiental. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1266
Edição
Seção
Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social