RESPONSABILIDADE SOCIO-AMBIENTAL ANALISADA EM UMA REDE DESUPERMERCADOS COM AUXILIO DO SICOGEA

Autores

  • Fabricia Silva da Rosa UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC
  • Cintia Bernadete da Silva UFSC
  • Eleonora Milano Falão Vieira UFSC
  • Guilherme Julio da Silva UFSC

Palavras-chave:

SICOGEA

Resumo

O desenvolvimento de ações de aspecto sócio-ambientais estão com o passar dos anos sendo exercidas em maiores proporções, por diversas empresas, independente do setor de atuação. Assim, este trabalho tem a finalidade de analisar os incentivos sócio-ambientais desenvolvidos por uma rede de supermercados. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva, realizada através de uma entrevista semi-estrutura aos envolvidos diretamente com o setor administrativo, com análise quantitativa e qualitativa dos seus dados. A trajetória metodológica divide-se em três fases, sendo a primeira constituída pela fundamentação teórica da pesquisa. A segunda fase envolve o estudo de caso, sendo apresentados dados da empresa, bem como a entrevista realizada através de uma lista de verificação composta por 90 questões, dividas em 6 critérios. Já a terceira fase é composta pelo Plano resumido de gestão sócio – ambiental, apontando desta forma, quais são as prioridades de atendimento por parte da empresa e ofertando sugestões para implementação de melhorias contínuas no processo de prestação de serviço. A sustentabilidade obtida foi de 64,63%, com ações benéficas à sociedade quanto à redução de impactos sócio-ambientais, e a prioridade de melhoria é no critério Contabilidade e Auditoria Ambiental.

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Como Citar

da Rosa, F. S., Pfitscher, E. D., da Silva, C. B., Vieira, E. M. F., & da Silva, G. J. RESPONSABILIDADE SOCIO-AMBIENTAL ANALISADA EM UMA REDE DESUPERMERCADOS COM AUXILIO DO SICOGEA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1275

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social