Concursos para contador: quais conteúdos vêm sendo priorizados?
Palavras-chave:
CurrículoResumo
O presente estudo objetivou identificar quais foram os conteúdos mais exigidos em concursos brasileiros ocorridos no período de 2011 e 2012, para a função de contador. A pesquisa utilizou como base para a classificação das questões a “Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis” do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Assim, na elaboração do trabalho foi utilizado o método descritivo; os procedimentos constituíram-se de pesquisa documental, no que diz respeito à coleta de dados e pesquisa quali-quantitativa como técnica empregada na abordagem do problema. Foram baixadas e analisadas 34 provas, totalizando 1935 questões de concursos, sendo 1005 relacionadas a conteúdos específicos de contabilidade. Verificou-se que os conteúdos de Contabilidade Pública aparecem na maioria das provas e, assim, representam uma quantidade significativa das questões consideradas (40%). A pesquisa também apontou outros conteúdos frequentemente avaliados nos concursos analisados presentes nas seguintes disciplinas: Contabilidade Básica (15%); Contabilidade de Custos; Estrutura das Demonstrações Contábeis; Planejamento e Contabilidade Tributária com 7% das questões cada e, ainda, Contabilidade Societária com 6,5% das questões. Já os conteúdos das demais disciplinas foram avaliados menos frequentemente. Os resultados sugerem um descompasso em termos de valorização de conteúdos entre a grade curricular (CFC) e os conteúdos cobrados em concursos para contador no Brasil.Downloads
Como Citar
Rodrigues, B. C. de O., & J. Miranda, G. Concursos para contador: quais conteúdos vêm sendo priorizados?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/128
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos