A importância da contabilidade gerencial na percepção da qualidade dos serviços contábeis prestados aos gestores de micro, pequenas e médias empresas

Autores

  • Roberta Lira Caneca PMIPGCC-UnB/UFPE
  • Luiz Carlos Miranda UFPE
  • Raimundo Nonato Rodrigues UFPE
  • Jeronymo Libonati UFPE
  • Deivisson Rattacaso Freire UFPE

Palavras-chave:

Qualidade dos serviços contábeis

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos qualitativos que influenciam a qualidade dos serviços contábeis recebidos dos contadores externos, percebida pelos gestores de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). A pesquisa dá ênfase aos serviços relacionados à contabilidade gerencial. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários (questões predominantemente fechadas), aplicados pelos próprios pesquisadores, que entrevistaram 130 gestores de MPMEs. A pesquisa de campo abrangeu a Região Metropolitana do Recife-PE. O estudo revela que algumas variáveis apresentaram relação estatisticamente válida, indicando influenciar positivamente a satisfação dos gestores das MPMEs em relação a algumas características e/ou ações esperadas dos contadores: conhecimento sobre legislação e impostos; conhecimento sobre planejamento tributário; conhecimento para ajudar a calcular o caixa do mês; conhecimento para ajudar a calcular o lucro do mês; conhecimento para gerar informações que ajude na gestão; relacionamento pessoal; contatos mais freqüentes; entregar relatórios pontualmente; entregar relatórios diferentes dos atuais que ajudem na gestão. Com isso conclui-se que além dos tradicionais serviços relacionados ao atendimento da legislação tributária e otimização do pagamento de impostos, contadores que oferecem serviços relacionados à contabilidade gerencial e dedicam maior atenção aos seus clientes têm vantagem competitiva no mercado de serviços contábeis oferecidos às MPMEs.

Downloads

Como Citar

Caneca, R. L., Miranda, L. C., Rodrigues, R. N., Libonati, J., & Freire, D. R. A importância da contabilidade gerencial na percepção da qualidade dos serviços contábeis prestados aos gestores de micro, pequenas e médias empresas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1309

Edição

Seção

Controladoria