Competências e habilidades requeridas na contratação do controller e a proposição acadêmica para sua formação na percepção de docentes da disciplina controladoria
Palavras-chave:
Proposição acadêmicaResumo
O trabalho objetiva analisar a aderência entre as competências e habilidades requeridas pelo mercado nacional na contratação do profissional de Controladoria e a proposição da academia para sua formação, na percepção de docentes da disciplina de Controladoria. A pesquisa teve como população os docentes da disciplina de Controladoria dos cursos de graduação de Ciências Contábeis de Santa Catarina, conforme relação fornecida pelo CRCSC, contendo as Instituições de Ensino Superior do Estado. Constatou-se a existência 53 cursos ativos em 32 IES públicas, privadas e comunitárias. A pesquisa identificou que três IES não contemplam a disciplina de controladoria no currículo. A amostra não probabilística do estudo compõe-se de 14 IES, que representam 48% do universo investigado (29 IES). A coleta dos dados ocorreu nos meses de junho e julho de 2007. Inicialmente foi realizado levantamento das IES que oferecem a disciplina de Controladoria e o docente que a ministra. Em seguida foram enviados aos respectivos endereços eletrônicos, questionário a todos os docentes identificados. A análise dos dados foi realizada com utilização de estatística descritiva, com ênfase em medidas de tendência central e desvio padrão. Os resultados da pesquisa mostram que existe correspondência em maior ou menor grau entre as competências discorridas no referencial teórico, no perfil desejado pelo mercado de trabalho e na pesquisa de campo.Downloads
Como Citar
Oro, I. M., & Carpes, A. M. da S. Competências e habilidades requeridas na contratação do controller e a proposição acadêmica para sua formação na percepção de docentes da disciplina controladoria. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1328
Edição
Seção
Controladoria