O Ensino da Contabilidade vinculada à área de Custos e Gestão no Curso de Ciências Contábeis no Nordeste Brasileiro: uma análise da adequação da proposta de conteúdos abordados pelas IES às diretrizes do CFC (2009) e do ISAR/UNCTAD/ONU
Palavras-chave:
Ensino SuperiorResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar se o conteúdo abordado pelas instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Ciências Contábeis no Nordeste brasileiro, relativos à área de Custos e Gestão estão adequados à proposta nacional de conteúdos do CFC (2009) e do ISAR/ONU/UNCTAD. Foram analisados individualmente cada uma das matrizes curriculares e ementários de 226 dos 315 cursos cadastrados no sítio do Ministério da Educação (2013), Para seleção da amostra, foram selecionados os cursos que no último Exame Nacional de Desempenho Estudantil de que se têm dados publicados (2009) obtiveram nota diferente de zero. A análise estatística dos achados foi realizada com a contribuição do SPSS 21. Adicionalmente foram averiguados os achados comparando-se os resultados entre as IES públicas e privadas. Correlacionou-se se os resultados encontrados são suficientes para comprovar os níveis de desempenho no Enade (2009) obtidos pelas IES estudadas. Os resultados demonstraram que as principais disciplinas vinculadas à área gerencial pelas IES nordestinas são: Contabilidade de Custos, Controladoria e Planejamento Tributário, cuja ênfase tem sido melhor reportada pelas IES públicas. Já em relação ao desempenho, não foi possível associar relações significativas entre o número de disciplinas atendidas e o desempenho no contexto global. Mas observando-se tais resultados entre as modalidades de ensino à distância e presencial, percebeu-se que na modalidade à distância, há uma repercussão significativa no desempenho discente associada ao número de disciplinas gerenciais disponibilizados nas grades curriculares de curso.Downloads
Como Citar
CRUZ, N. V. S., BATISTA, A. B., Andrade, C. M., & Bruni, A. L. O Ensino da Contabilidade vinculada à área de Custos e Gestão no Curso de Ciências Contábeis no Nordeste Brasileiro: uma análise da adequação da proposta de conteúdos abordados pelas IES às diretrizes do CFC (2009) e do ISAR/UNCTAD/ONU. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/133
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos