O perfil da bibliografia nos planos de ensino das disciplinas de custos nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil

Autores

  • Leila Chaves Cunha UFSC
  • Aline Willemann Kremer UFSC

Palavras-chave:

Bibliografia

Resumo

Este estudo tem por objetivo traçar o perfil da bibliografia evidenciada nos planos de ensino das disciplinas de custos nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, por meio de uma pesquisa aplicada, do tipo levantamento e, quanto à abordagem do problema, qualitativa associada à quantitativa. O acervo da bibliografia básica e complementar, e a sua modalidade, estão previstas nos instrumentos de avaliação estabelecidos pelo Ministério da Educação. Foram analisados 180 Planos de Ensino – PE cujos resultados demonstram que 63,89% apresentam “de 1 a 3” obras de bibliografia básica e, quanto à origem destas, observa-se que 73,55% são de publicação nacional e 23,88% dos Estados Unidos e os livros textos são os mais evidenciados (99,21%); por outro lado, na bibliografia complementar existe uma maior diversidade em termos de modalidade. Os autores com maior número de publicações referenciadas são LEONE, George S. Guerra; MARION, José Carlos; e MARTINS, Eliseu. Por fim, conclui-se que não existem grandes diferenças, quanto à bibliografia evidenciada nos PE, entre as regiões do Brasil, bem como entre as Universidades e os Centros Universitários e Faculdades. Contudo, dentre a bibliografia básica mais evidenciada tem-se o livro Contabilidade de Custos, de Eliseu Martins

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Como Citar

Cunha, L. C., & Kremer, A. W. O perfil da bibliografia nos planos de ensino das disciplinas de custos nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/134

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos