Percepção dos discentes de ciências contábeis sobre conceitos e interpretações contemporâneas relacionadas a custo padrão e suas variações
Palavras-chave:
Correlação canônicaResumo
O custo padrão se apresenta como uma ferramenta efetiva de comum uso por muitas empresas, pois revela o custo esperado razoavelmente necessário para que esta alcance seu objetivo. Desse modo é importante o conhecimento desse sistema por parte dos estudantes do curso de ciências contábeis, para tanto o foco principal da pesquisa foi analisar as características acadêmicas que levam a um maior nível de aprendizado na métrica de custo padrão e variações, algumas características investigadas foram a formação do docente, o desempenho na disciplina de contabilidade de custos, a faixa etária do acadêmico e a elevação de níveis de formação do docente. O estudo é exploratório, utilizando-se de questionário composto de quinze questões para a coleta de dados, sendo oito questões de custo padrão e sete para coleta de características. A população foi composta de 442 estudantes do curso de Ciências Contábeis de duas universidades do Paraná, e a amostra resultou em 287 acadêmicos do segundo, terceiro e quarto ano. A pesquisa ocorreu de Novembro de 2012 a Julho de 2013. O tratamento quantitativo foi realizado por meio da análise multivariada utilizando-se da técnica de correlação canônica. A média de acertos das oito questões de custo padrão foi de 41%, considerada satisfatória em virtude da complexidade do assunto e das questões. A primeira correlação apresentada resultou em significância ao nível de 5%, logo pode-se afirmar que o nível de acertos de 41% se correlaciona com os perfis desses respondentes no percentual de 55,37%, podendo ser considerada uma correlação moderada.Downloads
Como Citar
Lepchak, A., Martins, D. B., Krespi, N. T., & de Almeida, L. B. Percepção dos discentes de ciências contábeis sobre conceitos e interpretações contemporâneas relacionadas a custo padrão e suas variações. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/135
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos