Rentabilidade e Indicadores de Desempenho: uma análise do Setor Hoteleiro segundo as perspectivas do Balanced Scorecard

Autores

  • Aldo Leonardo Cunha Callado PPG-Agronegócios/CEPAN/UFRGS
  • Rodrigo Debus Soares UFRGS
  • Antônio André Cunha Callado PADR/UFRPE
  • Fernanda Marques de Almeida Holanda UFPB

Palavras-chave:

Setor Hoteleiro

Resumo

Nos últimos anos o setor hoteleiro vem crescendo bastante de modo que a competitividade tem ficado cada dia mais acirrada, dentro deste contexto a medição de desempenho pode identificar além de problemas financeiros, outros envolvendo a satisfação dos clientes e de outros participantes (internos e/ou externos) da empresa. Sendo assim, o objetivo deste artigo foi analisar a relação entre níveis de rentabilidade e as perspectivas do Balanced Scorecard no âmbito do setor hoteleiro da cidade de João Pessoa. Para a realização dessa pesquisa foram analisados 31 hotéis. Para atingir o objetivo proposto foi utilizado o teste não-paramétrico Mann-Whitney U. Os procedimentos foram realizados através do auxílio do aplicativo estatístico STATISTICA for Windows. Os resultados apontaram evidências empíricas da existência de relações entre alguns dos indicadores investigados e níveis superiores de rentabilidade.

Downloads

Como Citar

Callado, A. L. C., Soares, R. D., Callado, A. A. C., & Holanda, F. M. de A. Rentabilidade e Indicadores de Desempenho: uma análise do Setor Hoteleiro segundo as perspectivas do Balanced Scorecard. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1360

Edição

Seção

Controladoria