Indicadores de desempenho – Balanced Scorecard ou Prêmio Nacional da Qualidade?

Autores

  • Geraldo Silva; Eder Novais Arantes; Leo Hashimoto PUC-SP

Palavras-chave:

Prêmio Nacional da Qualidade

Resumo

Com a globalização e o conseqüente aumento da competitividade mundial, atrelado às novas exigências do mercado e a evolução tecnológica, as empresas necessitam cada vez mais estar atentas aos resultados de desempenho. Este artigo busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, mostrar as alternativas de modelos de medição de desempenho. Modelos de medição de resultados com indicadores de desempenho propiciam aos gestores das empresas o caminho e a orientação para as tomadas de decisões. Nesta pesquisa acabou-se chegando à conclusão que tanto o Balanced Scorecard (BSC) como o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), são modelos bastante difundidos e usados pelo mercado, e se mostram igualmente eficazes. O BSC trabalha com quatro perspectivas enquanto o PNQ tem em sua essência oito critérios. Após esta primeira conclusão foi elaborado um estudo de caso de duas empresas, sendo uma empresa siderúrgica que implantou o PNQ, enquanto que uma empresa de telecomunicações implantou o BSC. O resultado da pesquisa mostra que na comparação entre quatro perspectivas (BSC) versus oito critérios (PNQ), que o PNQ parece ser o mais completo e abrangente, principalmente por englobar todos os stakeholders, enquanto o BSC teria que sofrer algumas adaptações dependendo do caso. Por outro lado ambos os modelos buscam uma grande sinergia dentro da empresa como um todo. Por fim, tanto o PNQ, como o BSC, ou qualquer outro de modelo de resultado de desempenho, não são garantia de sucesso, mas atuarão no sentindo de orientar a definição de estratégias de gestão empresarial.

Downloads

Como Citar

Leo Hashimoto, G. S. E. N. A. Indicadores de desempenho – Balanced Scorecard ou Prêmio Nacional da Qualidade?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1387

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos