O Método de Custeio de Produtos pelo seu Ciclo de Vida: Uma aplicação na Indústria Editorial
Palavras-chave:
Gestão estratégica de custosResumo
O presente artigo trata da mensuração e identificação dos custos a que se submete um produto durante todos os estágios do seu ciclo de vida. Esse método de abordagem e gerenciamento de custos é chamado de Custeio do Ciclo de Vida e Propriedade do Produto. O ciclo de vida do produto é composto por diferentes etapas de custeio onde os custos são estimados desde a idéia inicial até o seu abandono. Objetivando evidenciar a aplicação desse método, esse artigo aborda através de um estudo de caso a sua aplicação na indústria editorial brasileira, oferecendo a esta uma alternativa para o custeamento de seus produtos (títulos literários). A pesquisa pode ser justificada pela ausência de trabalhos que apresentam uma conclusão objetiva da validade da utilização do método, com vistas ao melhor gerenciamento e redução de custos no horizonte da vida útil do produto e a obtenção de vantagem competitiva. Ficou evidenciado que a utilização do método permite para a empresa ainda na fase de planejamento, a visualização da quase a totalidade dos custos que incorrerão no ciclo de vida do título, ensejando o seu melhor gerenciamento e maximização do resultado para empresa quando comparado ao método tradicionalmente empregado. A utilização do método de custeio do ciclo de vida do produto apresenta-se com uma importante ferramenta para a gestão estratégica de custos na medida em que, ainda na fase embrionária do produto permite a visualização, gerenciamento e redução de custos de todas as etapas que o produto percorrerá.Downloads
Como Citar
Gabionetta, S. L., Junior, A. R., Valério, L. H., & Bagnati, V. H. C. O Método de Custeio de Produtos pelo seu Ciclo de Vida: Uma aplicação na Indústria Editorial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1389
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos