As informações de custos no suporte as atividades de marketing de serviços: uma vantagem competitiva no setor hoteleiro

Autores

  • Ivonaldo Brandani Gusmão UNICENTRO
  • Valdir Michels UNICENTRO
  • Carlos Alberto Kühl UNICENTRO

Palavras-chave:

Setor hoteleiro

Resumo

O objetivo deste artigo é conhecer as relações entre marketing no setor hoteleiro e a utilização das informações de custos para fins estratégicos nesse segmento da prestação de serviços e o suporte que pode ser evidenciado nas atividades de serviços em sua demanda específica no setor de hotelaria. O setor de hotelaria para desenvolver o seu produto ou serviço, precisa atribuir-lhe preço, distribuí-lo ao mercado de consumidores e estimular a demanda de mercado, e para isso necessita reconhecer a importância destas estratégias para o desenvolvimento de seu negócio. Verifica-se a importância do setor de serviços de hotelaria na economia brasileira e este artigo busca identificar quais as estratégias são adotadas pelos gestores para as empresas desse segmento para manterem-se competitivas. A pesquisa justifica-se, ainda, pela carência de trabalhos específicos sobre o uso estratégico das informações de custos no processo de gestão estratégica de marketing em hotelaria. Frente a este quadro, este estudo teve como propósito verificar empiricamente se os gestores de empreendimentos hoteleiros de Curitiba e da região metropolitana aplicam os conceitos de marketing de serviços para desenvolver estratégias gerenciais voltadas as atividades de tomada de decisão. Verificou-se que no que diz respeito ao posicionamento estratégico dos hotéis de médio e grande porte, que predomina a estratégia de diferenciação para as atividades fins como um todo. Quanto ao provimento de informações de custos estratégicos, os dados revelaram que os gestores hoteleiros pesquisados recebem mais informações de custos operacionais do que informações de custos relativos aos elos da cadeia de valor e ao mercado, focos de uma gestão estratégica.

Downloads

Como Citar

Gusmão, I. B., Michels, V., & Kühl, C. A. As informações de custos no suporte as atividades de marketing de serviços: uma vantagem competitiva no setor hoteleiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1396

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços