Gestão e mensuração dos custos e benefícios da qualidade
Palavras-chave:
Controle dos custosResumo
Os custos relacionados à qualidade estão por toda a empresa. Por algum tempo o conceito de custos referentes à qualidade limitava-se às atividades do departamento de inspeção e testes que embora existentes, estavam espalhados por diversas contas impossibilitando sua identificação. Ao passo que qualidade cresceu em importância dentro das empresas, procurou-se medir e evidenciar tais custos. Os custos da qualidade eram bem maiores do que eram mostrados nos relatórios contábeis, por não serem identificados como tal. Não era simplesmente o resultado da operação da fábrica, pois as operações de apoio também contribuíam para sua composição, sendo que, a maior parte dos custos era resultado da má qualidade. Os custos da baixa qualidade eram evitáveis, no entanto, não havia nenhuma determinação em reduzi-los, pois não havia uma estruturada adequada que desse o suporte necessário para tal decisão. Para um correto conhecimento da realidade é importante mensurar os custos da qualidade. A simples mensuração e divulgação dos custos da qualidade não são suficientes para provocar uma melhoria da qualidade dos produtos e serviços, devendo ser apenas uma das iniciativas das atividades que contribuíram para melhoria da qualidade na empresa.Downloads
Como Citar
Sell, I., da Silva, T. P., & de Paulo, W. L. Gestão e mensuração dos custos e benefícios da qualidade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1414
Edição
Seção
Custos da Qualidade