Os Custos da Qualidade e a Certificação ISO 9000: Um Estudo com Dados em Painel de Companhias Abertas Brasileiras
Palavras-chave:
Dados em PainelResumo
Apesar do tema Custos da Qualidade continuar presente nas discussões acadêmicas, percebe-se pouca utilização prática de seus conceitos. Pesquisadores têm alertado para a baixa adesão de sua real implantação nas empresas. Alternativas, portanto, devem surgir para que uma empresa possa medir e mensurar se seus esforços produzem desempenho superior para todas as suas partes interessadas. Propõe-se com este estudo a substituição das propostas tradicionais de mensurar os custos da qualidade – distantes da prática contábil clássica – por uma avaliação de um conjunto de indicadores que meçam e monitorem a satisfação das partes interessadas em uma organização. Uma dessas ferramentas é a implantação da ISO 9000. Essa norma estabelece que uma organização deve monitorar informações relacionadas à percepção do cliente quanto ao atendimento de seus requisitos. Uma empresa, ao se certificar, produz melhores resultados, já que investe em melhoria contínua. A proposta deste estudo é apresentar resultados financeiros alcançados por companhias abertas brasileiras certificadas pela ISO 9000, evidenciando que elas se utilizam dos mecanismos gerenciais propostos pela norma para alcançar melhores resultados. Ao se estudar 44 companhias abertas brasileiras certificadas por meio de dados em painel estático no período de 1995 a 2006, percebeu-se que houve contribuição estatística significativa da certificação para a diminuição dos custos de produção e para o aumento do giro operacional dos ativos.Downloads
Como Citar
Rodrigues, F. C. T. S., da Silva, L. B., Nakamura, W. T., & Martin, D. M. L. Os Custos da Qualidade e a Certificação ISO 9000: Um Estudo com Dados em Painel de Companhias Abertas Brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1416
Edição
Seção
Custos da Qualidade