A relevância da didática no ensino de contabilidade

Autores

  • Gilberto José Miranda
  • Michele Polline Veríssimo
  • ALINE BARBOSA DE MIRANDA

Palavras-chave:

Pós-graduação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a necessidade e a relevância de conhecimentos de didática como requisito tão importante quanto o domínio de conhecimentos específicos da área de ensino para a formação do professor de contabilidade. Neste sentido, considerando a escassa produção científica sobre o assunto e a reduzida quantidade de cursos de pós-graduação stricto sensu na área contábil, o trabalho se propõe a apresentar a evolução histórica da didática, a refletir sobre a importância da didática na formação do professor de ensino superior e a identificar a existência e a obrigatoriedade de disciplinas que abordem conceitos didático-pedagógicos nos programas de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis. Foram identificadas apenas duas instituições onde a referida disciplina é obrigatória, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos demais programas de pós-graduação na área de contabilidade, as disciplinas são optativas/eletivas ou não são sequer oferecidas, o que se traduz em parcas possibilidades de formação didática por parte dos mestres e doutores em contabilidade no Brasil.

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Como Citar

Miranda, G. J., Veríssimo, M. P., & DE MIRANDA, A. B. A relevância da didática no ensino de contabilidade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1449

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos