Ensino da contabilidade de custos e interações em sala de aula: relato de uma experiência
Palavras-chave:
Ensino da contabilidade de custosResumo
A prática do ensino da contabilidade de custos pressupõe inicialmente dois sujeitos: professor e aluno. O primeiro é aquele que sabe, o segundo é aquele que deve aprender. Na intenção de estudar e compreender estes sujeitos, o presente trabalho relata um experimento das contribuições de autores clássicos que abordam o tema interação e aprendizagem. Inicialmente são analisados os processos dentro das relações sociais, as formas como elas se efetivam e a relação existente entre o aprendizado e o desenvolvimento à luz das teorias de Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky. No segundo momento, é estudado o sujeito e como ele se relaciona em seu ambiente social, das relações que se criam entre os sujeitos e caminhos de construção de significados fundamentados na teoria de Carl Ranson Rogers e César Coll. No terceiro e último momento, o estudo teórico é evidenciado na exposição de fatos que ocorreram em uma aula gravada, onde alunos trabalham na solução de um exercício da disciplina Contabilidade de Custos. Os sujeitos envolvidos, aluno/aluno e aluno/professor, relacionam-se entre si, consigo mesmo, por meio do conhecimento de cada um e, na tentativa de praticar a interação, evoluir e construir um conhecimento ainda não alcançado. A pesquisa revela que os processos de interação estabelecidos em sala de aula não são meros conceitos teóricos, são sim, acontecimentos que contribuem de forma relevante na construção do conhecimento.Downloads
Como Citar
Huppes, C. M., Bufrem, L. S., & de Oliveira, E. L. Ensino da contabilidade de custos e interações em sala de aula: relato de uma experiência. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1452
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos