Métodos e técnicas utilizados no ensino da disciplina de Contabilidade de Custos em cursos de Ciências Contábeis: um estudo exploratório em instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná.
Palavras-chave:
Ensino da Contabilidade de custosResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os métodos e técnicas de Ensino utilizadas por professores da disciplina de Contabilidade de Custos das Universidades Públicas do Estado do Paraná. Para cumprir o objetivo, tornou-se necessário realizar pesquisa direta junto aos professores, por meio de questionário. Os professores indicaram quais os métodos que mais utilizam e quais, na sua percepção, julgam mais eficientes para o Ensino da Contabilidade de Custos. O trabalho foi dividido em 4 partes: primeiro, analisou-se o papel do professor no ensino superior; em seguida, apreciou-se a o ensino da Contabilidade de Custos sob a ótica de vários estudiosos. Em seguida, apresentou-se o tema processo Ensino-aprendizagem e os Métodos e Técnicas de Ensino, enfocando-se vários pesquisadores da atualidade. E, por último, foram analisados os resultados da pesquisa empírica concernentes aos métodos utilizados pelos docentes e também da percepção deles sobre os métodos. Os resultados apresentados indicaram que, na percepção docente, vários são os métodos eficientes para o Ensino da Contabilidade de Custos. Entretanto, quando indicam os métodos que efetivamente utilizam são bastante restritos.Downloads
Como Citar
PADOAN, F. A. D. C., De Almeida, L. B., KÜHL, M. R., & Leite, R. M. Métodos e técnicas utilizados no ensino da disciplina de Contabilidade de Custos em cursos de Ciências Contábeis: um estudo exploratório em instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1455
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos