O ensino do Custeio ABC nos cursos de Ciências Contábeis nas IES de SC
Palavras-chave:
Cursos de Ciências ContábeisResumo
Cada vez mais as empresas procuram reduzir ao máximo seus custos e atividades que não agregam valor aos seus produtos. Como conseqüência, novos sistemas de custeio ganharam relevância no campo empresarial e acadêmico, sendo um dos ícones dessas mudanças o Sistema de Custeio Baseado em Atividades (ABC). Este estudo tem por objetivo verificar como é estudado o ABC, na disciplina Contabilidade de custos e em outras relacionadas, nos cursos de Ciências Contábeis oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. Foram abordados o conceito e a estrutura de funcionamento do ABC e o papel do ensino na Contabilidade. O procedimento utilizado para realização da pesquisa foi o levantamento por meio do envio de um questionário aos professores. Os resultados demonstraram que o ABC é abordado durante o aprendizado da Contabilidade de custos, seja por meio de um tópico específico na ementa ou no ensino dos vários assuntos que compõem a ementa das disciplinas e que o tempo dedicado ao assunto fica na maioria entre 10% e 40% da carga horária. Verificou-se também que os professores normalmente iniciam o aprendizado do ABC com uma explanação teórica e depois aplicam exercícios, casos práticos e estudos de caso. Não se observou maior ênfase quando do ensino do ABC em relação a algum ramo de negócios específicos, já que os professores afirmaram que usam exemplos e exercícios durante as aulas que são aplicáveis a diversos setores. Os professores também consideram desnecessária a criação de uma disciplina específica para o aprendizado do ABC.Downloads
Como Citar
Domingues, M. J. C. de S., & Grande, J. F. O ensino do Custeio ABC nos cursos de Ciências Contábeis nas IES de SC. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1457
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos