Simulação Empresarial como Método de Ensino: uma Análise da Eficácia na Formação Gerencial sob a Perspectiva da Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Eder Alexandre Pires

Palavras-chave:

Ensino Superior

Resumo

Propõe o estudo da Simulação Empresarial (jogos de empresa) no curso de Ciências Contábeis como forma de avaliar sua eficácia na formação gerencial sob a perspectiva da aprendizagem, através da elaboração, aplicação e avaliação do método junto a alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina no ano de 2006. Para a avaliação da eficácia foram aplicados questionários junto aos alunos participantes e através da observação. Questionando se este método pode contribuir para a formação gerencial dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis problematiza-se a pesquisa, caracterizada como exploratória de campo. Ficaram evidentes as relevantes contribuições agregadas com a execução da Simulação Empresarial, pois foi relatado pelos alunos que o desenvolvimento de habilidades como planejamento e estruturação de idéias estiveram em constante provimento. Como fatores motivadores da participação efetiva nas atividades foram expressos o trabalho em equipe e a competição entre as equipes. De forma geral o estudo foi considerável bem sucedido, pois conseguiu atingir a execução plena de todas as fases, agregando ao longo de todas elas conhecimentos gerenciais práticos aos participantes.

Downloads

Como Citar

Pires, E. A. Simulação Empresarial como Método de Ensino: uma Análise da Eficácia na Formação Gerencial sob a Perspectiva da Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1458

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos