Utilização da Programação Linear no ensino da Contabilidade de Custos: uma comparação com as práticas tradicionais

Autores

  • Mara Alves Soares
  • Marcelo Seido Nagano
  • Evandro Marcos Saidel Ribeiro

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

A disciplina Contabilidade de Custos às vezes se limita apenas às práticas tradicionais para a tomada de decisão, existindo assim uma lacuna no ensino por falta da interdisciplinaridade entre as disciplinas Contabilidade de Custos e Matemática (Métodos Quantitativos) nos cursos existentes. Visando contribuir para minimizar esta lacuna, este trabalho tem por objetivo expor a técnica de Programação Linear (PL) para resolução de casos/problemas no ensino de Contabilidade de Custos, comparando a solução ótima da PL com a solução ótima das práticas tradicionais, através de um exemplo onde a decisão procurada pela empresa é a de maximizar sua lucratividade priorizando a produção. Este trabalho desenvolve uma aplicação de PL em uma planilha eletrônica do Microsoft Excel®, com a utilização da ferramenta Solver® para a otimização do problema. Esta aplicação contribui para a compreensão da importância da utilização da PL na disciplina Contabilidade de Custos, contribuindo também para o ensino aprendizagem dos alunos através da interdisciplinaridade provocada. A PL se mostra mais eficaz para a tomada de decisão no dia-a-dia das empresas, porque busca a solução ótima para o problema ao utilizar da melhor forma possível todos os recursos disponíveis, além de dar informações sobre o preço sombra que maximiza o ganho, o custo de oportunidade e o possível acréscimo e/ou decréscimo na produção e ainda o impacto na Margem de Contribuição Total (MCT) o que pode ser útil para aproveitar uma oportunidade inesperada ou momentânea de mercado.

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Como Citar

Soares, M. A., Nagano, M. S., & Ribeiro, E. M. S. Utilização da Programação Linear no ensino da Contabilidade de Custos: uma comparação com as práticas tradicionais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1462

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos