Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES
Palavras-chave:
PúblicaResumo
Este artigo tem como questão principal verificar se o desempenho administrativo, medido por um conjunto de indicadores de gestão, tem relação com o desempenho acadêmico das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para esta pesquisa inicial, realizou-se uma abordagem em corte transversal para uma amostra de 27 IFES no ano 2005. Os indicadores de gestão fixados são estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o indicador de desempenho acadêmico dos alunos da graduação é medido pelo Ministério da Educação (MEC), através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados obtidos mostram que existe um reflexo positivo de indicadores relacionados com o interesse discente em sua formação, medida por sua taxa de sucesso e maior dedicação ao curso, e o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Na mesma direção se encontrou um efeito favorável da relação entre número de alunos e de funcionários. Por outro lado, demonstra-se que não há efeito positivo do custo por aluno no desempenho do aluno egresso, pois se considerou que este indicador teria influência para uma melhor efetividade na qualidade do ensino.Downloads
Como Citar
Freire, F. de S., Crisóstomo, V. L., & de Castro, J. E. G. Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1494
Edição
Seção
Gestão de Custos no Setor Governamental