Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES

Autores

  • Fátima de Souza Freire
  • Vicente Lima Crisóstomo
  • Juscelino Emanoel Gomes de Castro

Palavras-chave:

Pública

Resumo

Este artigo tem como questão principal verificar se o desempenho administrativo, medido por um conjunto de indicadores de gestão, tem relação com o desempenho acadêmico das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para esta pesquisa inicial, realizou-se uma abordagem em corte transversal para uma amostra de 27 IFES no ano 2005. Os indicadores de gestão fixados são estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o indicador de desempenho acadêmico dos alunos da graduação é medido pelo Ministério da Educação (MEC), através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados obtidos mostram que existe um reflexo positivo de indicadores relacionados com o interesse discente em sua formação, medida por sua taxa de sucesso e maior dedicação ao curso, e o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Na mesma direção se encontrou um efeito favorável da relação entre número de alunos e de funcionários. Por outro lado, demonstra-se que não há efeito positivo do custo por aluno no desempenho do aluno egresso, pois se considerou que este indicador teria influência para uma melhor efetividade na qualidade do ensino.

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Como Citar

Freire, F. de S., Crisóstomo, V. L., & de Castro, J. E. G. Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1494

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental