Como as Empresas Classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) Evidenciam os Custos e Investimentos Ambientais?

Autores

  • SULIANI ROVER
  • JOSÉ ALONSO BORBA

Palavras-chave:

Investimentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as informações sobre custos e investimentos ambientais e como elas são evidenciadas pelas 34 empresas classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de 2006/2007. Para tanto a pesquisa adotou uma perspectiva descritiva, realizada por meio da análise de conteúdo. O estudo analisou as informações divulgadas nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, nos Balanços Sociais, nos Relatórios Anuais e nos Relatórios de Sustentabilidade referentes ao ano de 2006. Os resultados revelam que 13 empresas (38%) evidenciaram informações referentes a custos ambientais e 33 empresas (97%) divulgaram investimentos em meio ambiente. As categorias referentes a custos correspondentes a danos ambientais e a investimentos com projetos ou programas ambientais foram as mais evidenciadas nos relatórios investigados. Verificou-se que a maioria das informações sobre custos ambientais foi apresentada nos Relatórios Anuais e que a maior parte dos investimentos em meio ambiente foi evidenciada nas Demonstrações Financeiras Padronizadas. Por fim, destaca-se que o tipo de evidenciação quantitativa monetária foi o mais utilizado, tanto nos custos como nos investimentos ambientais.

Downloads

Como Citar

ROVER, S., & BORBA, J. A. Como as Empresas Classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) Evidenciam os Custos e Investimentos Ambientais?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1524

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social