Desempenho de empresas socialmente responsáveis: uma análise por índices contábil-financeiros
Palavras-chave:
ISEResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de empresas socialmente responsáveis, através do uso de indicadores contábil-financeiros de Liquidez, Endividamento e Lucratividade, referentes ao ano de 2005. Escolheu-se como empresas socialmente responsáveis aquelas que constavam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BOVESPA. Daí verificou-se que os ramos com maior número de empresas, das 29 empresas não financeiras listadas, eram Papel e Celulose e Siderurgia e Metalurgia. Deste ponto procedeu-se uma comparação do comportamento destas empresas em relação a outras pertencentes aos seus respectivos setores, que estavam listadas entre as Melhores e Maiores da Revista Exame (2006). Em outras palavras, busca-se observar se é possível verificar algum impacto relevante da responsabilidade social nestes índices contábil-financeiros. A idéia é verificar se as empresas que adotaram posturas politicamente corretas através de ações sociais e ambientais, apresentam um desempenho, em termos de liquidez, endividamento e lucratividade, estatisticamente superior em relação ao mercado. No estudo do impacto destas ações utilizou-se análises estatísticas de diferença de médias, através do teste de desigualdade de Chebyshev. Os resultados mostram que, apesar de a princípio se imaginar que existissem diferenças entre empresas socialmente responsáveis e outras empresas sem esta característica, não se observou diferenças significativas nos índices de liquidez, endividamento e lucratividade entre os dois grupos de empresas (socialmente responsáveis e mercado).Downloads
Como Citar
Macedo, M. A. D. S., Sousa, A. C., Sousa, A. C. C., & Cípola, F. C. Desempenho de empresas socialmente responsáveis: uma análise por índices contábil-financeiros. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1526
Edição
Seção
Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social