Orçamento familiar: uma análise do perfil de consumo da população de baixa renda
Palavras-chave:
Orçamento FamiliarResumo
A segmentação de mercado é definida como o processo de identificação de grupos existentes e potenciais que compartilham as mesmas características, necessidades, comportamento de compra ou padrões de consumo. Para a família, a renda é a fonte de recursos que possibilita o usufruto da aquisição de bens e serviços. A distribuição de sua receita entre certos consumos e em quantidades determinadas, esta condicionada a suas limitações de recursos econômicos. Os gastos decorrentes dessas distribuições de renda formam o orçamento familiar. Este artigo realiza um estudo quantitativo descritivo com uso de análise de agrupamentos em famílias das classes C e D, com o objetivo de avaliar o custo familiar relacionado ao consumo de uma população de baixa renda. Aglomerando as famílias em clusters conforme a composição do orçamento familiar. A pesquisa é realizada a partir dos microdados extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2008/2009, com recorte geográfico para a cidade de Fortaleza, orientada para as classes C e D. Como resultado, identificou-se 4 agrupamentos, que revelam heterogeneidade no segmento de baixa renda. Neles, percebe-se que as variações nas faixas de renda, mesmo pequenas, influenciam no comportamento das despesas. Setores de despesas como alimentação e habitação são bastante sensíveis na menor faixa de renda, nas quais se percebe um comprometimento maior com esse nível de despesas.Downloads
Como Citar
de Araújo, J. A. R., de Melo, F. C. C., Lima, A. K. da C., Echternacht, T. H. de S., & Marchetti, R. Z. Orçamento familiar: uma análise do perfil de consumo da população de baixa renda. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/157
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor