O custo-meta à luz da dinâmica competitiva e das estratégias empresariais
Palavras-chave:
concorrênciaResumo
Neste artigo discute-se a racionalidade do conceito de custo-meta. A literatura tende a atribuir o surgimento desse conceito à intensificação da competitividade verificada a partir dos anos 90 do século passado, o que tornou imperioso reconhecer a preponderância das forças de mercado sobre a autonomia das empresas. Assim, o custo deixaria de ser um elemento na determinação dos preços e seria unicamente um resíduo (a ser atingido por meio do custometa) decorrente da subtração do lucro desejado do preço dado pelo mercado. O trabalho critica essa interpretação, que pode chegar a ser simplista ao não reconhecer a importância de aspectos relacionados com a dinâmica da concorrência e as estratégias empresarias. As empresas procuram ativamente espaços de autonomia nos quais possam exercer suas estratégias. Isso significa que o preço de mercado não é uma variável sobre a qual as empresas não têm controle; em situações de oligopólio, a curva de demanda não é nem horizontal e nem elástica. As empresas buscam adequar, a partir de suas estratégias, a relação Valor-Preço- Custo. O conceito de custo-meta aplica-se perfeitamente nas situações em que as empresas têm poder de mercado, não sendo, portanto, necessário pressupor uma situação de falta de poder de mercado para utilizá-lo. Sua aplicação é extremamente funcional para a coordenação das redes de subcontratação.Downloads
Como Citar
Bacic, M. J., & de Souza, M. C. de A. F. O custo-meta à luz da dinâmica competitiva e das estratégias empresariais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1611
Edição
Seção
Desenvolvimentos teóricos em custos