Aplicação da Matriz Importância-Desempenho de Slack na análise de mercado para empresas de pequeno porte: o caso dos restaurantes do tipo self-service a quilo no município de Viçosa-MG
Palavras-chave:
Avaliação deResumo
O estudo apresenta uma adaptação da Matriz de Importância-Desempenho, desenvolvida por Slack para diagnóstico e melhoria contínua do desempenho. O objetivo foi avaliar o posicionamento dos restaurantes, do tipo self-service da cidade de Viçosa-MG, em relação a clientes e concorrentes, a partir da identificação de seus fatores críticos de sucesso. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, tendo como técnicas para a coleta de dados a pesquisa e bibliográfica e de levantamento (survey). Os questionários foram aplicados no primeiro semestre de 2006. Os resultados obtidos permitiram um diagnóstico do setor no Município. Com base nesses resultados, foi possível posicionar cada estabelecimento em relação aos fatores críticos de sucesso. Além disso, como contribuição para os restaurantes pesquisados, elaborou-se um diagnóstico, identificando aqueles que apresentam vantagem competitiva e quais deverão melhorar de posição para não correrem o risco de descontinuidade de seus negócios. Os resultados indicam também que a metodologia desenvolvida por Slack pode ser adaptada em novos estudos para outros setores da economia.Downloads
Como Citar
de Matos, E. R. J., Rocha, W., Raimundini, S. L., & Polo, E. F. Aplicação da Matriz Importância-Desempenho de Slack na análise de mercado para empresas de pequeno porte: o caso dos restaurantes do tipo self-service a quilo no município de Viçosa-MG. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1620
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos