O custo da mudança estratégica: uma análise sob a ótica do trade-off entre custo e diferenciação
Palavras-chave:
DiferenciaçãoResumo
Um dos grandes desafios da gestão empresarial contemporânea é adequar-se rapidamente as novas demandas do mercado, caracterizadas por produtos e serviços variados e diferenciados, com qualidade, elevado desempenho e preço competitivo. Dessa forma, as empresas precisam possuir competência em mais de um critério competitivo. Uma das alternativas é a utilização de técnicas de gestão que buscam nas relações de fornecimento uma forma de reduzir ou eliminar os trade-offs que naturalmente surgem entre tais critérios competitivos. Diante de tal cenário, o objetivo deste artigo foi investigar o reflexo em custos da adoção de uma estratégia baseada em sistemas de customização em massa. Foi utilizado o enfoque metodológico de estudo de caso único em uma empresa do segmento moveleiro residencial, a qual mudou sua estratégia de produção padronizada para produção customizada em massa nos últimos anos. Como resultados, identificou-se a existência de trade-off entre custos e flexibilidade quando da conversão estratégica, cujo impacto foi reduzido, no decorrer do tempo, pelas mudanças efetuadas pela empresa no seu processo produtivo. Tal redução só não foi mais acentuada, tendo em vista a exploração ainda limitada das relações da cadeia de valor na qual a empresa está inserida, bem como pelo formato da logística de suprimentos.Downloads
Como Citar
MAUSS, C. V., & DE MAGALHÃES, J. M. O custo da mudança estratégica: uma análise sob a ótica do trade-off entre custo e diferenciação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1629
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos