Análise de desempenho das ações de logística reversa aplicadas na Companhia Docas do Ceará (CDC) nos anos de 2010 a 2012.

Autores

  • Jovana Camila Victor da Costa ESTACIO FIC
  • Rosângela Venâncio Nunes Estácio FIC/FATE
  • Charles Washington Costa de Assis FATE
  • Rita de Cássia Fonseca UNICENTRO
  • Greyciane Passos dos Santos FGF/UFC

Palavras-chave:

PNRS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho das ações de Logística Reversa aplicadas pela Companhia Docas do Ceará - CDC - nos anos de 2010 a 2012. Os portos estão cada vez mais procurando usar a logística reversa como uma gestão para preservar o meio ambiente, adotando uma destinação sustentável aos resíduos, atendendo as legislações ambientais. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e um estudo de caso na Companhia Docas do Ceará. A coleta de evidências esteve baseada principalmente em visitas ao local estudado e observação direta a fim de analisar as características do ambiente de trabalho que pudessem ser exploradas no decorrer das visitas. Como segunda fonte, utilizou-se como fonte de dados material publicado em dados da empresa e sites especializados, planilhas de acompanhamento da quantidade de resíduos sólidos por tipo, formas de descarte e custos para descarte adequado, focando especificamente na logística reversa do porto. No estudo pode-se observar que o porto possui suas ações de logística reversa voltadas para bens de pós-consumo que têm voltado suas ações para oferecer um destino correto aos resíduos sólidos gerados em suas operações, porém a forma que é feita a coleta seletiva precisa ser melhorada.

Downloads

Como Citar

da Costa, J. C. V., Nunes, R. V., de Assis, C. W. C., Fonseca, R. de C., & dos Santos, G. P. Análise de desempenho das ações de logística reversa aplicadas na Companhia Docas do Ceará (CDC) nos anos de 2010 a 2012. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/163

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos