Utilização do conceito de margem de contribuição para tomada de decisões em um ambiente de redução dos preços de venda: – um estudo de caso em uma empresa exportadora de ardósia

Autores

  • Bruno Flávio Machado de Araújo

Palavras-chave:

Margem de contribuição

Resumo

Este artigo tem por finalidade demonstrar de que modo o conceito de margem de contribuição foi utilizado por uma indústria exportadora de ardósia na definição de suas estratégias, face um cenário de redução dos preços de venda de seus produtos, decorrente da desvalorização do dólar norte-americano frente ao real. A pesquisa se deu através de um estudo de caso realizado em uma empresa que se posiciona como uma das principais exportadoras brasileiras de ardósia. O artigo foi dividido em três partes, sendo a primeira parte destinada a revisão da literatura acerca da produção da ardósia brasileira e dos métodos de custeio usualmente utilizados no Brasil. A segunda parte destinou-se a mostrar de que forma o conceito de margem de contribuição foi utilizado pela empresa objeto do estudo de caso na definição de suas estratégias. Por fim, através da terceira parte, a qual teve por finalidade apresentar as conclusões do estudo, pode-se verificar que o conceito de margem de contribuição constituiu-se como um fator decisivo na tomada de decisões estratégicas quanto à melhor forma de enfrentar um cenário de queda dos preços de venda dos produtos.

Downloads

Como Citar

de Araújo, B. F. M. Utilização do conceito de margem de contribuição para tomada de decisões em um ambiente de redução dos preços de venda: – um estudo de caso em uma empresa exportadora de ardósia. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1633

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos