FMEA: análise do efeito e modo de falha em serviços – uma metodologia de prevenção na melhoria dos serviços contábeis

Autores

  • Lorena de Andrade Pinho
  • SÔNIA MARIA DA SILVA GOMES
  • Wandré de Andrade Pinho
  • TÂNIA CRISTINA AZEVEDO

Palavras-chave:

FMEA

Resumo

Este artigo mostra como, a partir dos conceitos da metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), é desenvolvida uma ferramenta de prevenção, adequada para prevenir a ocorrência de falhas durante a produção dos serviços das empresas contábeis. Na busca de alcançar o propósito deste estudo desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica, uma vez que apresenta as sete etapas da aplicação da FMEA no processo de elaboração da folha de pagamento, assim como a análise do tipo e efeito de falhas que podem ocorrer durante a execução deste processo. Assim, é possível concluir que esta metodologia pode ser aplicada não só para identificar as falhas do processo de prestação do serviço das empresas contábeis, mas sobretudo, como uma ferramenta de prevenção de falhas, facilitando a solução de problemas e contribuindo para um valor agregado aos clientes, além de possuir um baixo custo para aplicação e facilidade de adaptação a diversos segmentos.

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Como Citar

Pinho, L. de A., GOMES, S. M. D. S., Pinho, W. de A., & AZEVEDO, T. C. FMEA: análise do efeito e modo de falha em serviços – uma metodologia de prevenção na melhoria dos serviços contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1646

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços